Bolinha de Gude

      11 comentários em Bolinha de Gude
Não poderia faltar uma das brincadeiras mais tradicionais dos anos 80 e 90: as bolinhas de gude. Quais jogos vocês gostavam de fazer?
Fabricação:
A bola de gude tradicional é feita a partir de sucata de vidro (restos de lâmpada, garrafas, embalagens etc), que é lavada e triturada. Esse material é derretido a uma temperatura de cerca de 1.200 ºC e despejado em pequenas quantidades (gotas) em canos cortados no meio pelo comprimento. Os canos sofrem vibrações e o vidro derretido escorre para cima e para baixo tomando o formato esférico a medida que a massa esfria. Os modelos com detalhes internos (os “olhos de gato”) são feitos adicionando uma gota pequena de vidro colorido dentro das gotas de vidro derretido.
Compartilhe!

11 thoughts on “Bolinha de Gude

  1. Filipe MacLeod

    nooosssa joguei horrores … até meu pai de mais de 40 jogava com a turma… era muito legal… jogava a vera, era muito bom!!!!

    Reply
  2. CardosoDenis

    Noossa! Eu colecionava! adorava, mas acho que na vida inteira nunca brinquei com elas, so gostava de ter haha achava elas bonitas..

    Reply
  3. hapha Antoniolli

    Sempre gostei mais das brincadeiras de meninos e bolinha de gude a amava, sempre que jovaga a vera eu tb perdia tudo e depois ia chorando pro meu irmão mais velho me dar mais bolinhas pra jogar. Detalhe ele so me dava as mais feinhas as quebradinhas e aranhadas e eu catava as olho de gato ele virava uma fera….kkkkk Boas lembranças

    Reply
  4. Dudu Lima - Maverick V8®

    Eu gostava de colecionar e jogar na brinca! Mas os mais espertinhas gostavam de jogar na vera! Quando eu inventava de jogar na vera, perdia todas as minhas "bilocas"…

    🙁

    Reply
  5. Alê do Escrivaninha

    Olho de gato, nossa eu tinha centenas delas, boas recordações. Valeu até aproxima. Aguardo vocÊs no Escrivaninha. Até mais.

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.