Grandes lojas que fecharam as portas nos anos 80 e 90

      1 comentário em Grandes lojas que fecharam as portas nos anos 80 e 90

Para matarmos as saudades, fizemos um post especial com as grandes lojas que, infelizmente, fecharam as portas nos anos 80 e 90 e deixaram muitas saudades por ai, como a Mesbla, Arapuã, Sears, Mappin, Jumbo Eletro, Ultralar & Lazer e Lojas Brasileiras. Qual você costumava ir?

Mesbla: 

A loja de departamentos foi fundada em 1912, no Rio de Janeiro, por Louis La Saigne, como uma filial da empresa francesa Mestre & Blatgé. Apenas em 1939, as lojas mudaram seu nome para Mesbla, por causa da Segunda Guerra Mundial. Na rede, era possível encontrar quase tudo e o auge foi nos anos 80 com lojas espalhadas por todo o Brasil. Em 1999, a empresa fechou as portas.

Relembre o comercial antigo da Mesbla:

Arapuã

Foi  uma rede de lojas de varejo que teve origem em São Paulo, em 1957, e conquistou vários estados do Brasil. Teve sua origem na cidade de Lins, no interior de São Paulo, quando seu fundador Jorge Wilson Simeira Jacob (ainda menor de idade) herdou de seu pai a loja de tecidos Nossa Senhora Aparecida. Junto com os tecidos, decidiu diversificar e incluiu a comercialização de liquidificadores da marca Wallita. Anos depois, deixou de vender tecidos e se especializou em eletrodomésticos. A loja foi uma das maiores varejistas do país durante a década de 1990, quando rivalizou com as Casas Bahia e o Ponto Frio. Atualmente, comercializa roupas de baixo custo na periferia de São Paulo.

Relembre o comercial antigo da Arapuã:

Sears

Moda feminina, eletrodomésticos, móveis e outros produtos para casa. Durante décadas, a Sears era o endereço certo para quem precisava fazer compras. Referência em lojas de departamentos no Brasil e no mundo, a empresa americana chegou ao País em 1949 e revolucionou o mercado varejista de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde reinavam Mappin e Mesbla. Seu slogan impactante, “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” e sua ampla gama de produtos fizeram da empresa líder no mercado nacional até o início da década de 1980.

Mappin

Quem viveu as décadas e 1980 e 1990 vai se lembrar do Mappin, a rede de lojas de departamento que marcou a história no Brasil, mas que encerrou suas atividades em 1999.  Como uma loja de luxo, a princípio, o Mappin chegou ao Brasil em 1913. Foi pioneiro no comércio varejista brasileiro de grande escala. Posteriormente, a rede adotou um modelo mais acessível. Seu símbolo era o prédio na Praça Ramos de Azevedo, centro da capital paulista, onde atualmente funciona uma unidade das Casas Bahia.

Relembre o comercial antigo do Mappin:

Jumbo Eletro: 

Em 1976, o Grupo Pão de Açúcar comprou a Eletroradiobraz e mudou os nomes dos Hipermercados para Jumbo Eletro. Esse nome foi mantido até o ano de 1993, quando o Grupo decidiu mudar para Extra, dando fim ao Jumbo Eletro. Ao longo dos anos, o Jumbo Eletro esteve presente na vida dos brasileiros e lançou diversos comerciais de tv e seus famosos crediários.

Relembre comerciais antigos do Jumbo Eletro:

Ultralar & Lazer

Lojas Brasileiras:

Doces lembranças da querida rede paulista que ficou conhecida como Lobrás. A loja de departamentos e variedades era concorrente direta das Lojas Americanas. Chegou a ter 63 lojas espalhadas por 20 estados brasileiros, mas fechou as portas em 1999.

Relembre o comercial antigo das Lojas Brasileiras:

Compartilhe!

1 thought on “Grandes lojas que fecharam as portas nos anos 80 e 90

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.