Bolinhas de gude

      1 comentário em Bolinhas de gude

Difícil encontrar uma criança ou um adolescente dos anos 80 e 90 que nunca viu ou brincou com bolinhas de gude! Eu adorava os jogos e você? Qual era o seu favorito?

Por que as bolinhas de gude tem esse nome?

O jogo com as bolinhas de vidro já era praticado desde os tempos da Roma Antiga. Por volta do Século XVI, ele começou a se tornar mais popular na Europa, recebendo, inclusive, citações em poesias e peças de teatros, além de ter sido retratado em pinturas.

O nome do jogo surgiu quando ele chegou à região do Minho, em Portugal. Lá, desde antes da prática das bolinhas, havia pedras redondas e lisas que se chamavam “godes”. Nessas naturais alterações da língua com o tempo, “godes” se tornou “gudes”. Pela semelhança com as “gudes”, as bolinhas de vidro passaram a ser “bolinhas de gude”.

Os portugueses trouxeram o jogo para o Brasil já com o nome de “bolinhas de gude” e assim ficou. Isso não impediu, naturalmente, que a “modalidade” ganhasse tantos outros nomes país afora, de “bilosca” a “cabiçulinha”, passando por “ximbre” e “berlinde”.

Fonte: Guia dos Curiosos

Compartilhe!

1 thought on “Bolinhas de gude

  1. Donetzka

    Ótima pesquisa,amiga Verena. Como lembro das bolas de gude!

    Tem post novo no meu blog hoje,dia 11 para comentar e responder,ok?

    Obrigada pela visita.

    Beijos sabor carinho e uma noite de quarta de paz

    Donetzka

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.