Havaianas

      1 comentário em Havaianas

E nós nem imaginávamos o sucesso que as Havaianas fariam! Você se lembra da sua primeira Havaianas?

Conheça a história das Havaianas, os chinelos mais queridos do Brasil: 

Criada em junho de 1962 pela empresa Alpargatas São Paulo, as Havaianas eram produzidas, inicialmente, em apenas duas cores – base branca e tiras azuis. Devido a sua comodidade, durabilidade e ótimo preço, os brasileiros das classes trabalhadoras se apaixonaram pelos primeiros modelos do chinelo. Nascia aí o calçado do povo.

Anos depois, as Havaianas mudaram de cor por conta de um erro técnico em um lote. Ao invés da tradicional cor azul, os chinelos saíram verde dasmáquinas! O que era para ser um desastre se tornou um imenso sucesso e marcou uma nova era para a marca. A nova cor foi tão bem recebida pelo público que a Alpargatas começou a produzir os mesmos chinelos com tiras em outras cores, como verde, amarelo, rosa, vermelho e preto.

Em 1980, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares por ano. Nesta década, ainda com quatro cores do modelo original, as Havaianas tornavam-se cada vez mais populares. Durante quase trinta anos o consumidor das tradicionais sandálias, vendidas com mais frequência em mercados de bairros, se restringia a uma classe menos favorecida.

A partir dos anos de 1990, Havaianas não parou mais de inventar moda. Foram criadas novas estampas, cores e modelos – como Havaianas Baby e Havaianas Surf.

Entretanto, a grande revolução aconteceu em 1994 com o lançamento das Havaianas TOP, com cores fortes, ligeiramente mais altas no calcanhar do que o modelo original, borracha mais macia e o nome gravado em relevo.

O modelo, inicialmente disponível em mais de 15 cores, foi posicionado no mercado como um produto mais caro do que as tradicionais. Impulsionada por maciços investimentos em campanhas publicitárias protagonizadas por artistas e celebridades, transformou-se em objeto de desejo.

Em 1999, a marca continuou se espalhando pelo mundo. As sandálias começaram a ser distribuídas oficialmente na Espanha, Portugal, Itália, França, Inglaterra, Estados Unidos, República Dominicana e Japão e o sucesso tomou conta do mundo até os dias de hoje. Para se ter uma ideia, atualmente, é vendida na Alemanha por R$ 170,00.

Fonte: Mundo das Marcas.

Relembre as propagandas antigas das Havaianas: 

Relembre os comerciais antigos das Havaianas:

Compartilhe!

1 thought on “Havaianas

  1. silvioafonso

    Eu tinha 17 anos quando calcei as minhas.
    Vesti uma calça branca colada nas pernas
    (que a polícia proibia) e uma camisa (vinho)
    com gola canoa, que homem nenhum tinha
    coragem de vestir sem que fosse taxado de
    “bixa”.
    Nos pés um par de sandálias japonesas, como
    chamávamos. Claro, não me deixaram entrar
    no cinema. Os que me conheciam sabiam
    que eu não era gay, mas os hippies, na época
    gostavam de chocar a sociedade e eu, claro, não
    fugia às regras.
    Karoline, um beijo.

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.