Desenho Barbapapa

      Nenhum comentário em Desenho Barbapapa

Criado pela arquiteta francesa Annette Tison e pelo professor americano Talus Taylor, “Barbapapa” é um dos desenhos mais lembrados da década de 1970 e do início dos anos 80. Você assistia?

O nome “Barbapapa” veio de “Barbe à Papa”, que é como os franceses chamam o algodão doce. Pacífica, gentil, de bons sentimentos e amante da natureza. Assim era a família Barbapapa. O sucesso foi tanto que os personagens logo apareceram em livros, discos, brinquedos, álbuns também.

A família era composta pelo pai Barbapapa (rosa), mãe Barbamama (preta) e filhos Barbatinta (preto e peludo, era artista), Barbaclic (azul, cientista), Barbazoo (amarelo, amigo dos animais), Barbalala (verde, cantora), Barbacuca (laranja, intelectual), Barbabela (lilás, vaidosa) e Barbaploc (vermelho, esportista). Os Barbapapas tinham a capacidade de moldar seu corpo e parecer com qualquer objeto ou animal que quisessem.

No Brasil, o desenho passou a ser exibido em 1977, no Globo Cor Especial, da Rede Globo. Como o debate sobre a diversidade ainda não era algo difundido naquela época, os Barbapapas se tornaram um verdadeiro exemplo para a criançada. Cada personagem podia explorar diferentes habilidades e suas cores não faziam distinção de gênero. O sucesso dos Barbapapas no Brasil durou até meados dos anos 1980. Na Europa eles são populares até hoje.

Para quem quer matar as saudades do clássico, no dia 6 de fevereiro de 2021, o canal Nick Jr estreiou o desenho Barbapapa em versão renovada. Já assistiu?

Brinquedos Família Barbapapa: 

Capa disco Barbapapa: 

Álbum de figurinhas Barbapapa:

Lata farinha láctea Barbapapa: 

Relembre a abertura antiga do desenho Barbapapa:

Compartilhe!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.