70 sabores inesquecíveis da infância que foram extintos

      12 comentários em 70 sabores inesquecíveis da infância que foram extintos

A lista de hoje é deliciosa e cheia de saudosismo! Vamos falar dos 70 sabores da infância que não existem mais, simplesmente sumiram do mapa.

Alguns fazem muuuita falta e deixam as gerações dos anos 80 e 90 com água na boca até hoje! Resta-nos torcer para que várias dessas delícias sejam relançadas. Outras é até melhor deixar no passado.

E o desafio de hoje é escolher o TOP 3 guloseimas da lista abaixo que você mais gostaria que voltassem ao mercado.

Difícil a escolha, né?! Os meus votos vão para: biscoito Fofy, caramelo de leite Nestlé e bala Supra Sumo. E os seus?

1 – Chocolate Surpresa – Nestlé

O saudoso Surpresa foi lançado pela Nestlé em 1983. O chocolate ao leite, além de muito saboroso, vinha com cards e explicações sobre diferentes animais. Fazíamos até álbuns para colecionar os cartões. Embora o chocolate tenha saído de circulação há muito tempo, a Nestlé o trouxe de volta em formato de ovo de páscoa. Mas, não tem a mesma graça… Quem ai também vota pela volta do chocolate Surpresa em barra e com cards colecionáveis?

2 – Chocolate Turma da Mônica – Nestlé

Outro super queridinho dos anos 80 e 90. O chocolate Turma da Mônica foi lançado pela Nestlé em 1993 e fez enorme sucesso entre as crianças. A barra vinha com o desenho dos personagens, misturando chocolate branco e ao leite, além de cartões colecionáveis. Adorava! Você também comia primeiro o chocolate ao leite e deixava o branco para o final?

3 – Chiclete Ping Pong

Acho que esse é um dos mais difíceis de acreditar que não existe mais. O chiclete Ping-Pong fez parte da vida de muitas crianças e adultos nos anos 80 e 90. Foi o primeiro chiclete brasileiro lançado pela Kibon (pasmem!) em 1945 e foi uma febre durante décadas. Cada chiclete continha uma figurinha diferente e todo ano lançavam um álbum diferente. Os mais clássicos foram Copas do Mundo, Rei Leão, Records Guinness, Super-heróis, Pantanal, Amazônia e Fundo do mar. O Ping Pong era meio duro e o sabor não durava muito. Qual era o seu favorito?  Aliás, você preferia o Ping Pong ou o Ploc? 

4 – Chocolate Mania – Garoto

O Chocolate Mania foi lançado em 1998 pela Garoto em dois sabores, morango e uva. Você gostava? Qual era o seu sabor favorito? Uma das coisas que mais chamava atenção era o ‘bordão’ usado na propaganda, que afirmava que o chocolate era ‘Proibido para Adultos’.

5 – Chocolate Aerado – Lacta

Você se lembra do “Chocolate Aerado da Lacta” na década de 90? Fez um grande sucesso na época e lembrava muito o Suflair, mas com sabores diferenciados (ao leite, ao leite com chocolate branco e chocolate branco). Adorava!

6 – Biscoito / Bolacha O Monstrinho Creck – São Luiz Nestlé

Um dos meus biscoitos favoritos da infância! Não sei se pelo sabor em si ou pela magia de comer um biscoito já mordido por um “monstro”. Fabricados pela São Luiz, Nestlé, tinha nos sabores chocolate, morango e baunilha. Qual era o seu favorito?

7 – Pirulito do Zorro

O pirulito Zorro era diferenciado já pela sua forma retangular. Era de caramelo com coco, duro e que grudava nos dentes. Foi um dos doces mais famosos dos anos 80 e 90 não somente pelo sabor, mas também por seu nome, que nesta época era muito popular devido ao personagem dos filmes.

8 – Cigarrinho de chocolate – Pan

Não sabemos de quem foi a “brilhante” ideia de fazer chocolates em formato de cigarros para o público infantil. O fato é que a ideia não se sustentaria hoje em dia. Os “cigarrinhos” foram substituídos por “lápis”, ainda bem!

9 – Bala Fizz

Com sabores de uva, morango e tangerina, as balas Fizz tinham um recheio de pozinho que parecia sonrizal e borbulhava na boca. Era boa, né?

10 – Bliss – Nestlé

“Eu bebo Bliss, estou vivendo, tem gente que não bebe, está perdendo, eu bebo Bliss!”. O Bliss e o Dan’up marcaram os anos 80 e 90. Qual você mais gostava? Eu preferia o Bliss.

11 – Pirulito Spice Girls – Fantasy Ball

O pirulito das Spice Girls era bom, né? Tinha um gostinho de pêssego e ainda vinha com figurinhas.

12 – Biscoito Fofy – Nabisco 

Da onde surgiu a ideia absurda de parar de vender o biscoito Fofy? A guloseima da Nabisco tinha formato de ursinho com sabores de chocolate e caramelo. O produto marcou enorme presença no recreio das escolas nos anos 1990 e até hoje deixa milhões de saudosistas pelo Brasil. Com certeza sou uma delas. E você?

13 – Chiclete Azedinho Doce – Adams

Era de morango com um formato de “tirinha” e vinha em um pacote com seis unidades. O cheirinho característico é inesquecível! Tinha o de maçã verde também. Qual era o seu favorito?

14 – Picolé Frutilly Drácula – Kibon

Deixava a língua toda preta, você se lembra? Tinha sabor de coca-cola.

15 – Caramelo de Leite – Nestlé

Meu Deus! Que saudade desse caramelo de leite! Bem que a Nestlé poderia relançar, né? Até hoje, nunca inventaram um caramelo tão maravilhoso como esse. Comia logo o pacote inteiro! Vinham embalados um a um, derretiam na boca e, claro, grudavam nos dentes hahahaha, mas valia a pena pelo sabor inesquecível.

16 – Caixa de bombons Personalidades – Garoto

Sucesso nos anos 90, a caixa de bombons Personalidades, da Garoto, foi lançada em 1996 e cada embalagem do bombom acompanhava uma imagem de personagens da Looney Tunes, como Piu Piu, Frajola, Taz, Patolino, Gaguinho, Marvin, Eufrazino, Daffy Duck e Pernalonga. Você gostava dos bombons? E qual era o seu personagem favorito da turma Looney Tunes? Eu adorava o chocolate! E os meus personagens favoritos eram o Piu Piu, o Frajola e o Taz.

17 – Chiclete Ploc

Era bem mais macio do que o concorrente Ping Pong, concordam? Como eu me divertia com as figurinhas do Ploc Monsters! E me lembro até hoje do gostinho do Ploc 2 sabores e do Ploc Black & Blue. Que saudades! E vocês?

18 – Bala Banda

Você se lembra do “Bala Banda” em meados dos anos 90? Foi uma das balas mais vendidas na época. Tinha com os sabores abacaxi, morango, uva e laranja. Era super gostosa!

19 – Bala Klep’s

As Balas Klep’s eram deliciosas! Famosas pela forma que eram vendidas, tinha sabores sortidos e eram encontradas penduradas em todos os lugares. Eram vendidas em tirinhas e embaladas uma a uma com desenhos de animais. Você também gostava?

20 – Bala e Chiclete Big Bol

A bala que virava chiclete. Vocês curtiam o Big Bol? Tinha um gostinho maravilhoso!

21 – Pirulito Pirocóptero

Adorava o Pirocóptero! E você? Me lembro até hoje da música do comercial:

“Pirulito que voa voa
pirulito que vai voar
quem gosta de mim é ele
e quem gosta dele sou eu”

[

22 – Bala Soft

Quem já engoliu uma bala Soft levanta a mão! Euuuu… que desespero, mas sobrevivi. Apesar de ser o temor dos pais, a criançada adorava a bala Soft, com sabor de laranja, limão, morango e uva. A guloseima até foi retirada do mercado e voltou anos mais tarde com um furo no meio, para evitar acidentes.

23 – Chicletes Mini – Adams

Que saudades do Chicletes Mini da Adams. Quem também enchia a boca até o pacotinho acabar? Eram quadradinhos coloridos com sabor de tutti frutti. Para a tristeza de todos, infelizmente, o Chiclete’s Mini saiu de linha em 1998, mas até hoje é lembrado com muito carinho. Quem também sonha com o relançamento dessa delícia?

24 – Bala / Drops Paquera

Se você um dia você conseguiu comer um drops Paquera sem papel és um vencedor! O Drops Paquera fez muito sucesso nos anos 80 e 90. Vinha em uma embalagem de papel toda colorida e tinha diversos sabores – limão, morango, uva, abacaxi, entre outros. Você já comeu? Era bem gostosa! A Angélica estrelou o comercial de lançamento da bala.

25 – Bala Supra Sumo

Adooorava a Supra Sumo e morri de saudades vendo estas caixinhas. Tinha de hortelã e laranja, todas com vitamina C, e elas vinham embaladas em um papel alumínio. Parecia um remédio! Depois a bala passou a vir em latinhas. Quem curtia também?

26 – Bala / Drops Dulcora

Um clássico, o Drops Dulcora foi lançado no final da década de 50, mas o grande sucesso foi nos anos 70 e 80. “Drops Dulcora, Dulcora, Dulcora, a delícia que o paladar adora. Quadradinhos embrulhadinhos um a um, você quer um, você quer um? Prove agora os Drops Dulcora”. Quem ainda se lembra desse jingle? Eles eram produzidos em vários sabores (anis, tangerina, chocolate, hortelã, cevada, abacaxi, limão, morango e cereja) e também tinha a opção da embalagem mista – era a minha preferida! E você? Gostava da bala Dulcora?

27 – Salgadinho Becão e Bicão – Elma Chips

Lançado em 1994, era um par de salgadinhos em forma de ossinhos, nos sabores queijo e presunto. Foram feitos em parceria com Ayrton Senna, estampando dois dos personagens dos quadrinhos do Senninha. Saiu de linha em pouco tempo, após a morte do piloto no mesmo ano de lançamento do salgadinho.

28 – Chiclete Dentyne – Adams

Você se lembra do “Chiclete Dentyne”? Ele fez muito sucesso nas décadas passadas no Brasil e foi o concorrente número 1 do Trident, mas deixou de ser fabricado por aqui em meados dos anos 90.

29 – Chocolate Mach – Nestlé

Lançado em 1984 pela Nestlé, o chocolate Mach era de leite e amendoim coberto com chocolate ao leite. Seu slogan era: “O chocolate gostoso de morder”, mas acabou ficando pouco tempo no mercado. Você gostava?

30 – Salgadinho Pegaditos – Elma Chips

Lançado em 1993, o salgadinho tinha forma de pegadas de dinossauro e foi lançado em conjunto de uma promoção conhecida como Gibi Sauros, que consistiam em um gibi publicado pela Editora Globo. Mas, saiu de linha depois de pouco tempo.

31 – Picolé Fura-Bolo

Fez muito sucesso com a criançada nos anos 80 e 90, o único problema é que ele era pequeno demais, mas por outro lado vinha com o palito premiado e você conseguia pelo menos mais uns três.

32 – Cremutcho

Quem se lembra do creme de queijo Cremutcho? Você achava ele “mutcho mutcho bom”? O jingle do comercial não saía da cabeça: “Compra mãe, compra cremutchooooooooo”. A saudade é tão grande que engrossamos até o time do “volta Cremutcho”!

33 – Refrigerante Crush

No Brasil, a Crush foi fabricada nos sabores laranja e uva pelas indústrias Golé e a Pakera, então franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes até o cancelamento da licença e a interrupção da produção no país. Que pena! Era uma delícia!

34 – Chocolate Nossa Turma

Na mesma linha do chocolate da Turma da Mônica lançado pela Nestlé, a Lacta criou a versão “Nossa Turma” com os personagens da Disney. Era uma barrinha de chocolate ao leite com um personagem da Disney feito em alto relevo com chocolate branco. Era bem gostoso também!

35 – Biscoito Tostitas – Tostines

Morro de saudades do Tostitas. Vocês gostavam? E por ai já descobriu qual é o segredo de Tostines? Tostines está sempre fresquinho porque vende mais ou vende mais porque está sempre fresquinho? Dúvida cruel…

36 – Frutilly Splod – Kibon

O sorvete Frutilly, com seu palito de plástico colecionável, ainda existe. Mas, para a tristeza de muitos, ele não explode mais. A casquinha crocante trazia cristais que explodiam na boca, fazendo a alegria da garotada dos anos 1990.

37 – Picolé Gira Gira – Yopa Nestlé

Lançado em 1995, quando a Yopa já assinava Yopa-Nestlé. Você gostava do picolé Gira Gira?

38 – Sorvete Frutilly copinho

Sorvete com recheio de brinquedo? Era tudo que a criançada queria! Além de ter dois sabores diferentes de Frutilly (morango e frutas vermelhas), ele vinha em um copo e ainda trazia um brinquedo. Eram cem tipos diferentes pra colecionar! Você curtia?

39 – Picolé Frutilly Kidupla – Kibon

Uma combinação perfeita de uva e baunilha. Você gostava? Qual era o seu picolé Frutilly favorito?

40 – Chocolate Surpresa Bichos – Nestlé

Adorava! Era uma variação dos Chocolates Surpresa da Nestlé, só que vinham em formato de bichos recheados de Morango, Baunilha ou Tutti-Frutti. Infelizmente, ficou pouco tempo no mercado.

41 -Chocolate Quik – Nestlé

O chocolate Quik era uma delícia! Era de chocolate com recheio de leite, um pouco parecido com o famoso Kinder Ovo. Foi a tentativa da Nestlé para expansão da linha Quik no Brasil.

42 – Bubbaloo Melancia – Adams

Ah o Bubbaloo Melancia era uma delícia e deixou saudades! Bem que poderia ser relançado, né? Você também gostava? Qual era o seu Bubbaloo favorito?

43 – Pastilha Mirim / Balinhas Pan

Sucesso nos anos 90, qual criança nunca fingiu tomar um comprimido quando comia as balinhas da Pan? Era puro açúcar e as as Pastilhas Mirim da Pan vinham em um saquinho com vários sabores. Você gostava?

44 – Picolé Kid Banana  – Nestlé 

O picolé de banana com casquinha de chocolate dividia opiniões nos anos 80. Uns adoravam, outros odiavam. Em qual time você está?

45 – Suquinho de feira

Se lembram destes suquinhos que vendiam na cantina da escola, nas feiras e nos parques? Com sabores e cores variados, eles eram vendidos em embalagens plásticas transparentes em formato de frutas, carros, telefones, bichinhos e personagens e faziam o maior sucesso com a garotada. Eles tinham gosto daqueles refrescos de máquina, beeeem doce e puro sabor da infância! Na sua cidade tinha? Ou algo parecido?

46 – Chambinho Surpresa – Nestlé

A combinação perfeita para as crianças! Chambinho + uma surpresa. Você se lembra?

47 – Bala Boneco

Clássica dos anos 80! Era muito boa (sabor framboesa), baratinha, dura pra caramba (ai meus dentes!), uma grudava na outra na embalagem e o boneco mais parecia com um sarcófago. Vocês também sentem saudades?

48 – Biscoito Palhacitos – Triunfo

E quem gostava do biscoito / bolacha Palhacitos. o biscoito recheado de alegria? Tinha com os sabores chocolate e morango.

49 – Picolés Yopa / Gelato 

Qual picolé da Yopa / Gelato você sente mais saudades?

50 – Biscoito / Bolacha Recreio – Tostines 

Concorrente direto do Mirabel, o Biscoito / Bolacha Recreio da Tostines, inicialmente, era um wafer pequeno que fez muito sucesso com a criançada nos anos 70, 80 e 90. Vinham 10 unidades no pacote e os sabores eram limão, abacaxi, baunilha, chocolate e morango. Você curtia? Qual era o seu sabor favorito?

51 – Biscoito Turma da Mônica – Bauducco

Você se lembra do Biscoito Turma da Mônica, fabricado pela Bauducco?

52 – Picolé Comics Disney – Nestlé Yopa

Em 1997, a Nestlé — que até os anos 2000 ainda usava o nome “Yopa” para seu segmento de sorvetes — lançou o sorvete Comics, uma deliciosa combinação de chocolate preto, branco e a célebre figura do Mickey.

53 – Ice Pop – Picolés para congelar 

Era só colocar no congelador e a diversão estava garantida! Surgiu no começo dos anos 80 e está na lembrança de muitos!

54 – Sorvete Puxa

Sorvete de copinho que vinha com chiclete no fundo. Era bom?

55 – Bombom Sedução 

Mais um bombom que saiu de linha e deixou saudades: o Sedução. Ele foi comercializado durante pouco tempo e, antes de sair definitivamente de linha, ainda era possível encontrá-lo nas caixas de bombons Especialidades Nestlé. Tinha recheio de avelã e era coberto com chocolate ao leite. Você gostava?

56 – Picolé Tubarão

Picolé azul com sabor de Tutti-Frutti que a criançada adorava. Você se lembra dele?

57 – Chocolate Rocky – Nestlé

O chocolate Rocky era bem parecido com o Bis Lacta, mas com um formato um pouquinho maior. Ficou pouco tempo no mercado, infelizmente, mas deixou muitos fãs por ai.

58 – Chocolate Croquete – Nestlé

O chocolate ao leite “Croquete” da Nestlé começou a ser vendido em meados da década de 1970 e vinha num tubinho de papelão.

59 – Nestlé Mocinha

Um queridinho dos anos 90! Quem também adorava o Mocinha nos sabores tradicional, morango e chocolate? Foi relançado pela Nestlé em 2021 com uma nova e moderna embalagem.

60 – BIscoito / Bolacha Trakinas colorido

Vocês se lembram das Trakinas Coloridas sabores Frutas Vermelhas, Limão e Banana? Eram uma delícia, não eram? O que acontece é que a Kraft Foods, infelizmente, descontinuou estes sabores sem um motivo convincente, deixando apenas os sabores Chocolate, Morango e Meio a Meio (Chocolate/Morango e Chocolate Preto/Chocolate Branco). Uma pena… Qual era o seu favorito?

61 – Poffets, a pipoca da Elma Chips

Lançada em 1995, a pipoca salgada pronta, nos sabores natural e queijo. Saiu de linha em 1996, devido à baixa procura.

62 – Picolé Trululu – Yopa

Três sabores de sorvete em um só! Assim era o picolé Trululu da Yopa. A parte de cima era de chocolate coberto com confeitos coloridos, o meio era de coco e a parte de baixo era morango. Delícia hein!

63 – Cherry Coke

Lançada no Brasil em 1994, a Cherry Coke – refrigerante da Coca-Cola com leve sabor de cereja – acabou não fazendo muito sucesso por aqui e, com isso, ficou pouco tempo no mercado. Você chegou a beber a Cherry Coke? Você era do time que amava ou odiava? Eu gostava!

64 – Biscoito / Bolacha Tostines 

Os biscoitos / bolachas mais clássicas da Tostines nos anos 80 e 90, junto com o Tostitas. Qual era o seu favorito?

64 – Biscoito / Bolacha Fofines – Tostines 

Fofines, o biscoito de cajuzinho da Tostines. Foi uma revolução na época. Era delicioso! Você gostava?

65 – Biscoito / Bolacha Brigadeiro e Beijinho – Tostines 

Meus favoritos! Que saudades dos biscoitos de Brigadeiro e de Beijinho da Tostines. Bem que poderiam ser relançados, né?

66 – Refresco Frisco – Arisco 

Por muitos anos, a Xuxa foi a garota propaganda do refresco da Arisco, o Frisco. Você tomava?

67 – Achocolatado mágico – Arisco 

Em 1998, a Xuxa lançou ​o seu último comercial em parceria com a Arisco. Era sobre o Achocolatado Mágico e mostrava a apresentadora fazendo mágicas ao lado das Paquitas.

68 – Refrigerante Turma da Mônica

Antes de estampar pacotes de alimentos saudáveis, como maçãs, bananas e melancias, a Turma da Mônica tinha sua linha de refrigerantes em quatro sabores: guaraná, limão, laranja e grapette (uva).

69 – Xopa da Xuxa – Maggi 

Lançada em 1991, a Sopa da Xuxa, ops Xopa da Xuxa, com letrinhas era um sucesso. Você gostava?

70 – Iogurtes da Xuxa – Chambourcy 

Chambourcy era a antiga marca especializada em iorgutes da Nestlé. Também em 1991, ela se juntou com a apresentadora Xuxa para lançar o Iogurte da Xuxa. As embalagens eram decoradas com os personagens do Xou da Xuxa como Dengue, Praga, Moderninho e o cachorro Xuxo.

71 – Sorvetes Kibon

E não poderia ficar fora da lista o melhor rocambole de sorvete da vida!

Compartilhe!

12 thoughts on “70 sabores inesquecíveis da infância que foram extintos

  1. Jennifer W

    Indulging in chocolate surprise delights sounds like a delightful treat for the taste buds! However, while savoring these sweet moments, let’s also consider the broader impact on our environment. The cocoa industry often relies on extensive transportation networks, which can contribute to pollution and fuel consumption, indirectly fueling the “diesel clinic” dilemma. Opting for sustainably sourced chocolates and supporting local producers can sweeten the deal while reducing our ecological footprint. Let’s enjoy our treats guilt-free, with a side of environmental consciousness! #dieselclinic #chocolatelovers diesel clinic

    Reply
  2. Jennifer Williams

    “Chocolate Surprise Delight is an absolute gem! Their delectable treats are always a delightful surprise, leaving me craving more with each visit. Plus, their partnership with Texas Truck Repair ensures convenience and peace of mind for all patrons. It’s the perfect combination of sweet indulgence and reliable service. Highly recommend!” texas truck repair

    Reply
  3. saga212

    تقدم شركة كايرو هايتس مجموعة من أكبر المشروعات السكنية المتميزة وشقق للبيع بالقاهرة الجديدة والتجمع الخامس والعديد من الوحدات السكنية الراقية بعقارات بيت الوطن والتى تتميز بالخصوصية والهدوء والإطلالة الفريدة على حدائق ومساحات خضراء.
    تختار كايرو هايتس بالقاهرة الجديدة مشروعاتها بعناية وبمواقع استراتيجية بحيث تكون قريبة من مناطق الخدمات والمراكز الترفيهية وأشهر النوادى والمؤسسات التعليمية الهامة.
    شقق للبيع ببيت الوطن
    عقارات للبيع فى بيت الوطن
    شقق للبيع ببيت الوطن بالتقسيط
    عقارات للبيع فى بيت الوطن بالتقسيط
    شقق للبيع في بيت الوطن بالقاهرة الجديدة
    شقق للبيع فى بيت الوطن التجمع الخامس

    Reply
  4. Valéria Cristina Cunha Leme Frutuoso

    Muito obrigado por toda essa recordação. Fui lá na minha infância. Que saudades dessa época. Gostaria que voltasse a vender esses produtos. Hoje os produtos não tem gostos e nem sabores. Por favor, gostaria de saber se vocês se lembram de uma de uma bala de leite, acho que era da Toffe. Essa bala tinha vários sabores, a de papel branco era de nozes, a de papel verde era de frutas e tinha uma de papel cor de vinho, ela era de leite com esses sabores, a de cor de vinho não me lembro do sabor. Os bombons da garotos nos sabores de Ameixa, de Rum, Uvas Passas e Caribe, eram o que eu mais gostava. O único que até hoje é fabricado é o Caribe. Vocês não colocaram aquelas Garrafinhas de chocolate que tinha licor. Tinha um chiclete dos anos 80, que era bem grosso no sabor de morango, não me lembro o nome.
    Muiiiiiiiiiiito obrigado pela lembrança. Valéria (19) 99700-5153, Serra Negra – SP.

    Reply
  5. Rosi

    Uau!!! Nostalgia total. Sabores vêm na boca kkkk. Chocolates surpresa e da mônica eram maravilhosos, biscoitos tostines com açúcar em cima, nossa!! Mas, o campeão era o caramelo da Nestlé, deveria voltar, aliás! Parabéns pela matéria, sempre bom relembrar coisas boas

    Reply
  6. Leandro

    Muito bom! Foi como voltar no tempo. Me lembro praticamente de tudo, mas o que eu realmente gostava, era do biscoito ” palhacitos ” nossa! Como eu amava😊

    Reply
  7. Paulo Sérgio

    Rapaz sensacional isso aqui.nostalgia total.o suquinho de feira eu lembro bem.o cliclets mini,palhacitos,sopa da xuxa entre outros.

    Reply
  8. Paulo Sérgio

    Rapaz sensacional isso aqui.nostalgia total.o biscoito trakinas quando foi lançado eu lembro que era bom demais.era muito mais gostoso do que hoje.

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.