Você sabia que o refrigerante ainda é a principal bebida não alcoólica do Brasil? De acordo com a consultoria internacional Euromonitor, o brasileiro consome atualmente, em média, 14 latas de refrigerante por mês. E pesquisa da Universidade Harvard, nos EUA, revelou que os brasileiros estão entre os 10 maiores consumidores de refrigerantes do mundo.
Nos anos 80 e 90, o refrigerante era um clássico nos almoços de domingo e nas festinhas. E as garrafas foram só aumentando… Você consumia/consome mais refrigerante antigamente ou hoje em dia?
Confira a lista exclusiva que elaboramos com os 20 refrigerantes dos anos 80 e 90 que sumiram do mapa. Qual você tem mais saudades? Para mim, o 7Up e o Guaraná Brahma.
Refrigerante Gini
Vendida no Brasil entre as décadas de 70 e 90, Gini deixou muitas saudades! Sua coloração turva era inconfundível, assim como o sabor, ligeiramente parecido com o de uma soda limonada. Você gostava de Gini?
Refrigerante Fanta Limão
A Fanta Limão era uma delícia! Você gostava? Foi lançada pela Coca-Cola no Brasil em 1978, mas parou de ser fabricada em 1984, ano em que a Sprite, que já era vendida fora do Brasil, começou a ser fabricada por aqui.
Refrigerantes Crush Laranja e Crush Uva
No Brasil, a Crush foi fabricada nos sabores laranja e uva pelas indústrias Golé e a Pakera, então franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes até o cancelamento da licença e a interrupção da produção. A Crush de laranja era uma alternativa à Fanta nos anos 70, com um sabor bem mais forte e uma coloração laranja-avermelhada. Com o tempo, a marca sumiu do mercado, mas foi revitalizada no Nordeste do Brasil, por uma subsidiária da Coca-Cola, que vende a Crush nos sabores caju e guaraná.
Refrigerante 7Up
O 7Up era o meu refrigerante favorito, como sinto saudades! E você? No Brasil, o refrigerante foi lançado em 1995, com campanhas publicitárias e patrocínios ao esporte, como o time Botafogo de Futebol e Regatas. No final de 1997, deixou de ser fabricado e distribuído no Brasil, em virtude da baixa receptividade. Uma grande pena. Mas, ainda faz muito sucesso em diversos países, sendo um dos refrigerantes mais consumidos do mundo.
Refrigerantes Brahma – Guaraná, Tônica, Laranja e Limão Brahma
Lançados em 1980, os refrigerantes Brahma foram ícones dos anos 80. A produção foi interrompida no início do século XXI, depois da fusão da Antarctica com a Brahma, formando a AmBev, já que os produtos similares da Antarctica tinham melhor aceitação. Uma pena, eu adorava o Limão Brahma.
Refrigerante Pop Laranja
Outro grande sucesso nas décadas de 80 e 90! Fabricada pela Antarctica, a Pop Laranja deixou de existir também na criação da AmBev. Nesse caso, perdeu espaço para o refrigerante de laranja da Brahma, a Sukita, que estava muito em alta no início dos anos 2000. Você se lembra do comercial do Tio Sukita? Pois é, foi um tremendo sucesso e alavancou as vendas.
Refrigerante Pop Cola
Aproveitando o sucesso do sabor de Laranja, o Pop Cola foi lançado em 1995, mas saiu do mercao junto dom o Pop Laranja.
Refrigerantes Mirinda Laranja e Mirinda Uva
Fabricadas pela Pepsi, foram muito populares nos anos 80, mas retiradas gradativamente do mercado até 1998, quando a AmBev resolveu apostar todas as suas fichas na Sukita. No entanto, ainda é comercializada em muitas partes do mundo. Você era do Time Crush Laranja, Pop Laranja ou Mirinda Laranja?
Refrigerantes Skol – Guaraná Skol, Soda Limonada Skol e Laranja Skol
Você sabia que esses foram os primeiros refrigerantes em lata vendidos no Brasil? A “revolução”, porém, ainda não foi tão prática, pois ainda era necessário usar um abridor de latas. Quando a Brahma adquiriu a Skol, o refrigerante foi modernizado e surgiram novos sabores, mas a fabricação foi interrompida em 1989. Você curtia?
Refrigerantes Fanta Maçã, Fanta Citrus, Fanta Morango e Fanta Laranja + Tangerina
Sou suspeita, pois adoro Fanta até hoje , mas a Fanta Maçã foi a melhor de todas! E para você? A Fanta Maçã foi lançada em 2002 e, infelizmente, saiu de linha em 2004. Uma pena ter durado tão pouco. A Fanta Citrus também não vingou e foi comercializada de 2002 a 2004. Depois ainda surgiram a Fanta Morango e a Fanta Laranja + Tangerina. Qual era a sua favorita?
Refrigerante Cherry Coke
Não curtia muito não, e você? A Cherry Coke foi lançada no verão de 1994. Era um refrigerante da marca Coca-Cola, mas com sabor de cereja. Ficou pouco tempo no mercado, já que não teve o sucesso esperado, apesar do grande barulho na sua estreia. O comercial era estrelado pelo jogador Edmundo que na época estava no auge de sua carreira.
Refrigerante Baré Guaraná, Baré Cola e Baré Tutti-frutti
Lançado na década de 60 em Manaus, é um dos refrigerantes mais consumidos no estado do Amazonas. Seu nome é inspirado na tribo de índios Barés, da região de Manaus. Em 1987, foram lançados os sabores de tutti-frutti e noz-de-cola, popularizando-se em todo o país. Atualmente, é comercializado na região da Amazônia e no Centro-oeste no sabor guaraná. As versões tutti-frutti e noz-de-cola foram descontinuadas.
Refrigerante Minuano Limão
Lançado em 1967, era um refrigerante de limão e foi o primeiro a ser vendido em garrafas de um litro! Foi distribuído em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul até 1980. Você curtia?
Relembre os 100 refrigerantes que mais fizeram sucesso no Brasil nos anos 80 e 90