20 refrigerantes dos anos 80 e 90 que sumiram do mapa

      3 comentários em 20 refrigerantes dos anos 80 e 90 que sumiram do mapa

Você sabia que o refrigerante ainda é a principal bebida não alcoólica do Brasil? De acordo com a consultoria internacional Euromonitor, o brasileiro consome atualmente, em média, 14 latas de refrigerante por mês. E pesquisa da Universidade Harvard, nos EUA, revelou que os brasileiros estão entre os 10 maiores consumidores de refrigerantes do mundo.

Nos anos 80 e 90, o refrigerante era um clássico nos almoços de domingo e nas festinhas. E as garrafas foram só aumentando… Você consumia/consome mais refrigerante antigamente ou hoje em dia?

Confira a lista exclusiva que elaboramos com os 20 refrigerantes dos anos 80 e 90 que sumiram do mapa. Qual você tem mais saudades? Para mim, o 7Up e o Guaraná Brahma.

Refrigerante Gini

Vendida no Brasil entre as décadas de 70 e 90, Gini deixou muitas saudades! Sua coloração turva era inconfundível, assim como o sabor, ligeiramente parecido com o de uma soda limonada. Você gostava de Gini?

Refrigerante Fanta Limão

A Fanta Limão era uma delícia! Você gostava? Foi lançada pela Coca-Cola no Brasil em 1978, mas parou de ser fabricada em 1984, ano em que a Sprite, que já era vendida fora do Brasil, começou a ser fabricada por aqui.

Refrigerantes Crush Laranja e Crush Uva 

No Brasil, a Crush foi fabricada nos sabores laranja e uva pelas indústrias Golé e a Pakera, então franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes até o cancelamento da licença e a interrupção da produção. A Crush de laranja era uma alternativa à Fanta nos anos 70, com um sabor bem mais forte e uma coloração laranja-avermelhada. Com o tempo, a marca sumiu do mercado, mas foi revitalizada no Nordeste do Brasil, por uma subsidiária da Coca-Cola, que vende a Crush nos sabores caju e guaraná.

Refrigerante 7Up

O 7Up era o meu refrigerante favorito, como sinto saudades! E você? No Brasil, o refrigerante foi lançado em 1995, com campanhas publicitárias e patrocínios ao esporte, como o time Botafogo de Futebol e Regatas. No final de 1997, deixou de ser fabricado e distribuído no Brasil, em virtude da baixa receptividade. Uma grande pena. Mas, ainda faz muito sucesso em diversos países, sendo um dos refrigerantes mais consumidos do mundo.

Refrigerantes Brahma – Guaraná, Tônica, Laranja e Limão Brahma

Lançados em 1980, os refrigerantes Brahma foram ícones dos anos 80. A produção foi interrompida no início do século XXI, depois da fusão da Antarctica com a Brahma, formando a AmBev, já que os produtos similares da Antarctica tinham melhor aceitação. Uma pena, eu adorava o Limão Brahma.

Refrigerante Pop Laranja

Outro grande sucesso nas décadas de 80 e 90! Fabricada pela Antarctica, a Pop Laranja deixou de existir também na criação da AmBev. Nesse caso, perdeu espaço para o refrigerante de laranja da Brahma, a Sukita, que estava muito em alta no início dos anos 2000. Você se lembra do comercial do Tio Sukita? Pois é, foi um tremendo sucesso e alavancou as vendas.

Refrigerante Pop Cola

Aproveitando o sucesso do sabor de Laranja, o Pop Cola foi lançado em 1995, mas saiu do mercao junto dom o Pop Laranja.

Refrigerantes Mirinda Laranja e Mirinda Uva 

Fabricadas pela Pepsi, foram muito populares nos anos 80, mas retiradas gradativamente do mercado até 1998, quando a AmBev resolveu apostar todas as suas fichas na Sukita. No entanto, ainda é comercializada em muitas partes do mundo. Você era do Time Crush Laranja, Pop Laranja ou Mirinda Laranja?

Refrigerantes Skol – Guaraná Skol, Soda Limonada Skol e Laranja Skol 

Você sabia que esses foram os primeiros refrigerantes em lata vendidos no Brasil? A “revolução”, porém, ainda não foi tão prática, pois ainda era necessário usar um abridor de latas. Quando a Brahma adquiriu a Skol, o refrigerante foi modernizado e surgiram novos sabores, mas a fabricação foi interrompida em 1989. Você curtia?

Refrigerantes Fanta Maçã, Fanta Citrus, Fanta Morango e Fanta Laranja + Tangerina

Sou suspeita, pois adoro Fanta até hoje , mas a Fanta Maçã foi a melhor de todas! E para você? A Fanta Maçã foi lançada em 2002 e, infelizmente, saiu de linha em 2004. Uma pena ter durado tão pouco. A Fanta Citrus também não vingou e foi comercializada de 2002 a 2004. Depois ainda surgiram a Fanta Morango e a Fanta Laranja + Tangerina. Qual era a sua favorita?

Refrigerante Cherry Coke

Não curtia muito não, e você? A Cherry Coke foi lançada no verão de 1994. Era um refrigerante da marca Coca-Cola, mas com sabor de cereja. Ficou pouco tempo no mercado, já que não teve o sucesso esperado, apesar do grande barulho na sua estreia. O comercial era estrelado pelo jogador Edmundo que na época estava no auge de sua carreira.

Refrigerante Baré Guaraná, Baré Cola e Baré Tutti-frutti

Lançado na década de 60 em Manaus, é um dos refrigerantes mais consumidos no estado do Amazonas. Seu nome é inspirado na tribo de índios Barés, da região de Manaus. Em 1987, foram lançados os sabores de tutti-frutti e noz-de-cola, popularizando-se em todo o país. Atualmente, é comercializado na região da Amazônia e no Centro-oeste no sabor guaraná. As versões tutti-frutti e noz-de-cola foram descontinuadas.

Refrigerante Minuano Limão 

Lançado em 1967, era um refrigerante de limão e foi o primeiro a ser vendido em garrafas de um litro! Foi distribuído em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul até 1980. Você curtia?

Relembre os 100 refrigerantes que mais fizeram sucesso no Brasil nos anos 80 e 90

100 refrigerantes mais famosos dos Anos 80 e 90

Compartilhe!

3 thoughts on “20 refrigerantes dos anos 80 e 90 que sumiram do mapa

  1. Carlos Alberto Ferreira

    Refrgerante mais gostoso cruche de laranja baré cola refrigerante dos ano 80 foro uma delícia agora não tem mais refrigerante bom

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.