Top 15 sonhos de consumo dos jovens anos 80 e 90

      4 comentários em Top 15 sonhos de consumo dos jovens anos 80 e 90

Você também acha que alguns “sonhos de consumo” dos jovens de antigamente eram mais simples do que os de hoje em dia? De chinelo, patins, jaqueta, perfumes, relógios, celulares, walkman até videogames e computador, confira abaixo a lista que preparamos com o Top 15 sonhos de consumo dos jovens anos 80 e 90. E diz ai, qual era o seu maior sonho? Conseguiu realizá-lo?

1 – Jaqueta Jeans Hard Rock Café e Planet Hollywood

Ter uma jaqueta jeans ou até um moletonm do Hard Rock Café e do Planet Hollywood era pura ostentação nos anos 80 e 90. Você teve?

2 – Perfumes importados  

O auge mesmo era usar esses perfumes importados nos anos 80 e 90. Pelo preço, alguns ficavam apenas no sonho mesmo. Confira abaixo algumas das fragâncias mais famosas entre os jovens nessa época. Você usava algum? Eu adorava o CK One e Tommy Girl.

CK One

Eternity

Tommy Girl

Cool Water 

Polo

Polo Sport

Azzaro

 Jazz

3 – Tênis 

Nike Shox

Com amortecimento em molas de aço, o tênis virou símbolo de status entre os jovens dos anos 90. Com um preço bem salgado, a inovação – para muitos – ficou apenas no sonho.

M2000 

O tênis M2000 fez história nos pés dos jovens nos anos 80 e 90. Celebridades, esportistas e as vitrines faziam brilhar os olhos com os modelos coloridos e modernos (com sistema de amortecimento e propulsão).

Nike Air Max

Quem lembra do primeiro Nike Air Max lançado no Brasil em 1990? Veio na família Nike após o Nike Air e do Nike Velocit, lancados no ano anterior. Fez muito sucesso e era pura ostentação nos pés da garotada.

4 – Celulares 

Motorola StarTAC 

Lançado em 1996, o Motorola StarTAC é considerado o primeiro celular a se preocupar com o design. Ele inaugurou o estilo clamshell (também conhecido como concha) e pesava apenas 88 g, o que o tornava o aparelho mais portátil da época. Mas, seu pioneirismo não parou por aí. O telefone também foi o primeiro a ter modo vibração. Um sonho de celular, né?

Nokia 5120  (com o jogo da cobrinha)

Ter um Nokia 5120 também era um “sonho” na época. O aparelho é lembrado, sobretudo, por ser um dos primeiros a vir com o “Snake”, conhecido no Brasil como “o jogo da cobrinha”. O celular também conseguia enviar SMS (até 160 caracteres), guardava até 100 números na agenda, tinha chamada em espera, alarme, calculadora e uma impressionante lista de chamadas perdidas/recebidas/realizadas.

5 – Som 3 X 1 e 5 X 1

Ouvir rádio, disco, fita cassete e CD no mesmo aparelho era puro luxo, né?!  Um sonho de consumo para qualquer jovem dos anos 80 e 90.

6 – Bike Caloi ou Monark com marcha / Montain Bike

Caloi Aluminum, sonho máximo!

Monark Ranger, a primeira Montain Bike da Monark

Mountain Bike 

7 – Walkman e Diskman

O walkman, da Sony, chegou ao mercado em 1979, e virou sonho de consumo nos anos 80. O aparelho era o símbolo da individualidade e da mobilidade, graças ao fone de ouvido e ao clipe para prender o walkman no bolso da calça.

Discman

O primeiro Discman foi criado pela Sony em 1984. Os dispositivos foram sucesso nos anos 1990 com a popularização dos CDs, alcançando amplo domínio no segmento. Isso só mudou nos anos 2000, com a viabilização dos MP3 players.

8 – Mochila Company

Aquele clássico que não vamos nos esquecer nunca! Quem também teve uma mochila da Company? Lembro tanto da minha mochila rosa! Nascida em 1973, a Company abriu as portas na Rua Garcia D’Ávila, em Ipanema (RJ), e logo virou um point. Responsável pelas mochilas emborrachadas que viraram febre no final da década de 80, a marca também vendia camisetas, bermudas, bonés, estojos, agendas e carteiras que eram disputados pelos adolescentes da época. A marca encerrou as atividades no Rio em 2004.

Agenda da Company com capa emborrachada 

Carteira da Company

9 – Videogames

Master System 

Lançado no Japão em 1985, o Master System chegou ao Brasil no dia 4 de setembro de 1989. O console dominou boa parte do mercado dos videogames nos anos 90 e trouxe jogos que ficaram eternizados na memória das pessoas que viveram naquele tempo. Meus jogos favoritos eram: California Games / Jogos de Verão, Super Tennis, Castle Of Illusion, Pato Donald, Lemmings, Shinobi, RC Grand Prix, Captain Silver, Choplifter, Alex Kidd, Asterix, Sonic, Phantasy Star, Safari Hunt, Hang On, entre outros. Você teve? Quais fitas?

Nintendo 

Tudo começou em 1993 quando a Nintendo chegou por aqui em uma parceria com a Gradiente e a Estrela, criando o nome “Playtronic” – mas que durou até 1996, já que a Estrela saiu e deixou tudo nas mãos da Gradiente. O primeiro videogame foi o NES (Nintendo Entertainment System) ou Nintendinho como gostamos de chamar.

Super Nintendo 

O Super Nintendo é um dos consoles mais famosos da marca japonesa. Lançado em 1991, o aparelho seguiu a tradição da Nintendo ao ser vendido juntamente com um jogo do Mario Bros – nesse caso, o Super Mario World. O game se tornou o mais vendido da plataforma, com mais de 20 milhões de unidades. O videogame se tornou um clássico e eternizou jogos como Zelda, Donkey Kong, Super Bomberman e Top Gear. Certamente, o console tem um lugar na memória e no coração dos jogadores da época.

Mega Drive

Também conhecido como Sega Genesis, o Mega Drive foi um console de 16 bits da Sega que concorria diretamente com o Super Nintendo. O icônico videogame foi lançado no Brasil em 1990 e se tornou popular ao redor do mundo, alcançando a casa dos 40 milhões de unidades vendidas. A plataforma foi responsável por popularizar diversos jogos, sendo a série Sonic the Hedgehog uma das mais famosas. Com o surgimento dos consoles de 32 bits, como o Playstation da Sony, o Mega Drive foi, aos poucos, perdendo espaço.

Phantom System

O Gradiente Phantom System foi o primeiro console brasileiro, clone do Nintendo Entertainment System, lançado pela empresa brasileira Gradiente no final dos anos 1980, compatível com os cartuchos desse sistema. A Gradiente o lançou numa época em que a Nintendo não mostrava interesse em lançar seu console no país. Assim, a Gradiente aproveitou e lançou o Phantom System para atender a uma demanda crescente de uma comunidade de jogadores de videogame ávidos por novas tecnologias de jogos eletrônicos, já saturados com os antigos jogos do Atari 2600.

Dynavision

O primeiro Dynavison foi lançado em 2 de agosto de 1983 e era um clone não licenciado do Atari 2600. O console foi bem recebido pelo seu design que diferia do Atari; pelo seu controle, chamado Dynastick, que foi considerado na época superior ao console no qual era baseado; e um circuito que evitava um som que era emitido no console original quando trocava-se de cartucho.

Atari

O Atari não foi o primeiro videogame que existiu, mas com certeza tem um lugar de destaque no coração dos antigos gamers. Quem não se lembra dos clássicos jogos River Raid, Enduro e Pac Man?

Game Boy

O Game Boy da Nintendo foi lançado em 1989, mas chegou ao Brasil no início dos anos 90, tornando-se o sonho de consumo de todas as crianças da época. Alguns dos principais jogos do dispositivo foram Tetris, Castlevania: The Adventure, Donkey Kong e The Legend of Zelda: Link’s Awakening.

10 – Relógios

Relógio Casio G-Shock

Fazendo jus ao nome, o relógio G-Shock era à prova de choque, quedas e água. Era considerado indestrutível. O primeiro G-Shock foi lançado em 1983, modelo DW-5000, com design de alta qualidade e múltiplas funcionalidades. Virou logo um sonho de consumo dos jovens da época, sobretudo, skatistas e surfistas.

Relógio Casio Game 10

Na época onde os videogames começaram a fazer a cabeça da criançada, no início da década de 80, entra em cena o relógio Casio Game, com gráficos extremamente arcaicos, mas que não anularam o grande sucesso que fez.

Relógio Casio Calculadora

Uma ideia simples e que fez muito sucesso! Um relógio que podia ser usado também como calculadora. As teclas eram tão pequenas que, para fazer os cálculos, era preciso apertá-las com a ponta de uma caneta. Mas, logo os professores perceberam a artimanha e o uso de relógios calculadora foi vetado dentro da sala de aula.

Relógio Casio Agenda / Casio Data Bank

Na década de 80 também vieram os primeiros relógios com memória para armazenar números de telefone. Era uma memória ínfima, mas foi uma grande inovação. Os Casio Data Bank eram os mais desejados dessa época.

Relógio Swatch

Mais um sonho de consumo de quem viveu a adolescência na década de 80.

11 – IPod

Taí um sonho revolucionário! Com o slogan “1.000 músicas no seu bolso”, o primeiro iPod tinha o tamanho aproximado de uma caixa de baralho e memória de 5 GB, 80 vezes maior que os 64 MB da maioria dos players portáteis da época. Servia também como HD portátil e chegou ao Brasil custando R$ 1.690, cerca de R$ 4.700 em valores atuais.

12 – Computador

Em 1981, a IBM lança seu microcomputador – o PC – com o sistema operacional MS-DOS, elaborado pela Microsoft. Dois anos depois, chega ao mercado o PC-XT, com disco rígido. Em 1984, a National Science Foundation, dos Estados Unidos, cria a Internet, rede mundial de computadores e revoluciona o planeta. Também em 1984, é a vez da Apple lançar o Macintosh, o primeiro computador a utilizar ícones e mouse. No ano seguinte, a Microsoft estreia o Windows para o PC. Na década de 90, a Intel lança os computadores Pentium (1993), Pentium II (1998) e Pentium III (1999).

13 – Patins 

Ter um patins já era o máximo. Ganhar um Rollerblade então… era a realização de um sonho! A marca é considerada uma das melhores do mundo e foi responsável por inventar o patins inline.

14 – Chinelo Kenner

Ter um chinelo Kenner era o sonho de consumo de muitos jovens nas décadas passadas. Justamente por ser considerado um dos mais confortáveis do mercado.

15 – Câmera Polaroid 

Um sonho de consumo dos jovens que curtiam fotografia nos anos 80 e 90. A Polaroid imprimia fotos instantaneamente. Parecia até mágica!

16 – Polo Ralph Lauren e Lacoste 

Ter uma polo da Ralph Lauren ou da Lacoste era o sonho de consumo de qualquer mauricinho e patricinha dos anos 80 e 90.

Aproveite para conferir os 10 brinquedos dos sonhos das crianças nos anos 80 e 90: 

10 brinquedos dos sonhos das crianças Anos 80 e 90

Compartilhe!

4 thoughts on “Top 15 sonhos de consumo dos jovens anos 80 e 90

  1. Richard Liam

    Of course I experience nostalgia when I go back in my memory about the 90s culture, music, and fashion trends because it was a decade which I lived in it. Even though few years have passed, but can’t help remember the unpretentious and plain way of living in the past years. By the way, if the academic workload is too heavy for you (think ’80s or ’90s fans who drowning in dissertation), do not hesitate to seek for professional support and from a reliable Professional Dissertation Writing Service.

    Reply
  2. Michael Findley

    Young customers frequently imagine stress-free academic achievement. Best Assignment Writing Service UK is aware of these goals and provides knowledgeable assistance to make them come true. they place a high value on price, quick delivery, and quality to make sure students obtain excellent assignments without any problems. Their group is dedicated to helping these aspirations come true and to easing the burden of achieving academic success.

    Reply
  3. Toninho

    Olá Karol, gostei desta seleção dos sonhos de consumo.
    Lembro que em viagem para Alemanha uma coisa que o filho logo pensou era uma jaqueta Hard.
    As parafernálias sonoras creio que tive várias inclusive o Sistem Gradiente.
    Lembro do Star Tac , do Atari que eu jogava mais que o filho,rsrs.
    Muito boa e bonita sua postagem nestas lembranças com suas historias.
    Abraços e feliz semana de contagem regressiva para ver mamãe.

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.