20 fatos históricos mais marcantes anos 80 e 90

      1 comentário em 20 fatos históricos mais marcantes anos 80 e 90

As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por diversos fatos políticos, econômicos, culturais e sociais muito importantes no Brasil e no mundo. Para relembrar os principais acontecimentos, confira a lista exclusiva que elaboramos com os 20 fatos históricos mais marcantes dos anos 80 e 90. Quais outros você incluiria nesta lista?

1 – Guerra Irã-Iraque (1980)

A Guerra Irã-Iraque foi um conflito militar travado entre o Irã e o Iraque, resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. A guerra começou quando os iraquianos invadiram o território iraniano em 22 de setembro de 1980. Saddam Hussein, ditador do Iraque, esperava que o caótico Irã pós-revolução não tivesse condições de resistir ao avanço de suas tropas e invadiu sem declarar guerra formalmente, mas o progresso foi lento e o ataque acabou sendo repelido. Em 1982, os iranianos lançaram sua contra-ofensiva e tomaram a iniciativa. A guerra passou então a abranger aspectos religiosos, nacionalistas e sectários, com os curdos e xiitas demonstrando apoio ao Irã no esforço de guerra. O resultado foi um banho de sangue, com grandes perdas de vidas (especialmente entre a população civil).

2 – Boicote Jogos Olímpicos Moscou (1980)

O boicote aos Jogos Olímpicos de verão de 1980, realizados em Moscou, na ex União Soviética, fez parte de um conjunto de ações das nações ocidentais destinadas a protestar contra a invasão soviética no Afeganistão ocorrida um ano antes.O boicote foi liderado pelos Estados Unidos e seguido por mais de sessenta países.

3 – Assassinato John Lennon (1980)

John Lennon, líder dos Beatles,foi morto na noite de 8 de dezembro de 1980, em frente ao edifício Dakota, onde morava, em Nova York, nos Estados Unidos. O cantor e compositor, então com 40 anos, estava acompanhado de sua mulher, Yoko Ono, quando foi atingido por cinco tiros. Lennon voltava do estúdio onde acabara de gravar Walking on thin ice, canção de Yoko. O autor dos disparos, identificado e preso logo em seguida, foi Mark David Chapman, de 25 anos, que, no mesmo dia à tarde, havia pedido um autógrafo ao ex-Beatle. A cena foi registrada pelo fotógrafo amador Paul Goresh, fã do músico. Mark Chapman foi condenado à prisão perpétua, embora médicos psiquiatras o tivessem considerado vítima de distúrbios mentais.

4 – Casamento Príncipe Charles e Lady Di (1981)

Casamento do Príncipe de Gales, de 33 anos, com Lady Diana Spencer, de 20. Assistido mundialmente por centenas de milhões de telespectadores, é considerado o “casamento do século XX” e foi comparado a um contos de fadas. Consequentemente, “Lady Di” se tornaria uma das mulheres mais famosas, influentes e adoradas do mundo e o casal se separaria após uma série de polêmicas.

5 – Tentativa de assassinato do Papa João Paulo II (1981)

A tentativa de assassinato do Papa João Paulo II ocorreu em 13 de maio de 1981, uma quarta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano. O papa foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca, um terrorista turco, enquanto estava a entrar na praça. João Paulo II foi atingido duas vezes e sofreu perda de grande quantidade de sangue. Ağca foi detido imediatamente e posteriormente condenado à prisão perpétua por um tribunal italiano. Mais tarde, o Papa perdoou o terrorista pela tentativa de homicídio.

6 – Identificado o vírus da AIDS (1983) 

A Sindrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi reconhecida em meados de 1981, nos EUA, a partir da identificação de um número elevado de pacientes adultos do sexo masculino, homossexuais e moradores de São Francisco e Nova York, que apresentavam sarcoma de Kaposi, pneumonia por Pneumocystis carinii e comprometimento do sistema imune. Todos estes fatos convergiram para a inferência de que se tratava de uma nova doença, ainda não classificada, de etiologia provavelmente infecciosa e transmissível. Em 1983 o agente etimológico foi identificado: tratava-se de um retrovírus humano, atualmente denominado vírus da Imunodeficiência humana, HIV-1.

7 – Fome na Africa (1983)

Uma fome generalizada afetou a Etiópia de 1983 a 1985. A pior fome a atingir o país em um século, deixou 1,2 milhão de mortos. Quatrocentos mil refugiados deixaram o país e 2,5 milhões de pessoas foram deslocadas internamente. Quase 200.000 crianças ficaram órfãs. A crise resultou em esforços internacionais para ajudar o povo etíope, incluindo o famoso concerto Live Aid, em Julho de 1985.

8 – Nasce o primeiro bebê de proveta no Brasil (1984)

No dia 7 de outubro de 1984, nasceu Anna Paula Caldeira, primeira criança gerada a partir da técnica de fertilização in vitro no Brasil. O procedimento, até então em fase experimental, marcou o início de uma nova fase no tratamento de infertilidade, ampliando os horizontes dos casais que não conseguem engravidar.

9 – Movimento Diretas Já (1984)

Foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil, durante a ditadura militar brasileira. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil durante o regime ditatorial se concretizou com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. No entanto, a proposta foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira. Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial em janeiro do ano seguinte quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.

10 – Lançamento IBM PC e o Apple Macintosh (1981 e 1984)

O primeiro IBM PC foi lançado em 12 de Agosto de 1981. Embora não fosse barato, com um preço-base de US$ 1 565, era confiável para uso comercial – e foi o segmento comercial quem investiu na compra do PC. Já o Macintosh / Mac é uma linha de computadores pessoais fabricados e comercializados pela empresa Apple Inc. desde janeiro de 1984. O Apple Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, tela incorporada e mouse.

11 – Fim da Ditadura Militar (1985) 

O período da Ditadura Militar foi um dos mais tensos da história brasileira e ficou marcado pela falta de liberdade, pelo uso de tortura contra os opositores políticos e pela prática de terrorismo de Estado. A Ditadura Militar foi iniciada por um golpe civil-militar realizado em 1964, contra o então presidente João Goulart. Os militares passaram a impor um regime autoritário que era sustentado por atos institucionais. Ao longo dos 21 anos de ditadura, o Brasil teve cinco “presidentes-generais”.

12 – Acidente Usina Nuclear Chernobyl (1986)

O acidente de Chernobyl, que aconteceu em 26 de abril de 1986, foi o maior acidente nuclear da história. A tragédia ocorreu na Usina V. I. Lenin, localizada na cidade de Pripyat, a cerca de 20 km da cidade de Chernobyl, na extinta União Soviética (atual território ucraniano). Matou milhares de pessoas e contribuiu para apressar o fim da União Soviética.

13 – Aparição do Cometa Halley (1986) 

O Halley é o único cometa de curto período que é regularmente visível a olho nu da Terra e o único cometa a olho nu a aparecer nos céus duas vezes durante uma só geração humana. A última aparição dele foi em 1986 e seu retorno está marcado para 2061.

14 – Explosão ônibus espacial Challenger (1986)

Em 28 de janeiro de 1986, instantes após o lançamento, o ônibus espacial Challenger explodiu no céu, matando todos os 7 astronautas tripulantes do ônibus espacial. Foi um dos mais impactantes acidentes da História Aeroespacial.

15 – Queda do Muro de Berlin (1989)

A queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, foi um evento crucial na história mundial que marcou a queda da Cortina de Ferro e o início da queda do comunismo na Europa Oriental e Central. A queda da fronteira interna da Alemanha ocorreu pouco depois. O fim da Guerra Fria foi declarado na Cúpula de Malta três semanas depois e a reunificação da Alemanha ocorreu em outubro do ano seguinte.

16 – Lançamento do telescópio Hubble (1990)

O mais eficaz telescópio da NASA, o Hubble teve sua estreia em 1990. De acordo Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, o satélite astronômico é capaz de registrar imagens inéditas localizadas além da nossa galáxia e até mesmo estrelas desconhecidas. O Hubble está em uso até os dias atuais, tendo passado por atualizações e reparos.

17 – Fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS (1991) 

Em 26 de dezembro de 1991, era dissolvida a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No dia anterior, Mikhail Gorbatchov, o oitavo e último líder da URSS, declarou seu cargo extinto e entregou seus poderes – incluindo o controle do arsenal nuclear soviético – para o presidente russo, Boris Iéltsin. O processo de dissolução da URSS iniciou-se no final dos anos 1980 a partir da abertura econômica e política realizada por Gorbatchev que desencadeou mobilizações pela independência de povos minoritários no país. A queda do muro de Berlim em 1989 e, no ano seguinte, a perda do monopólio do poder pelo Partido Comunista em muitos países do bloco oriental contribuíram significativamente para o processo de decadência na União Soviética. De março de 1990 até seu colapso, em dezembro de 1991, um total de 21 estados declarou sua independência. A própria Rússia declarou sua independência da URSS em 12 de junho de 1990.

18 – Realização Eco-92 no Rio de Janeiro (1992)

A ECO-92 é como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. Chamada também de Cúpula da Terra, a convenção reuniu chefes de Estado e representantes de 179 países, organismos internacionais, milhares de organizações não governamentais e contou também com a participação direta da população. A ECO-92 representou um marco nas discussões sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.”

19 – Implantação do Plano Real no Brasil (1994)

O Plano Real foi um grande plano de estabilização da economia brasileira lançado durante o governo de Itamar Franco. No primeiro semestre de 1994, foram implantadas as medidas que conseguiram estabilizar a economia brasileira e colocar fim à crise de hiperinflação que atingia o país desde a década de 1980.

20 – Morte Ayrton Senna (1994)

Ayrton Senna da Silva morreu, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, em 1º de maio de 1994, num fim de semana marcado por acidentes na Fórmula-1. O piloto austríaco Roland Ratzenberger falecera durante os treinos da véspera. Senna iniciou sua carreira aos 13 anos, competindo nas provas de kart. Foi campeão sul-americano e brasileiro. Em 1981, ingressou na Fórmula Ford, onde também acumulou títulos, e, em 1983, foi campeão de Fórmula-3. No ano seguinte, com 24 anos, começou a competir na Fórmula-1. Em dez anos, foram 41 vitórias e três campeonatos mundiais – 1988, 1990 e 1991 –, todos pela McLaren. A temporada de 1994 era a primeira que piloto disputava pela equipe Williams.

21 – Clonagem da Ovelha Dolly (1996)

A ovelha Dolly (5 de julho de 1996 — 14 de fevereiro de 2003) foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula somática adulta. Os cientistas tornaram pública a experiência somente em 22 de fevereiro de 1997, quando Dolly já estava com sete meses de vida. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, por meio de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo.

22 – Assinatura do Protocolo de Kyoto (1997)

O Protocolo de Kyoto é tido até hoje como um dos tratados ambientais internacionais mais importantes. Os países que assinaram, assumiriam o compromisso de reduzir os gases estufa, responsáveis pelo aumento do aquecimento global. O Protocolo entrou em vigor em 2005 e os Estados Unidos foram super criticados por não terem assinado, já que não queriam diminuir sua produção e nem buscar outras formas menos poluentes de geração de energia e produtos. Em 2012, a validade do Protocolo foi prorrogada até 2020.

Aproveite para relembrar as seis mudanças de moedas do Brasil nos anos 80 e 90: 

Geração Anos 80 e 90 e as seis mudanças de moeda

Compartilhe!

1 thought on “20 fatos históricos mais marcantes anos 80 e 90

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.