Melhor do Rock Nacional Anos 80 e 90

      Nenhum comentário em Melhor do Rock Nacional Anos 80 e 90

O auge do Rock Nacional com certeza foi nas décadas de 80 e 90. Bandas como Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, RPM, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Capital Inicial, Ultraje a Rigor, IRA!, Los Hermanos, Biquini Cavadão, Kid Abelha, entre tantas outras mostraram que há muito rock de qualidade no Brasil.

Além de célebres nomes como Cazuza, Raul Seixas, Cássia Eller, Rita Lee, Ritchie, Lobão, Lulu Santos, entre outros, que são lembrados até hoje, sendo que alguns ainda estão na ativa, consolidando carreiras de sucesso há mais de 30 anos. Qual é o seu cantor de rock / banda nacional favorito (a)?

Titãs

Na estrada desde 1982, a banda Titãs é hoje uma das maiores referências do rock nacional. Tendo transitado por alguns gêneros, do punk ao pop rock, emplacou hits que jamais envelhecem, como “Homem Primata”, “Marvin”, “Sonífera Ilha” e “Bichos Escrotos”.

Barão Vermelho

Foi com o hit “Bete Balanço”, do terceiro álbum da banda, que o Barão Vermelho ganhou destaque no cenário nacional. Liderada pelo lendário Cazuza, a banda se destaca como uma das quatro maiores do rock nacional dos anos 80, ao lado de Titãs, Paralamas e Legião.

Legião Urbana

Fundada em 1982, a Legião Urbana está entre as maiores bandas do rock nacional. Hits como “Ainda É Cedo”, “Que País É Este”, “Geração Coca-Cola”, “Pais e Filhos” e “Será” continuam fazendo enorme sucesso. Após o falecimento do cantor e compositor Renato Russo, em 1996, a banda encerrou suas atividades.

Ira!

Ira! é uma banda brasileira de rock, formada em 1981, na cidade de São Paulo. A banda anunciou seu término em setembro de 2007, mas em 2014 retornou aos palcos. Donos de alguns dos maiores clássicos da história do rock nacional, como Núcleo Base, Mudança de Comportamento, Tolices, Envelheço na Cidade, Eu Quero Sempre Mais e Flores em Você, tema de abertura da novela O Outro, da Rede Globo em 1987, a banda tem seu nome inspirado no Exército Republicano Irlandês (do inglês Irish Republican Army).

Capital Inicial

Brasília é um dos berços do rock nacional dos anos 80. É a cidade onde surgiram as bandas Legião Urbana e Capital Inicial, esta última formada em 1982 pelos irmãos Flávio e Fê Lemos e pelo vocalista Dinho Ouro Preto. O sucesso veio em 86, com o lançamento do primeiro vinil, que trazia hits como “Fátima”, “Veraneio Vascaína” e “Leve Desespero”.

Os Paralamas do Sucesso

Os Paralamas do Sucesso (também conhecida somente por Paralamas) é uma banda de rock, formada no município fluminense de Seropédica, em 1982. Seus integrantes são: Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). No início, a banda misturava rock com reggae, posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos.

Blitz

Nascida nos palcos do Circo Voador, no Rio de Janeiro, a banda Blitz, liderada pelo vocalista Evandro Mesquita, deu um toque de irreverência à cena musical dos anos 80. O sucesso de “Você Não Soube Me Amar”, lançada em julho de 82, levou a banda liderada às paradas de sucesso.

Engenheiros do Hawaii

Formada em 1985 por universitários gaúchos, a banda de rock progressivo Engenheiros do Hawaii está longe de ser uma unanimidade dentre os fãs do rock nacional. É inegável, porém, que a banda tenha emplacado alguns sucessos como “Infinita Highway” e “Refrão de Bolero”, além da inesquecível versão de “Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones”.

Ultraje a Rigor

Formada em 1981, a banda Ultraje a Rigor é famosa pelas letras debochadas e pela irreverência de seus integrantes. Canções como “Inútil”, “Eu Me Amo”, “Mim Quer Tocar” e “Nós Vamos Invadir Sua Praia” fizeram da banda liderada pelo vocalista Roger uma das mais famosas da cena musical dos anos 80.

RPM

RPM (sigla de Revoluções por Minuto) é uma banda de rock brasileira, formada em 1983, tendo sido uma das mais populares do país nos anos de 1984 a 1987. Seus maiores singles/hits foram “Olhar 43”, “A Cruz e A Espada” e a “Revoluções por Minuto”, “Louras Geladas”, “Rádio Pirata”, “Alvorada Voraz” e “Vida Real”.

CPM 22

CPM 22 é uma banda de rock brasileira formada em 1995 na cidade de Barueri, São Paulo. A banda é formada atualmente por Badauí (vocal), Luciano Garcia (guitarra), Phil Fargnoli (guitarra), Ali Zaher (baixo) e Daniel Siqueira (bateria). A banda já abriu shows de bandas internacionais como Lagwagon, No Fun at All, Down by Law e System of a Down. O CPM 22 foi uma das poucas bandas do hardcore brasileiro a ganhar um disco de ouro e fazer sucesso no mainstream, e com isso, abriu as portas para uma nova geração de bandas de rock brasileiras. Em 2008, ganharam um Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro.

Matanza

A banda surgiu no Rio de Janeiro, em 1996, e chegou ao fim 22 anos depois, em 2018, e é resultado de muito Johnny Cash e referências escocesas. O primeiro CD foi lançado apenas em 2001, intitulado Santa Madre Cassino. Em 2005, os meninos fizeram um fato histórico, sendo responsáveis pelo primeiro álbum em DualDisc de um artista brasileiro em solo nacional, o A Arte do Insulto.

Biquini Cavadão

Biquini Cavadão é uma banda de rock brasileira formada em 1985 no Rio de Janeiro. Composto por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Álvaro “Birita” Lopes. A banda fez parte da segunda geração de bandas dos anos 1980. Seus maiores singles são “Vento Ventania”, “Quando Eu Te Encontrar”, “Quanto Tempo Demora Um Mês”, “Dani/Uma Brasileira”, “Vento Ventania”, “Impossível”, “Timidez”, “Tédio”, “Vou Te Levar Comigo” e “Zé Ninguém”.

Roupa Nova

Roupa Nova é um conjunto musical de Pop Rock/soft rock brasileiro formado no Rio de Janeiro em 1980 por Cleberson Horsth (teclados e voz), Ricardo Feghali (teclados e voz), Kiko (guitarra e voz), Nando Oliveira (baixo e voz), Serginho Herval (bateria e voz) e Paulinho (voz e percussão). O grupo está ativo até hoje. Diversas canções do grupo integraram trilhas sonoras nas telenovelas brasileiras e se tornaram grandes êxitos comerciais como “Anjo”, em “Guerra dos Sexos” (1983), “Dona”, em “Roque Santeiro” (1985), e “Whisky A-Go-Go”, em “Um Sonho a Mais” (também em 1985).

14 Bis

Com influências do Deep Purple, do Led Zeppelin e dos Beatles, o 14 Bis surgiu em 1979, em Belo Horizonte. Eles têm 10 álbuns lançados, e o segundo, Além do Paraíso, apresentou o hit Linda Juventude. A banda está com mais de 30 anos de carreira e segue fazendo shows pelo Brasil.

Plebe Rude

Um dos maiores nomes do rock de Brasília, a Plebe Rude é conhecida pelas composições políticas e críticas sociais. Em 82, a banda participou de um festival em Patos de Minas e, por conta de suas letras, os integrantes foram presos com o pessoal do Legião Urbana, que abriu o show do Plebe Rude na ocasião.

Inimigos do Rei

Inimigos do Rei foi uma banda brasileira formada em 5 de janeiro de 1987, no Rio de Janeiro, por cinco integrantes do grupo Garganta Profunda, cuja direção musical estimulava os componentes a, em suas apresentações, produzirem números em formações menores. Contava, no início, com sete integrantes: aos cinco ex-Gargantas Luiz Guilherme, Luiz Nicolau, Paulinho Moska, Marcelo Marques e Marcus Lyrio, agregaram-se o baixista Marcelo Crelier e o tecladista Lourival Franco. Ficou conhecida por seu estilo irreverente e humorístico, compondo músicas com duplo sentido e com acentuados jogos de vozes, além de excêntricas performances no palco.

Ritchie

Richard David Court, artisticamente conhecido como Ritchie, é um cantor e compositor britânico. Residente no Brasil desde 1972, é autor de diversos sucessos como “Menina Veneno”, “A Vida Tem Dessas Coisas”, “Pelo Interfone”, “Casanova” & “Voo De Coração”.

Raul Seixas

Raul Santos Seixas foi um cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS, durante sua estada na cidade do Rio de Janeiro e, por vezes, é chamado de Pai do Rock Brasileiro e Maluco Beleza. Sua obra musical é composta por dezessete discos lançados durante 26 anos de carreira.

Cazuza

Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, foi um cantor, compositor, poeta e letrista brasileiro. Inicialmente conhecido como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho, na qual fez bem sucedida parceria com Frejat, posteriormente seguiu carreira solo, sendo aclamado pela crítica como um dos principais poetas da música brasileira. Também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo assumido em entrevistas sua bissexualidade. Em 1989, revelou ser soropositivo (termo usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da AIDS), e morreu em 1990, aos 32 anos, no Rio de Janeiro.

Rita Lee

Rita Lee Jones de Carvalho, conhecida como Rita Lee, é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira, de ascendência norte-americana e italiana. É conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”. Rita alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nélson Gonçalves. Ela construiu uma carreira que começou com o rock, mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Lobão

Lobão, nome artístico de João Luiz Woerdenbag Filho (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1957), é um cantor, compositor, músico e escritor brasileiro. Um dos grandes nomes da cena do rock nacional, compôs sucessos como “Me Chama” (canção muito famosa na voz de vários intérpretes, que ficou na 47ª posição das maiores músicas brasileiras, segundo a Rolling stone), “Vida Louca Vida” (regravada por Cazuza), Corações Psicodélicos, Canos Silenciosos e Essa Noite Não. Apesar de ter surgido e conseguido sucesso no ambiente marginal e underground do rock brasileiro nos anos 1980, Lobão dialogou com diversos gêneros, como o samba e a MPB, ao longo de sua carreira.

Lulu Santos

Lulu Santos nasceu numa família de classe média da cidade do Rio de Janeiro.  Começou a tocar aos doze anos de idade, muito precoce, formando uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man. Contrariando o desejo de seu pai, de que também se tornasse militar, fugiu de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com hippies. Aos dezenove anos tocava no grupo Veludo Elétrico, com Fernando Gama e Paul de Castro. Um ano depois, Lulu, Ritchie e Lobão formam a banda Vímana, da qual saiu expulso pelo ex-tecladisda do Yes, Patrick Moraz, por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo. Após trabalhar como músico freelancer, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo.

Kid Abelha

Com Paula Toller nos vocais, o Kid Abelha tinha também em sua formação Bruno Fortunato na guitarra e George Israel no saxofone. A banda ficou na ativa até 2016, lançaram 13 álbuns e venderam mais de 9 milhões de cópias. Fazer amor de madrugada, amor com jeito de virada…

Ratos de Porão

Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk hardcore formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Com mais de 40 anos de carreira, são referência brasileira do gênero e reconhecidos internacionalmente, em particular, na Europa, América Latina e América do Norte.

Skank

Skank é uma banda brasileira de rock formada em março de 1990 em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferretti (bateria) reuniram-se em torno do mesmo interesse: transportar o clima do dancehall jamaicano para a tradição pop brasileira, formando assim uma banda que mistura rock, pop e um pouco de reggae. Seus maiores singles nos anos 90 foram “Jackie Tequila”, “Te Ver”, “Garota Nacional” e “Resposta”.

Cássia Éller

Cássia Éller foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Foi uma das maiores representantes do rock brasileiro dos anos 90 e eleita a 18ª maior voz e 40ª maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. Lançou seis álbuns de estúdio cinco nos anos 90 e um postumamente, em 2002. Seus maiores singles nos anos 90 foram “Por Enquanto”, “Malandragem”, “O Segundo Sol” e “Palavras ao Vento”.

Mamonas Assassinas

Mamonas Assassinas, anteriormente chamada de Utopia, foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em 1989. Seu som consistia numa mistura de pop rock com influências de gêneros populares, tais como sertanejo, brega, heavy metal, pagode romântico, forró, música mexicana e vira. O único álbum de estúdio gravado pela banda, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, fez um sucesso gigantesco. No entanto, a carreira da banda durou apenas um ano e meio, de outubro de 1994 a 2 de março de 1996, quando o grupo foi vítima de um acidente aéreo fatal. O albúm inteiro foi um sucesso, mas as músicas mais famosas são “Pelados em Santos”, “Robocop Gay”, “Vira-Vira”, “1406” e “Chopis Centis”.

Planet Hemp

Planet Hemp é uma banda brasileira de rap rock criada por Marcelo D2 e Skunk em 1993 no Rio de Janeiro, tendo como integrantes originais Marcelo D2, Skunk, Rafael Crespo, BNegão, Formigão e Bacalhau. O grupo tem um explícito posicionamento a favor da legalização da cannabis (maconha) e foi acusado de fazer apologia ao uso, fato que gerou muitas divergências. Seus maiores singles nos anos 90 foram “Mantenha o Respeito”, “Legalize Já”, “Dig Dig Dig (Hempa)”, “Queimando Tudo” e “Ex-Quadrilha da Fumaça”.

Sepultura

Formada em 1984, a banda Sepultura é a maior referência do heavy metal brasileiro e é adorada pelos fãs do gênero tanto no Brasil quanto no exterior. O sucesso internacional veio com o lançamento de Schizophrenia, em 1987. A partir daí, a banda entrou em franca ascensão, fazendo um sucesso estrondoso nos anos 90.

Detonautas

Detonautas Roque Clube é uma banda brasileira de rock formada em 1997 na cidade do Rio de Janeiro. Geralmente, as letras de suas canções referem-se a amor, violência e corrupção, uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda. Já abriram shows de diversas bandas internacionais, como Spy vs Spy, Silverchair, Red Hot Chilli Peppers, Evanescence, System of a Down, Guns N’ Roses, Marky Ramone, The Offspring, Whitesnake e The Strokes.

O Rappa

O Rappa foi uma banda de reggae rock brasileira, formada em 1993 no Rio de Janeiro. Notável por suas letras de forte cunho social. Formada pelos músicos que acompanharam o cantor de reggae Papa Winnie em uma turnê pelo Brasil mais o cantor Marcelo Falcão, O Rappa não obteve muito sucesso com seu álbum de estreia, mas alcançou fama nacional com o segundo disco Rappa Mundi, lançado em 1996. Em 2001, perderam seu lider, baterista e principal letrista, Marcelo Yuka, quando este se tornou paraplégico após ser baleado em um assalto.

Pato Fu

Pato Fu é uma banda brasileira de rock alternativo formada em 1992 na cidade de Belo Horizonte. Ao lado de bandas como Radiohead, U2 e Portishead, foi considerada pela revista Time uma das dez melhores bandas do mundo fora dos Estados Unidos. A banda possui um som que vai do rock alternativo à música experimental, incluindo influências eletrônicas em certas faixas. Seus maiores singles nos anos 90 foram “Sobre o Tempo”, “Antes que Seja Tarde”, “Perdendo Dentes” e “Depois”.

Jota Quest

Jota Quest é uma banda brasileira de pop rock formada em Belo Horizonte, em 1993. Nasceu com o nome J. Quest, por inspiração do desenho animado Jonny Quest. A banda encontrou inspiração na banda de acid jazz Jamiroquai. Seus maiores singles nos anos 90 foram “Encontrar Alguém”, “As Dores do Mundo”, “Fácil” e “Sempre Assim.

Los Hermanos

Los Hermanos é uma banda brasileira de rock alternativo formada no Rio de Janeiro em 1997. O som do grupo foi fortemente influenciado por bandas do underground carioca dos anos 1990, tais como Acabou La Tequila, Carne de Segunda e Mulheres Q Dizem Sim, entre outras, e pelo som de bandas estrangeiras como Weezer e Squirrel Nut Zippers. Seus maiores singles nos anos 90 foram “Anna Júlia” e “Primavera”.

Raimundos

Raimundos é uma banda de rock brasileira formada em Brasília em 1987. O nome é derivado de uma de suas maiores influências, a banda Ramones. O grupo foi constituído pelos vizinhos Digão, na bateria, e Rodolfo Abrantes, na guitarra. Seus maiores singles nos anos 90 foram “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida”, “Me Lambe”, “Puteiro em João Pessoa”, “Eu Quero Ver o Oco” e “I Saw You Saying – That You Say That You Say”.

Aproveite para conferir as 10 músicas mais tocadas nas rádios nos anos 80: 

Top 10 músicas mais tocadas nas rádios nos anos 80

Compartilhe!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.