Top 10 maiores polêmicas dos anos 80 e 90

      1 comentário em Top 10 maiores polêmicas dos anos 80 e 90

Os anos 80 e 90 foram maravilhosos, mas também recheados de polêmicas. Diversos acontecimentos bizarros marcaram as décadas e são lembrados até hoje. Quem não se recorda da profecia do ¨Fim do Mundo¨ de Nostradamus? Da final da Copa do Mundo de 98 ¨comprada¨ e da convulsão do Ronaldinho? Do Bug do Milênio e do ET de Varginha? E até do escândalo da falsa entrevista do PCC no Gugu? 

Para relembrar tudo isso, confira o post com as 10 maiores polêmicas dos anos 80 e 90 do Brasil. Você se lembra de mais alguma?

1 – Escândalos do Gugu e falsa entrevista PCC 

Em crise de audiência, o Domingo Legal exibiu no dia 7 de setembro de 2003 uma suposta entrevista com membros do PCC, organização criminosa que comandava bandidos de dentro das prisões e aterrorizava a população paulista. Mas, tudo foi forjado. O SBT foi multado e o programa ¨Domingo Legal¨ temporariamente suspenso, além de Gugu ter sido processado.

Banheira do Gugu

Nos anos 1990, o “Domingo Legal” era um dos programas de TV mais assistidos do país e, para se manter à frente da Globo, Gugu Liberato aceitou comandar o famoso quadro “Banheira do Gugu”. Durante um longo tempo, a atração foi o principal quadro da emissora. Entre as participantes mais famosas estão: Luiza Ambiel, Helen Ganzarolli, Alessandra Scatena, Núbia Oliiver, Mari Alexandre, Renata Banhara, Nana Gouvêa e Fabiana Andrade. No ano 2000, o Ministério da Justiça considerou a Banheira do Gugu erótica demais para o horário, e o SBT tirou o quadro do ar.

Prova dos batimentos cardíacos 

Outro quadro polêmico do Gugu. Nessa atração os convidados sentavam numa cadeira ligados a uma máquina que monitorava seus batimentos cardíacos. O desafio consistia em manter a calma e o coração pouco acelerado enquanto alguém do sexo oposto fazia striptease na sua frente com ajuda de músicas sensuais, lingeries sexy (ou sunguinhas) e muito rebolado.

2 – Final da Copa 1998

Até hoje ninguém consegue explicar direito o que aconteceu na final da Copa de 1998, na França. O atacante Ronaldo sofreu convulsões enquanto cortava o cabelo e estava praticamente fora da partida. Edmundo seria o seu substituto. Entretanto, na hora do jogo, Ronaldo acabou sendo escalado e a atuação da seleção brasileira foi irreconhecível e acabou perdendo o jogo por 3 a 0 para a França. Muitas teorias dão conta de que aquela final foi vendida e que os jogadores estavam todos cientes disso, porém, nunca foi possível provar isso.

3 – Profecia Nostradamus – Fim do mundo 

Somos sobreviventes, né? Você se lembra da profecia de Nostradamus, que afirmava que o mundo iria acabar em julho de 1999? Na época, muitas pessoa acreditando no fim do mundo, gastaram todo seu dinheiro e acabaram ficando  pobres.

4  – Assassinato de PC Farias 

Um dos crimes mais polêmicos dos anos 90. Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias, foi o tesoureiro da campanha de Fernando Collor. Ele foi encontrado morto ao lado de sua namorada em 1996. O tesoureiro estava envolvido em diversos esquemas de corrupção, porém, estava em liberdade condicional. Seu assassinato se deu uma semana antes de dar depoimento à Justiça, onde provavelmente, faria diversas delações.

5- ET de Varginha

Este misterioso caso ocorreu em 1996, na cidade de Varginha, em Minas Gerais. Na ocasião, uma suposta aparição de extraterrestres acabou trazendo grande pavor e alvoroço à cidade. Inclusive, houve grande repercussão na mídia nacional sobre o assunto. Com a fama, a cidade acabou aproveitando para lucrar com turismo. Quanto ao ET de Varginha, diversas teorias da conspiração foram criadas sobre o caso, com algumas até um tanto convincentes.

6 – Bug do Milênio

Essa é, sem dúvida, a maior polêmica dos anos 90 no Brasil e no mundo. Com a proximidade do ano 2000, surgiu a hipótese de um bug em todos os computadores, uma pane geral que poderia fazer a data dos computadores voltar a 1900 e tudo parar de funcionar. Esse problema afetaria todos os sistemas do mundo, inclusive os bancos. Muitas pessoas ficaram apavoradas com medo de que o dinheiro de suas contas bancárias sumisse. No fim, tivemos a virada do ano normalmente e nada aconteceu. Porém, foram momentos de muita tensão até a meia-noite do dia 01 de janeiro de 2000.

7 – Dependência química do Bozo 

Marcos Pajé deu vida ao personagem Bozo entre 1986 e 1987, fazendo enorme sucesso na televisão. Mas, para espanto geral, o artista revelou em entrevistas que usava cocaína no camarim, vestia-se com a roupa do personagem e entrava no ar para apresentar a atração. Ele relatou que havia uma “panelinha” de pessoas que também usavam drogas e bebida alcoólica no camarim do SBT, facilitando a entrada dos produtos na emissora. O ator acabou sendo demitido e precisou da ajuda da mãe para se sustentar. Passou a usar crack, mas se recuperou. Atualmente, é evangélico e sobrevive graças aos convites para dar palestra sobre sua trajetória.

8 – Rainha dos Baixinhos e das Polêmicas

Xuxa, a Rainha dos Baixinhos, também foi a Rainha das Polêmicas nas décadas passadas. Xuxa já fez mais de 20 filmes durante sua carreira, mas frequentemente é lembrada por “Amor, Estranho Amor”, filme adulto lançado em 1982 em que se relaciona com um garoto de 12 anos.

As roupas que Xuxa usava em seu programa da extinta TV Manchete também deram o que falar, já que nem sempre eram muito adequadas para um programa infantil.

Em 1982, Xuxa fez um ensaio para uma revista masculina. A chamada era: “As fotos que Pelé quase proibiu” e deu o que falar.

Sem contar na polêmica da Boneca da Xuxa possuída que assombrava as criancas.

Além da polêmica das músicas ao contrário da Xuxa. Segundo teóricos da conspiração, a Rainha dos Baixinhos teria colocado várias mensagens satânicas em suas canções infantis. Lançada em 1993, a letra de “Doce Mel” foi uma das mais criticadas. Segundo os teóricos, que o usam do backmasking para provar esse ponto, a música faz referência ao Exu das religiões de matriz africana e ao ato de beber sangue de crianças. Nesse sentido, muitos acreditam que Xuxa canta versos tidos como assustadores. “Parece que Exu não sai daqui./ E sangue entra na boca como lanche./ Nova era livre e solta na avenida./ E sangue, sangue, sangue”, diria a música quando tocada ao contrário.

9 – Faca dentro do boneco Fofão

Uma grande polêmica dos anos 80 e 90 foi a faca / punhal escondido dentro do corpo acolchoado do boneco Fofão. No final das contas, a lenda é meio verdade, meio mentira. Realmente, havia uma estrutura pontiaguda dentro do boneco que servia para segurar a cabeça do Fofão ao corpo.

10 – Edmundo e a cerveja para o macaco 

Colecionador de polêmicas dentro e fora de campo, Edmundo – conhecido também como Animal – causou indignação nas entidades protetoras dos animais após aparecer dando cerveja a um macaco que contratara para animar a festa do filho de 1 ano, em 1999. Foi processado pelo Ibama.

11 – Chute na Santa

Chute na Santa, como ficou conhecido, foi um episódio controverso ocorrido no dia 12 de outubro de 1995. Sérgio Von Helder, ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, proferiu insultos verbais e físicos contra uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida, à qual se dedicava o feriado do dia, durante o programa matutino O Despertar da Fé, transmitido pela RecordTV. Von Helder protestava contra o caráter do feriado nacional de 12 de outubro, em que Nossa Senhora Aparecida tem como título padroeira do Brasil, refutando a validade da Lei 6.802/1980. O acontecimento provocou forte repercussão em grande parte da sociedade brasileira.

Aproveite para relembrar os 13 brinquedos mais assustadores dos anos 80 e 90. A boneca da Xuxa e o Fofão estão nessa lista!

Top 13 brinquedos assustadores Anos 80 e 90

Compartilhe!

1 thought on “Top 10 maiores polêmicas dos anos 80 e 90

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.