Tirinhas mais famosas de todos os tempos

      2 comentários em Tirinhas mais famosas de todos os tempos

As décadas de 70, 80 e 90 foram o auge das tirinhas no Brasil. Qual era a sua favorita? Eu adorava Snoopy, Garfield, Mafalda, Menino Maluquinho, Turma da Mônica, Calvin e Haroldo e Urbano, o aposentado. Lembro de acordar no domingo e ir direto ler as tirinhas no Jornal O Globo.

 

1 – Snoopy / Peanuts 

Outro grande sucesso até hoje! Snoopy / Peanuts é uma tira de jornal escrita e desenhada pelo cartunista norte-americano Charles Schulz que foi publicada de 2 de outubro de 1950 a 12 de fevereiro de 2000. A turma desenhada foi uma das mais populares e influentes da história da mídia. No seu ápice, Peanuts aparecia em mais de 2.600 jornais, com um número de leitores estimado em 355 milhões em 75 países, e foi traduzido para 40 línguas. Reproduções das tiras ainda são publicadas em diversos jornais do mundo. Principais personagens: Charlie Brown, Snoopy, Linus van Pelt, Lucy, Schroeder, Patty Pimentinha e Woodstock.

2 – Mafalda 

Mafalda foi uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino. As histórias apresentam a menina Mafalda preocupada com a humanidade e a paz mundial e que se rebela com o estado atual do mundo. Foram publicadas de 1964 a 1973, mas tem grande popularidade na América Latina e Europa até hoje.

3 – Garfield

O gato Garfield é estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2.570 jornais de todo o mundo. Os outros personagens principais são: Odie, um cão, e Jon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois. Garfield é criação de Jim Davis, que tirou o nome de seu avô James Garfield Davis (que por sua vez teve seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield).

4 – O Menino Maluquinho

A tira de Ziraldo nasceu nos anos 80, baseada no livro escrito pelo próprio. Virou filme, série de TV, peça teatral. Completou 40 anos dia 24 de outubro de 2020.

5 – Calvin e Haroldo

Calvin e Haroldo são personagens criados por Bill Watterson e fizeram parte da infância e adolescência de quem cresceu nos anos 80 e 90. A sutileza dos quadrinhos com um humor que traz reflexões sobre a vida tornam Calvin e Haroldo uma obra prima dos quadrinhos.

6 – Turma da Mônica

Mônica é a mais famosa personagem do mundo do quadrinho brasileiro. Cebolinha, Magali, Cascão, entre outros, completam o time. Criada por Maurício de Sousa, a tirinha estreou em jornais no início dos anos 60. A revista Mônica foi lançada em 1970 e dominou o Brasil a partir de então.

7 – Amar é

Quem não se lembra dos quadrinhos intitulados “Amar é…”? Muitos já usaram as frases românticas para conquistar alguém ou simplesmete sonhar com um amor. Hit dos anos 70 e 80, rodaram o mundo todo e estão presentes na memória dos apaixonados até hoje. Como afirmou a neozelandesa Kim Casali, autora das célebres tirinhas, enquanto existir amor, seus desenhos serão um sucesso.

8 – Urbano, o aposentado

Divertido aposentado, caprichadamente gordo que adora uma boa feijoada, criado pelo cartunista Antônio Silvério. O personagem Urbano ainda tinha que fugir da marcação cerrada de sua empregada, a Maria, que não o deixa comer coisas gostosas por causa da saúde. O personagem nasceu durante uma aula de sociologia no curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, em 1982. A tira começou a ser publicada em O Globo, em setembro de 1986, depois de ser classificada num concurso promovido pelo jornal.

9 – Hagar, o Horrível, Hagar, o Terrível

Hagar, o Horrível, Hagar, o Terrível é uma tira em quadrinhos e uma banda desenhada, criada em 1973 por Dik Browne, distribuída a 1.900 jornais em 58 países e 13 idiomas.

10 – Rê Bordosa

A cara dos 80, a personagem de Angeli virou mania em plena era punk / dark / new wave. Rê Bordosa é uma ninfomaníaca desbocada, que exala humor ácido e cinismo. Acabou morta pelo próprio autor, que se recusou a ficar escravo da junkie.

11 – Piratas do Tietê

Também dos 80, a tirinha criada por Laerte marcou época e gerou diversos spin-offs. Conta as aventuras de piratas saqueadores que navegam pelo rio Tietê, em São Paulo. Virou peça teatral, Piratas do Tietê-O Filme, em 2003.

12 – Níquel Náusea

O divertido rato Níquel Náusea criado por Fernando González também surgiu nos 80. Seus companheiros de aventura são a barata Fliti, o rato Ruter, a rata Gatinha e o Sábio do Buraco, entre outros.

13 – Aline

Já nos anos 90, a ninfomaníaca e desavergonhada Aline, de Adão Iturrusgarai, vivia às voltas com seus dois namorados, Otto e Pedro, e suas eternas crises de TPM. Não gostava de cozinhar e nem de arrumar a casa.

14 – Recruta Zero 

O Recruta Zero começou a ser publicado em 1950 e até hoje é produzida pelo criador original. No começo ele era um estudante universitário, mas como a tira não fez sucesso, logo ele foi incorporado ao exército. Mas, a história gira em torno de um quartel onde todos os membros são totalmente ineptos para suas funções.

15 – Radical Chic

Radical Chic é uma personagem brasileira de quadrinhos criada pelo cartunista Miguel Paiva em 1982 para a revista Domingo, suplemento dominical do Jornal do Brasil. As tiras cômicas da personagem foram publicadas por diversos jornais e revistas (incluindo um encarte especial na revista feminina Nova) por cerca de quatro décadas e também foram compiladas em diversos livros, incluindo O Livro de Pensamentos da Radical Chic, publicado em 2001 pela editora Record, no qual a personagem é “autora” de diversas frases irônicas sobre assuntos como dieta, amor, homens e o Rio de Janeiro.

16 – Gatão de Meia Idade

A versão masculina do cartunista Miguel Paiva.

Relembre as revistinhas da Turma da Mônica anos 80 e 90: 

Gibis / Revistinhas / Almanacão Turma da Mônica

Compartilhe!

2 thoughts on “Tirinhas mais famosas de todos os tempos

  1. silvioafonso

    Eu não me lembro nada disso, acredita!
    Tá certo que quando eu nasci a Xuxa já era
    a mãe da Sacha, a Internet já não era
    novidade para ninguém e os cães fugiam
    daqueles que querem mudar seu jeito de vida.
    (Tô brincando, viu!) Um beijo e parabéns
    pela viagem no tempo.

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.