20 grifes que eram pura ostentação nos anos 80 e 90

      11 comentários em 20 grifes que eram pura ostentação nos anos 80 e 90

Assim como em outras décadas, os anos 80 e 90 também tiveram as marcas mais famosas e cobiçadas. Quem nunca sonhou em ter uma calça jeans da Levi’s, Forum, Ellus, Equatore, Fiorucci, Zoomp, Yes, Brazil e M. Officer?

Ter a mochila e a carteira emborrachada da Company ou a mochila jeans e os looks da Cantão também era pura ostentação! O sonho de muitos era ganhar uma camisa da Looney Tunes que vinha na lata da Side Play ou um tênis clássico da Redley. Ter o mocassin de miçangas da Mr. Cat também era o auge, sem contar no frufru de cabelo e nos produtos da Pakalolo!

Confira a lista que fizemos com as 20 grifes que eram pura ostentação nos anos 80 e 90. Quais eram as suas favoritas e o seu maior sonho de consumo?

1 – Pakalolo

Se você cresceu nos anos 80 e 90, certamente já teve ou sonhou em ter alguma peça de roupa da Pakalolo. A marca tinha uma variedade enorme de produtos como roupas super coloridas, meias, bermudas, calças, jaquetas, mochilas, agendas, carteiras e acessórios diversos, como o famoso frufru de cabelo.

2 – Forum

Ter um jeans da Forum era pura ostentação mas, para isso, era preciso desembolsar um bom dinheiro. A marca foi criada em 1981 pelo estilista Tufi Duek e, em 2008, foi comprada pelo grupo AMC Têxtil (que detém as marcas Colcci, Sommer e Carmelitas, além do licenciamento da linha Coca-Cola Clothing e da Malhas Menegotti).

3 – M.Officer

Criada por Carlos Miele, nos anos 80, a M. Officer era uma das marcas mais desejadas pelos jovens nos anos 80 e 90. Seus jeans eram mágicos, modelavam qualquer corpo, o corte e a lavagem do jeans eram perfeitos, alem disso, exibir uma etiqueta da M.Officer era sinal de status.

4 – Company

Aquele clássico que não vamos nos esquecer nunca! Quem também teve uma mochila da Company? Lembro tanto da minha mochila rosa! Nascida em 1973, a Company abriu as portas na Rua Garcia D’Ávila, em Ipanema (RJ), e logo virou um point. Responsável pelas mochilas emborrachadas que viraram febre no final da década de 80, a marca também vendia camisetas, bermudas, bonés, estojos, agendas e carteiras que eram disputados pelos adolescentes da época. A marca encerrou as atividades no Rio em 2004.

5 – Fiorucci

Era uma das marcas italianas mais conhecidas do mundo quando desembarcou no Brasil pelas mãos de Gloria Khalil, no final da década de 70. Por aqui, os jeans e os camisões fizeram muito sucesso. Inclusive, a Fiorucci foi a inventora do jeans stretch que conquistou as mulheres do mundo inteiro trazendo a sensualidade que não existia no jeans convencional. Outra coisa que os jovens amavam eram as latas, sempre com a figura dos anijnhos na tampa.

6 – Ocean Pacific (OP)

Foi uma das maiores marcas de surfe brasileiras durante anos, vendendo mais de 2 milhões de peças por ano. Os itens mais disputados eram a carteira de borracha e as calças com velcro. Tudo feito em cores bem alegres e vibrantes.

7 – Hang Loose

Marca pioneira do surf no Brasil, a Hang Loose também fez muito sucesso com os surfistas nos anos 80 e 90.

8 – Fido Dido

Além de ser o mascote do refrigerante 7UP, o Fido Dido virou marca de roupas nos anos 80. Um grande sucesso eram as camisetas, principalmente os modelos com mangas curtas sobrepostas às mangas longas.

9 – Equatore

Jeans perfeitos? É Equatore! Não tinha uma adolescente que não quisesse um jeans da marca, lembro que o auge foi naquela fase calça corsário e capri.

10 – Soft Machine

Primeiro grande fenômeno de grifes no Brasil, as calças jeans Soft Machine foram lançadas em 1974 e a primeira fábrica ficava na Rua Augusta. A marca se espalhou na era das discotecas e a grife acabou tendo uma loja até em Nova York.

11 – Side Play

Conhecida por ter as camisetas com a turma do Looney Tunes mais legais do mercado.

12 – Zoomp

Marca brasileira que virou febre entre as modelos famosas no inicio dos 80. Sua primeira loja foi aberta no Shopping Eldorado, em São Paulo, e tornou-se um sucesso nos anos seguintes expandindo suas lojas no eixo Rio-São Paulo, transformando o raio amarelo em objeto de desejo.

13 – Ellus

Criada em 1972, por Nelson Alvarenga, a Ellus vem ao longo das últimas décadas influenciando gerações de jovens com sua moda jeanswear. Marca líder no segmento jeanswear premium, urbana, sofisticada e com a alma rock’n’roll. Desde o início, quando vendia camisetas pintadas à mão e depois, lançando moda com seus jeans stonewashed ou ainda traduzindo alguns clássicos uniformes de guerra.

14 – 775

Voltada para a moda “surfista”, chamada surfwear, a marca fazia um sucesso enorme entre os adolescentes da época. Seus produtos mais vendidos, com certeza, eram as camisetas e chinelos estampados; mas o mais legal mesmo era ganhar os adesivos da marca para colar no vidro da janela do quarto.

15 – Cantão

Tudo começou em 1967, quando o Rio era palco de muita atitude e referência em comportamento. Inspirados pelo movimento jovem, o casal Leila Barreto e Peter Simon criou uma marca que celebra a mulher autêntica, e transborda emoção e feminilidade. O resultado está nas mais de 50 lojas e na representação em mais de mil multimarcas em todo o Brasil, além da exportação para países como Austrália, Portugal, Espanha, Japão, Emirados Árabes e EUA.

16 – United Colors of Benetton

Suas malhas coloridas eram famosas, não só pela qualidade, mas pela diversidade de cores e texturas. Alias, a Benetton foi uma das primeiras marcas a levantar a bandeira contra o racismo. Era comum em suas propagandas misturar modelos de diversas raças e etnias como brancos, negros, índios e orientais, todos interagindo como iguais, mostrando a todos a importância da união das cores e raças.

17 – Yes, Brazil

Outro clássico! Pra quem buscava um lado mais sexy, a Yes era A marca!

18 – Lee

A Lee é umas das marcas ícones da cultura americana. No passado ajudou a construir a América com suas roupas resistentes feitas especificamente para trabalhadores. Atualmente, é uma marca que evoca toda a tradição do mais puro estilo western. Calças e jaquetas que representam muito mais que simples peças de roupas, mas sim um estilo de vida que mistura o fashion com o country.

19 – Redley

Criada em 1985, a Redley foi uma febre nos anos 90 entre os jovens e, mais especificamente, os cariocas. A origem “com os pés na areia” era um dos principais pilares para que o público em questão se envolvesse com a etiqueta e passasse a adotar as peças, desde camisas até os sapatos, como um uniforme.

20 – Levi’s 

A calça jeans Levi’s, criada em meados do século 19 e introduzida no mercado por Levi Strauss, atravessou mais de 150 anos de moda e chegou ao século 21 como ítem de luxo, com as já famosas coleções de jeans premium.

Mr. Cat

Lançada em 1987, a Mr. Cat é uma das maiores referências do país no segmento de calçados e acessórios masculinos e femininos. Com 40 anos de história, a marca carioca tem presença forte em todo o Brasil, hoje com mais de 180 lojas espalhadas por todo o país, destacada presença digital e mais de um milhão de calçados produzidos por ano. A marca produz hit atrás de hit, desde o primeiro salto alto (anabelas), passando por mocassins (lembra do de miçangas?) e modelos confortáveis e que ditavam os pés dos adolescentes.

Relembre 50 marcas e lojas que fizeram sucesso nos anos 80 e 90: 

50 marcas e lojas que fizeram sucesso nos anos 80 e 90

Compartilhe!

11 thoughts on “20 grifes que eram pura ostentação nos anos 80 e 90

  1. Davit Jack

    Warrior Nun is a recently released fantasy drama web television series. In this series, a Portuguese-Brazilian actress Alba Baptista Ava Silva is spotted wearing Warrior Nun Alba Baptista Black Jacket. Warrior Nun’s story revolves around Ava Silva, a 19-year-old woman who wakes up in a morgue and finds a divine artifact embedded in her back. This outstanding jacket is fabricated from real leather as an external covering, whereas, the inner side has a delicate viscose lining. warrior nun merchandise The front side contains a zipper scheme and a snaps tab feature for a smooth closing. To grant you a classic appearance Warrior Nun Jacket has a stand-up style collar. There is a quilted design on the long sleeves as well as on the back. The other impressive features include buttoned cuffs, two vertical zipper pockets on the waist, and two inside pockets. Shortly, all the features are amazing and easily carried by any stylish woman no matter how old she is. Alba Baptista Jacket is available in black color!

    Reply
  2. Sonia Figueiredo Moraes

    Só usava roupas de marca…Zoomp ,Fórum e Company eram as minhas favoritas.
    Faltou a Vide Bula adorava tb.
    Tempinho bom…eu era feliz e não sabia.

    Reply
  3. Waldeir Pola

    vivi todas essas modas anos 80 e 90 … sou de 1969 tenho 53 anos não saia do shopping center Paulista e Eldorado sp … como eu gastei nessas lojas era uma terapia hoje tudo passou . Como tudo passa AMEI ESSA PAGINA

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.