50 marcas e lojas que fizeram sucesso nos anos 80 e 90

Fizemos uma seleção com mais de 50 lojas e marcas de roupas que fizeram sucesso nos anos 80 e 90 e deixaram saudades. Ainda bem que algumas resistiram ao tempo e existem até hoje! Qual era a sua loja / marca favorita? Eu adorava a Pakalolo, Side Play, Company, Chomp, Keds e Equatore.

Pakalolo: 

Se você cresceu nos anos 80 e 90 com certeza teve algum produto ou peça da Pakalolo, mesmo que tenha sido somente o famoso frufru, agenda ou carteira.  A Pakalolo tinha uma variedade de produtos super coloridos. Saiu do mercado no final dos anos 90, mas voltou em 2009, em sistema de franquia, sem sucesso, infelizmente.

Propagandas antigas Pakalolo: 

Camiseta Pakalolo: 

Frufru Pakalolo: 

Calça jeans cintura alta Pakalolo:

Moletom Pakalolo: 

Short Mickey Pakalolo: 

Necessaire Pakalolo: 

Carteiras Pakalolo: 

Company:

Ter uma mochila da Company era o sonho de consumo de muitos meninos e meninas que cresceram nos anos 80 e 90.  A marca Company fez parte do imaginário de toda uma geração, mas não sobreviveu às batalhas judiciais por parte dos herdeiros, depois que o patriarca morreu, encerrando as atividades. Atualmente, as mochilas são vendidas pelo site.

Fiorucci: 

Os famosos anjinhos da marca italiana Fiorucci também estão fortes na memória dos nascidos nos anos 80 e 90.  No Brasil, os jeans e os camisões fizeram muito sucesso! Inclusive, a Fiorucci foi a inventora do jeans stretch que conquistou as mulheres do mundo inteiro. 

Fido Dido: 

Outro clássico da moda dos anos 80 e 90, com suas camisetas oversized que faziam sucesso entre os adolescentes. A marca ainda existe, mas não faz nem perto do sucesso que fez na década de 90.

Side Play:

Conhecida por ter as camisetas com a turma do Looney Tunes mais legais do mercado. Eu adorava!

Zoomp:

Marca brasileira que virou febre entre as modelos famosas no inicio dos 80. Sua primeira loja foi aberta no Shopping Eldorado, em São Paulo, e tornou-se um sucesso nos anos seguintes expandindo suas lojas no eixo Rio-São Paulo, transformando o raio amarelo em objeto de desejo da moçada da época.

Equatore:

Ter uma calça jeans de Equatore era pura ostentação. As calças vestiam super bem!

Cantão:

As mochilas jeans e agendas da Cantão eram febre entre as meninas nos anos 80 e 90. Você teve?

Evolução da marca Cantão: 

Chomp:

Outra marca bem queridinha nos anos 80 e 90.

Yes, Brazil:

Ter uma calça jeans da Yes, Brazil era o que há nos anos 80 e 90.

Philippe Martin: 

Outra marca badalada nos anos 80 e 90. Adorava minha agenda da Philippe Martin.

Forum:

As calças da Forum eram boas demais também.

OP Ocean Pacific:

Uma das maiores marcas de surf brasileiras durante anos, vendendo mais de 2 milhões de peças por ano. Os itens de desejo eram a carteira de borracha e as calças com velcro – tudo feito em cores bem alegres e vibrantes. Uma das principais inovações na época da OP eram bermudas que mudavam de cor na água ou que apareciam vários logos da marca na bermuda ao ficar molhada e depois desaparecia ao secar.

London Fog:

Sucesso absoluto nos pés dos jovens dos 80! Todos já tiveram ou desejaram um sapato de camurça da London Fog. 

Hang Loose:

Marca brasileira criada em 1982 era fortíssima no ramo surfwear. A sua linha de camisetas e acessórios caíram no gosto da molecada, mas as mochilas se tornaram a maior sensação da marca.

Redley: 

Todo adolescente descolado dos anos 1990 tinha um chinelo ou tênis da Redley para chamar de seu. As mochilas e os coletes também faziam muito sucesso! A loja continua firme e forte – e, em 2015, decidiu reeditar algumas de suas peças mais icônicas.

Colcci: 

A Colcci das antigas era muito diferente do que é hoje. A começar pelo público: as roupas eram voltadas para crianças e adolescentes. Com um toque lúdico, as peças eram estampadas e bastante coloridas, muito diferentes dos modelos estilosos e modernos vendidos atualmente.

M.Officer:

Criada por Carlos Miele nos anos 80, era uma das marcas mais desejadas pelos jovens da década. Seus jeans eram maravilhosos, modelavam qualquer corpo.

Jeaneration Jeans:

Essa marca de jeans também fez muito sucesso nos anos 80. O forte eram as jaquetas e as camisas jeans, mas os macacões também fizeram sucesso.

USTOP:

Muito popular nos anos 80, pois era acesível e todas as lojas vendiam. As camisas também eram famosas, principalmente depois do comercial “Bonita camisa Fernandinho”.

Benetton / United Colors of Benetton:

A Benetton foi uma das primeiras marcas a levantar a bandeira contra o racismo nos anos 80 e 90. Era comum em suas propagandas misturar modelos de diversas raças e etnias.

Dijon: 

Jeans de enorme apelo nos anos 80, lançou Luiza Brunet em seus anúncios. Está de volta ao mercado e promete fazer sucesso.

Keds:

Keds era demais! Tinha de pano ou de couro. Lembro que usava tanto e quando furava colocava band-aid hahaha

Waterproof: 

Lápis de Cor:

Conga: 

Febre nos anos 80 e 90, o clássico tênis Conga concorria diretamente com o Converse All Star e com o Bamba. Com design simples, fabricado pela Alpargatas, a marca Conga era um hit entre adolescentes. Deixou de existir no início da década e dá saudades até hoje.

Tênis Bamba:

Eu amava! Tinha um branco que não tirava do pé.

Calça Soft Machine:

Primeiro grande fenômeno de grifes no Brasil, as calças jeans Soft Machine foram lançadas em 1974 e a primeira fábrica ficava na Rua Augusta, em São Paulo.

Rhumell: 

Fornecedora de uniformes de futebol para grandes times nos anos 90, a marca sumiu do mercado no início dos anos 2000.

Rainha:

Os tênis Rainha faziam o maior sucesso!

Le Cheval:

O tênis Le Cheval também foi a maior sensação nos anos 80 e 90.

Ortopé:

Adorava essa marca e usava muito as sandálias da Ortopé.

Tênis Tony Marcel:

Mochila Risca:

Outras marcas que fizeram sucesso nos anos 80 e 90: 

Dimpus: 

K&K: 

Fico: 

Clique aqui para relembrar mais de 100 modas que marcaram a infância e adolescência nos anos 80 e 90!

Compartilhe!

5 thoughts on “50 marcas e lojas que fizeram sucesso nos anos 80 e 90

  1. Amanda Basso

    Olha! Pra variar, esse blog me faz viajar no tempo. Mas acho incrível como ninguém se lembra da Fatto: a marca do jogador de hockey. Eu amava essa marca!!!!

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *