Grandes revoluções – Vida Anos 80 e 90 X Hoje

      3 comentários em Grandes revoluções – Vida Anos 80 e 90 X Hoje

As gerações dos anos 80 e 90 foram privilegiadas! Vivenciamos grandes saltos tecnológicos e a modernização de clássicos hábitos da sociedade diante dos nossos olhos.

Afinal, somente nós sabemos o que é viver sem e com celular e internet; assistir TV de tubo com uma imagem ruim e, agora, em alta definição; antes só podíamos tirar até 36 fotos e, hoje em dia, infinitas; escutar aquele som abafado da vitrola; tínhamos que revirar a lista telefônica de papel atrás de um contato e, agora, encontramos tudo com apenas um clique na internet.

Falando nesta inovação maravilhosa, no passado sofríamos com a internet discada e cara e, atualmente, navegamos em alta velocidade e sem ocupar a linha telefônica, para o alívio de todos os pais, não é mesmo?!

Sem contar em antigos hábitos que acompanhamos a transformação, como enviar documentos via Fax; passar horas na biblioteca da escola copiando uma enciclopédia; gravar músicas em fitas K7 tocadas no rádio; usar mil disquetes para gravar programas de computador e alugar filmes e jogos  de videogame na locadora.

Esqueça a facilidade de mandar uma mensagem pelo WhatsApp, na nossa época tínhamos que nos contentar com o BIP, torpedo via internet ou SMS caro. Conhecer novas pessoas, paquerar e falar com os amigos era pelo mIRC, ICQ e MSN e, claro, se pendurar horas e horas no telefone.

Diz aí, o que mais transformou a sua vida? O que você mais curtia e sente saudades dos anos 80 e 90?

Confira a lista que preparamos com 17 inovações que só quem viveu nos anos 80 e 90 experimentou: 

1. Teletrim / BIP / Pager – o antecessor do SMS e WhatsApp 

Os bips fizeram muito sucesso no mundo nos anos 90 e viraram uma febre assim que chegaram no Brasil. Você usava? O dispositivo era um pequeno receptor de rádio associado a um código ou número de telefone pessoal. Quem desejava se comunicar deveria citar ou discar a sequência numérica e falar a mensagem para uma atendente. Privacidade zero, né?

2. Páginas Amarelas / Lista Telefônica – o Google do papel

Gastar um bom tempo para procurar telefones e serviços nas páginas amarelas e até vítimas de trotes hahahaha, Já, hoje em dia, com um simples clique no Google ligamos para qualquer estabelecimento. O que era/é mais divertido?

E, finalmente, depois de encontrar o contato é hora de discar e torcer para não tem muitos 0 ou 9. Haja dedo e paciência, né?

3. Orelhão / ficha telefônica – sabíamos viver sem celular

Comprar dezenas de fichas telefônicas porque o crédito durava apenas três minutos. Torcer para o orelhão não “engolir sua ficha”. Essa frase não faz qualquer sentido para a nova geração, né? Sem contar na espera eterna na fila do orelhão para fazer uma ligação. E, do outro lado da linha, torcer para não ser uma ligação a cobrar! A nova geração não faz ideia dos perrengues que passávamos para fazer uma simples ligação.

4. Guia Brasil 4 Rodas – o GPS de antigamente

Esqueça toda a facilidade de encontrar um endereço instantaneamente com o Google Maps ou GPS. Antigamente, era preciso conferir o mapa no papel. E quando você se perdia para valer – o que era bem comum – o jeito era pedir indicações pela estrada ou no clássico posto de gasolina.

5. Bilhetinho na sala, MIRC, ICQ e MSN: a revolução da comunicação nos anos 80 e 90

Bilhetinho voador na sala de aula: Quem nunca lançou um bilhetinho secreto na sala de aula não sabe o que é viver perigosamente!

mIRC: Percursor das comunidades do Orkut e grupos do Facebook, o mIRC era um programa de chat em que você podia entrar em uma sala de um assunto específico e conversar com pessoas do mundo todo. Criado em 1995, mas popularizado em meados dos anos 2000, o mIRC também permitia que os usuários compartilhassem arquivos. Embora tenha perdido sua força, ele ainda existe. Lembro que precisava esperar dar meia noite e implorar para o meu irmão deixar eu usar o computador dele.

ICQ: Criado em 1996 por quatro jovens israelenses, o ICQ nasceu com o objetivo de possibilitar a comunicação instantânea entre usuários do Windows. Só no primeiro ano, o programa conquistou um milhão de fãs. Seu layout era simples e cada conta era identificada por um número. Mesmo com a popularidade diminuída, a plataforma continuou firme e forte. Hoje, é possível usar o ICQ em dispositivos móveis. Ah saudades das conversas no ICQ de madrugada com conexão discada, né? Você se lembra do icônico som “uh-oh” que saía do computador cada vez que chegava uma nova mensagem? O coração até disparava! Que saudades! E por ai, você também já usou o ICQ?

Relembre o clássico som do ICQ quando chegava uma mensagem:

MSN: Lançado em 1999 como Windows Live Messenger, rapidamente o programa se tornou bem famoso entre os mais jovens. Além de conversar, era possível enviar fotos, músicas e iniciar partidas de jogos com os amigos. A popularidade foi tanta que até existiam sites especializados em avatares e emoticons para usar no bate-papo. Mesmo com tal força, a plataforma foi descontinuada pela Microsoft em 2013 e seus usuários foram obrigados a migrar para o Skype. Lembro muito dos Winks e do efeito para a tela tremer! Você curtia?

6. Câmeras e filmes fotográficos – fotos limitadas e a angústia de ter que esperar a revelação para saber se a foto ficou boa ou não

Você se lembra dos filmes fotográficos de 12, 24 e 36 poses? Só isso mesmo? SIM! Pensa bem na foto, capricha na pose e no sorriso e não treme de jeito nenhum para não gastar foto a toa. Já hoje em dia, tiramos mil fotos da mesma coisa sem nos preocupar. Que avanço maravilhoso, né? Sem contar que o momento de colocar o filme novo na máquina era aquela tensão para não errar nada e queimar o filme. Além de não poder abrir a máquina de jeito nenhum para não estragar o filme. Era de chorar. Já aconteceu isso com você? Lembro também que buscar as fotos na loja de revelação era um acontecimento. O coração chegava a disparar quando abria o envelope. Depois vinha o momento de arrumar as fotografias nos plásticos do álbum de papel que davam de brinde. O toque final era colar os adesivos nas fotos. Se lembram dessa cafonice? Lá em casa era um sucesso! E os negativos? Você também guardava todos como um tesouro e nunca revelou nada ou de vez em quando você fazia cópias das fotos preferidas?

7. Internet discada – você esperava pulso livre depois da meia noite e no fim de semana? 

Nos tempos da internet discada, entre os anos 1990 e a primeira metade dos anos 2000, a banda larga era um sonho distante. O som executado pela placa de Fax Modem era o melhor amigo dos internautas dos primórdios, aqueles que esperavam até a noite ou o fim de semana para se conectar sem ter que pagar por minuto de ligação. Você também fazia isso?

Relembre o som da internet discada: parecia que estava chegando um OVNI, né?!

8. Disquetes: usar mil disquetes para gravar apenas um programa e rezar para nenhum disquete corromper. 

Quem nasceu nos anos 2000 pode nem se lembrar dos disquetes, mas eles já foram onipresentes nos computadores de todo o mundo. O auge aconteceu nos anos 90, com mais de 5 bilhões de unidades vendidas por ano. O disquete mais comum era o de 3,5 polegadas (3 ½), que conseguia armazenar 1,44 MB. Hoje, uma simples foto tirada do celular ultrapassa esse tamanho, mas nos anos 80, 90 e início dos 2000 essa capacidade era suficiente para transportar diversos arquivos de um computador para o outro. Para se ter uma ideia da discrepância para os dias atuais, um pen drive baratinho de 16 GB equivale a nada menos que 11.378 disquetes. Fonte: Techtudo

9. Gravar música no rádio

Esperar tocar a música preferida no rádio e apertar correndo o botão para gravar. E torcer para não aparecer nenhuma vinheta ou comercial no meio. Sem contar que era muito legal ganhar uma fita gravada por alguém de presente. Você fazia isso?

Você também usava uma caneta BIC para rebobinar a fita? 

10. Enviar um fax: em um “passe de mágica” o seu documento chegava em outro lugar. 

Hoje em dia a ideia de enviar um documento para alguém é muito fácil, né? Basta escaneá-lo ou tirar uma foto e mandar por e-mail ou por WhatsApp. Porém, na década de 90 não era tão simples assim. Por conta disso, o Fax foi a grande sensação da época! Popularizado em 1970, o equipamento revolucionou os métodos de comunicação e foi muito útil no dia a dia. Você também ficou de queixo caído quando o Fax foi lançado?

11. Colocar bombril na antena da TV para melhorar o sinal. Quem nunca, né? 

12. Agenda de telefone de papel

Decorar ou escrever os telefones na agenda de papel e, muitos anos depois, guardá-los na agenda eletrônica. Já hoje em dia não decoramos quase mais nada, pois tudo está no celular, não é mesmo?

Antes dos smartphones, as agendas eletrônicas eram a salvação!

13. Aparelhos de som, Vitrola, Vinil, K7, CD, Walkman, Discman, MP3 Player e hoje em dia Spotify e ainda ver o vinil voltar à moda. 

E a qualidade do som foi só melhorando!

Vinil / LP:

Fitas Cassete / Fitas K7: 

Aparelho de som antigo:

Micro system: 

Aparelho de som 4X1 era ostentação pura!

Walkman: 

Discman:

MP3 Player:

Evolução do som / música anos 80 e 90: 

14. Escutar CD no carro e torcer para não passar por um buraco. Lembro que foi uma revolução!

A evolução do som automotivo nos anos 80 e 90:

Antigo toca fitas no carro: 

15. Do VHS na locadora, videolaser (ostentação pura), DVD até as plataformas de streaming

Hoje estamos tão acostumados a ter ao nosso alcance nossos filmes ou séries favoritos, seja  no Netflix, Primevideos, DisneyPlus, TVs a cabo, DVDs ou no computador, que é difícil lembrar o maravilhoso impacto que o surgimento do vídeo-cassete doméstico teve em nossas vidas. E lá íamos nós, na sexta-feira à tarde, procurar novos lançamentos na locadora e aproveitar alguma promoção de alugue 3 e pague 2, para passarmos parte do fim de semana curtindo nossos filmes. E, claro, não podíamos nos esquecer de rebobinar as fitas antes de devolvê-las na segunda de manhã.

Filmadora VHS: um clássico nos casamentos, aniversários e apresentações de fim do ano da escola!

Rebobinador video cassete em formato de carrinho: 

Rebobinador video cassete: 

16. Enciclopédias X Internet

Com todo respeito às enciclopédias, mas a vida de pesquisa melhorou MUITO com a chegada do Google e até dos antigos Cadê, Alta Vista e Yahoo. Lembro de ficar horas e horas na biblioteca do colégio escrevendo, escrevendo, escrevendo todas as informações de determinado assunto das enciclopédias. Você também já fez muitos trabalhos escolares com base nas informações das enciclopédias?

Google Anos 90: 

Cadê? 

Alta Vista: 

Yahoo: 

Coleção Enciclopédia Barsa: 

17. Evolução dos Videogames

Qual videogame marcou a sua infância e adolescência nos anos 80 e 90?

Lá em casa foi o Master System. Meus irmãos, primos, amigos e eu passávamos horas e horas jogando e fazendo campeonatos. Nossos jogos favoritos eram: California Games / Jogos de Verão, Super Tennis, Castle Of Illusion, Pato Donald, Lemmings, Shinobi, RC Grand Prix, Captain Silver, Choplifter, Alex Kidd, Asterix, Sonic, Phantasy Star, Safari Hunt, Hang On, entre outros. Você teve? Quais fitas?

Evolução dos videogames ao longo dos anos:

Famosos jogos de video games anos 80 e 90: 

Master System: 

Super Nintendo:

Mega drive:

Atari: 

Famosos jogos do Atari: 

Videogames famosos anos 80 e 90: 

Gameboy:

Conector video game na TV antigo: 

Compartilhe!

3 thoughts on “Grandes revoluções – Vida Anos 80 e 90 X Hoje

  1. Toninho

    Ah, eu tenho saudades do ATARI e até de quando tinha que soprar o cartucho para o jogo funcionar.
    Bonita postagem que me fez viajar no tempo.
    É interessante quando vemos estas tralhas e ver o moderno. e saber que amanhã o novo pode ser uma sucata.
    Ainda mantenho comigo, maquina fotografica, leitor de Disquete, camera de video Panasonic como esta, fichas de telefone, radio relogio eletromecanico,rsrs.
    Grato pela partillha.
    Abraços

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.