100 brincadeiras mais legais da infância nos anos 80 e 90

Criança não precisa de muito para se divertir e ser feliz, né? E quem cresceu nos anos 80 e 90 sabe beeem disso! Fizemos uma seleção com 100 brincadeiras clássicas mais legais da velha infância. Quais eram as suas brincadeiras favoritas? Difícil escolher, né? Meus votos vão para o queimado, elefantinho colorido, passa anel, corre cotia, dança da cadeira, pique bandeira e todos os piques, adedanha / stop, cama de gato, adoleta, jogos baralho, corrida carrinho de mão e cabo de guerra.

Melhor de tudo é que a maioria dessas brincadeiras continua passando de geração para geração e, com isso, conseguimos resgatar as melhores lembranças da nossa infância e ensinar as novas gerações que muitas vezes a melhor diversão está na simplicidade das brincadeiras.

1 – Pular corda

O único objeto para se divertir aqui é a corda! A brincadeira pode ser apenas com uma pessoa ou mais. Na versão com mais pessoas, enquanto duas “batem” a corda e cantam a canção, uma outra pula até a música acabar. Com certeza, você se lembra da música: “um homem bateu na minha porta e eu abri: senhoras e senhores, põe a mão no chão; senhoras e senhores, pule de um pé só; senhoras e senhores, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua”.

2 – Amarelinha

Uma das brincadeiras infantis mais clássicas e que faz grande sucesso até hoje. Com um giz ou pedaço de pedra ou carvão, desenha-se a Amarelinha no chão. As casas são numeradas de 1 a 9 e a criança precisa pular e passar por todo trajeto para chegar a casa 10, o famoso “Céu”. Apesar de simples, o jogo é muito divertido e ajuda no desenvolvimento de habilidades e da coordenação motora.

3 – Batatinha frita / Batatinha frita 1,2,3

Adorava! De costas para o resto do grupo, uma criança, que será a batatinha, fala bem alto: “Batatinha frita um, dois, três!”. Durante essa frase, as outras crianças tentam se aproximar da batatinha, mas precisam paralisar assim que ela acabar de falar e virar de frente para elas. Se alguém for pego se mexendo, está fora, e o primeiro que conseguir encostar nas costas da criança batatinha vence.

4 – Corre Cotia

Esse era o maior sucesso na minha escola! Você se lembra? As crianças formam uma roda e tapam os olhos. Uma das crianças pega um lenço (ou alguma outra coisa pequena), e fica passando por trás das outras crianças que estão na roda, cantando “Corre cotia na casa da tia, corre cipó na casa da vó. Lencinho na mão caiu no chão, moça bonita do meu coração”. Quando a música acaba, ela deixa o lenço cair atrás de uma criança, que ao abrir os olhos, deve correr pra pegar aquela que deixou cair o lenço, que por sua vez, deve correr até tomar o lugar daquela que corria atrás dela. Se conseguir, a criança que foi pega está fora da brincadeira. Se não conseguir, a criança que correu atrás começa o processo de novo, cantando e deixando o lenço cair atrás de alguém.

5 – Queimada / Queimado

Esse ai tinha que tomar cuidado para não sair machucado, mas era diversão na certa. Formam-se dois times que tentam acertar / “queimar” os jogadores do outro time com a bola. Ao acertar alguém, essa pessoa vai para a “prisão”, e ganha o time que conseguir acertar todos os integrantes do grupo oposto.

6 – Bola de Gude / Bolinha de Gude / Bolita

O clássico dos clássicos! Há várias formas de jogar. Uma delas é desenhar um triângulo no chão e as bolinhas escolhidas pelos participantes devem ser posicionadas dentro deste triângulo. Uma bolinha deve ser usada como a ‘atiradora’ para acertar as bolinhas do oponente. Posicione a bola atiradora fora do triângulo e tente acertar as bolinhas do adversário. Para eliminá-las, o objeto precisa sair do triângulo. Quem conseguir tirar mais bolinhas da área demarcada, vence.

7- Batata quente

Todos sentam em círculo e começam a passar a bola muito rápido, enquanto uma pessoa fica de fora falando “batata quente, quente, quente…, queimou!”. Quando o chefe grita “queimou!”, quem estiver com a bola na mão sai do jogo.Vence quem ficar por último.

8 – Pega-Pega / Pique-Pega

Quem nunca brincou de pega-pega / pique-pega na infância, não é mesmo? Essa é uma das brincadeiras mais populares e que todos gostam. Um jogador é o pegador e os outros devem ser pegos. Enquanto o pegador conta até 10, os jogadores correm para chegar até um ponto de segurança sem serem pegos.

9 – Pique-Esconde / Esconde-Esconde

Impossível encontrar alguém que nunca tenha brincado de esconde-esconde! Uma criança fica contando enquanto as outras se escondem. Após a contagem, a criança sai para procurar os amiguinhos nos esconderijos.

10 – Pique Polícia e Ladrão / Polícia e Ladrão

Os jogadores se dividem em grupos. Um deles será a polícia e o outro o ladrão. O grupo que for o ladrão deve correr do grupo da polícia.

11 – Pique-Cor / Pique das Cores

O participante da vez fala uma cor, por exemplo, verde. Todos correm para tocar algum objeto da cor solicitada. Quando o jogador pegar uma criança ela deverá ser o próximo pegador e continuar a brincadeira.

12 – Pique-cola

Um time de pegadores corre para pegar (“colar”) os participantes da equipe adversária. Os participantes colados devem permanecer parados até que um companheiro livre toque nele e o “descole”. Quando todos os participantes de uma equipe forem “colados”, invertem-se os papéis.

13 – Pique-cola americano / Pique Pega Americano

É uma variação do Pique-cola. Mas, para ser “descolado”, é preciso que alguém passe no meio das pernas do “colado”.

14 – Pique Altinho / Pique Alto / Pique Escada

O jogador escolhido para perseguir esconde o rosto e inicia a contagem, enquanto os outros procuram lugares altos para se esconder. Aquele que não conseguir, está com o pique, passando a ser o perseguidor.

15 – Pique corrente / Pique Dragão Chines

Era um dos meus favoritos! No pique corrente ou pique dragão chinês alguém fica com o pique. Mas, em vez de passar o pique quando pega outro jogador, este (e todos os demais que forem pegos) têm que dar a mão ao pegador e ajudá-lo em sua tarefa. O pique não vale se a corrente  se separar. O jogo termina quando o último jogador for finalmente pego.

16 – Pique-tá

É conhecido por muitos nomes, como pique-tapinha, pique-já e pique-morte. Um jogador é escolhido para pegar e determina-se o local do pique. Iniciada a perseguição, estará a salvo aquele que chegar ao pique antes de ser apanhado. Se alguém for pego, será o pegador na próxima rodada. Durante a brincadeira, muitas vezes também é permitido salvar todos os participantes, conseguindo chegar primeiro ao pique sem ser pego e gritar: “Salvar todos!”

17 – Pique-fruta

É muito parecido com o pique-tá. Mas, nesta versão, para que o participante não seja apanhado, ele precisa gritar o nome de uma fruta, não devendo, entretanto, repetir os que já tenham sido ditos. Quem for alcançado e não atender a esta regra será o pegador na próxima rodada.

18 – Pique-estátua

Como nos demais, o pegador é escolhido e começa a correr atrás das outras crianças. Quando uma delas se vê quase alcançada, deve ficar imóvel como uma estátua. Se mexer, a pegadora bate nela, passa-lhe o pique e assim define-se um novo pegador.

19 – Pique-parede

No pique-parede os participantes, para se salvarem da perseguição, escolhem como local do pique uma parede. Precisam fugir da perseguidora, alcançar a parede antes de serem pegos e gritar: “Parede!”

20 – Pique-ajuda

É também conhecido como pique-polícia e deus-me-ajude. Os participantes que forem pegos ao longo da brincadeira passam a ajudar na tarefa de pegar os outros, colocando-se nas proximidades do pique, para evitar que algum participante se aproxime e se libere da perseguição. A brincadeira termina quando todos são pegos. Na próxima rodada, o perseguidor será o primeiro ou o último a ser tocado, dependendo do que for combinado entre os jogadores.

21 – Pique-gelo

No pique gelo, quando um jogador é pego, deve ficar congelado onde estiver imediatamente. Às vezes, a brincadeira segue a regra de que outros jogadores – que ainda não foram pegos – podem descongelar os congelados, mas pode-se brincar também determinando que aquele que está com o pique só ganha quando todos os demais tiverem sido congelados.

22 – Cada Macaco no seu Galho

O grupo forma uma roda e um dos participantes fica no centro. Os jogadores da roda irão perguntar: “Que horas são?”. Quem está no meio responde e o grupo faz a mesma pergunta outras vezes. Até que o participante do centro da roda responde: “Cada macaco no seu galho!”. Todas as outras crianças correm e sobem em algum lugar alto, onde estão a salvo. Quem o pegador tocar vai para o meio da roda e a brincadeira recomeça.

23 – Corrida com colher

Essa versão de corrida exige maior concentração e coordenação motora. Para ganhar, é necessário chegar até a linha final segurando uma colher que, por sua vez, equilibra um limão ou, para maior dificuldade, um ovo. Se o objeto cair, retorne ao início.

24 – Bobinho

É necessária uma bola e ao menos três pessoas. Uma criança será o bobinho e tem que conseguir pegar a bola enquanto os outros a jogam entre si. Quem jogar e tiver a bola apreendida pelo bobinho será o bobinho da vez.

25 – Três cortes / Cinco Cortes

Com uma bola, as crianças ficam trocando passes com os colegas e contando até três ou cinco (cada passe é um número). No terceiro ou quinto passe, a criança dá um “corte” na bola tentando acertar um dos outros participantes. Quem levar a bolada sai da brincadeira. Vence quem não for queimado. O mesmo vale para cinco cortes.

26 – Cabra-Cega / Cobra-Cega

A cabra-cega (ou cobra-cega) é uma brincadeira semelhante ao pega pega. Entretanto, nela, o pegador tem os olhos vendados e procura os jogadores utilizando outros sentidos, além da visão.

27 – Quente ou Frio

Muito semelhante à cabra-cega (ou cobra-cega), no “quente ou frio”, o jogador vendado busca encontrar algum objeto. Para isso, é guiado pelos colegas apenas com as orientações sobre estar quente (próximo ao objeto) ou frio (distante do objeto).

28 – Gato Mia

Todos devem fazer uma roda, sentados no chão e com os olhos tampados. Deve ser escolhido que vai ‘miar’, depois quem vai adivinhar quem miou.

29 – Passa Anel / Passar Anel

Adorava essa brincadeira! Apesar do nome, qualquer objeto pequeno pode fazer o papel do anel! Cada participante fica com suas mãos unidas, mas entreabertas na parte de cima, para que possa receber o item. A criança que estiver segurando o objeto deverá encostar nas mãos de quem estiver na brincadeira. A missão? Passá-lo disfarçadamente para alguém! Então, toda sutileza é muito bem-vinda! O jogador escolhido deverá adivinhar com quem o item está.

30 – Empinar Pipa / Soltar Pipa / Papagaio

Empinar pipa é uma brincadeira para fazer em parques ou na rua. É só ter uma pipa, observar o vento para que seja mais fácil fazê-la subir e pronto! Brinquedo feito de armação de varetas que é mantido no ar por meio de uma linha. Normalmente, é feita com varetas de bambu ou outra madeira do tipo, linha, folhas de papel de seda e cola. A montagem da pipa fica a critério da criatividade, mas não se pode esquecer de que a rabiola tem papel fundamental para que ela possa voar.

31 – Marco Polo

É uma brincadeira tradicional de piscina, sendo uma variação do Pega-Pega. Várias pessoas podem brincar, sendo que uma delas deverá ser escolhida para ser o “pegador”. Com os olhos vendados, ela deve contar até 10 e gritar “MARCO” e a outras pessoas devem responder “POLO”. Com o som das vozes de quem gritou, o “pegador” deve ir atrás das pessoas. Quem for pego primeiro, será o novo “pegador”.

32 – Cinco Marias / Jogo das Pedrinhas

Essa é uma brincadeira que exige mais agilidade e é indicada para crianças um pouco maiores. Primeiro, encontre 5 pedrinhas que tenham mais ou menos o mesmo tamanho e comece jogando-as no chão. A seguir, pegue uma delas e jogue para cima e com a mesma mão pegue outra pedra do chão e volte para aparar a pedra que jogou para o ar. Faça isso com todas as pedrinhas. Nas rodadas seguintes, o processo é repetido, mas em vez de pegar uma pedra por vez, pega-se duas, depois três e assim sucessivamente.

33 – Telefone sem fio

Brincar de telefone sem fio rende boas risadas, mas também é interessante para desenvolver a atenção e memória dos pequenos. Forma-se um uma roda e o primeiro participante cria uma frase e conta no ouvido de quem está ao lado, que repassa a mesma frase para o próximo e assim sucessivamente. Quando chegar no último participante, ele fala em voz alta a frase. O mais engraçado é que a frase vai sendo modificada de acordo com o que os ouvintes entendem, então ao final a sentença pode estar completamente diferente do que foi dito pelo primeiro participante.

34 – Telefone de barbante / Telefone de lata 

Telefone de lata ou Telefone de barbante é um brinquedo utilizado por crianças para imitar uma ligação de telefone. Duas latas ou copos plásticos unidos por um barbante permitem a comunicação à distância, transmitindo as ondas da voz pela vibração do barbante.

35 – Stop / Adedanha / Adedonha sem papel

Adoro até hoje! A adedanha, também conhecida como adedonha ou stop!, é um jogo que testa os conhecimentos dos participantes. Para isso, são definidas uma série de categorias (lugar, nome, comida, objeto, etc.) que devem ser preenchidas com uma letra sorteada. Cada resposta correta rende 15 pontos aos participantes. No caso de respostas coincidentes entre os participantes, a pontuação é diminuída para 10 pontos (o critério de pontuação pode variar, de acordo com os participantes). Vence quem ao final das rodadas somar a maior quantidade de pontos.

36 – Jogo da Velha

Outro clássico! Já aproveite o papel e a caneta nas mãos para brincar de jogo da velha! A disputa fica ainda mais legal quando tem mais de duas pessoas brincando. Quem perde dá lugar a outro participante e é possível brincar acumulando pontos a cada vitória.

37 – Bolinha de Sabão

Um copo com um pouco de água, detergente e um canudo. Isso é o suficiente para que as crianças se divirtam por muito tempo fazendo bolhinhas de sabão.

38 – Pique Bandeira / Pique Bandeirinha / Rouba Bandeira / Bandeirinha / Salve Bandeira

Para brincar, será preciso montar 2 times com o mesmo número de membros. E aqui vai uma ótima dica: quanto mais gente, melhor! Cada equipe terá que capturar uma bandeira que fica na base do time adversário. Mas, atenção! Se for pego no caminho por alguém da outra equipe, ficará “colado”, só podendo sair quando um companheiro “descolar”.

39 – Detetive de Papel

Um grupo forma um círculo e cada jogador sorteia um papel. Em um dos papéis está escrito “assassino” e, em outro, “detetive”. Nos demais, está escrito “vítima”. A função do assassino é matar todas as vítimas dando uma piscada para elas, de forma que o detetive não perceba. Quando o assassino pisca para uma vítima, ela deve dizer “morri”. A função do detetive é descobrir quem é o assassino. Se descobrir quem ele é, deve dizer “preso em nome da lei”. A brincadeira acaba quando todas as vítimas morrem ou quando o assassino é preso. Aí, é feito um novo sorteio.

40 – Escravos de Jó

As crianças se sentam em um círculo. Cada um deve ter nas mãos uma pedrinha ou um objeto pequeno que será passado de uma criança para outra, numa coreografia de ‘vai e vem’ de acordo com o ritmo da música ‘Escravos de Jó’. Você se lembra da música?

  • Escravos de Jó jogavam caxangá.
  • Tira, (cada criança levanta a pedra que está em suas mãos)
  • Bota, (colocam a pedra novamente no chão)
  • Deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
  • Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)
  • Fazem Zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)
  • Zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam)
  • Zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)

41 – Cobrinha

Duas pessoas seguram as pontas de uma corda comprida, sentadas no chão. Elas começam a fazer um movimento de cobrinha com a corda no chão. As crianças da fila começam a pular a cobrinha. De vez em quando a dupla que movimenta a corda levanta a cobrinha do chão. Quem a corda tocar sai da brincadeira.

42- Bate-Bate / Bat -Bag / Bolimbolacho

Um brinquedo simples e que fez muito sucesso com a garotada nos anos 80 e 90. Quem curtia o Bate-Bate / Bat -Bag / Bolimbolacho? E quem se lembra da dor quando a bolinha batia na mão?

43 – Elefante Colorido / Elefantinho Colorido

O elefante-colorido tem o desafio de encontrar as cores no mundo real. Funciona como um diálogo, em que o mestre fala e os participantes respondem: Elefante colorido. Que cor ele é?Azul. Após pronunciar a cor, todas as crianças precisam tocar em algo da cor citada. Quem for o último é eliminado da brincadeira, até sobrar apenas um vencedor.

44 – Bafo

Cada criança entra no jogo com suas figurinhas. São colocadas algumas por vez no centro da roda e as crianças vão batendo as mãos sobre as figurinhas, tentando virá-las. Quando conseguir virar alguma, essa figurinha passa a ser de quem a virou. O jogo acaba quando uma das crianças fica sem figurinhas.

45 – Gato e o Rato

Os jogadores devem decidir quem será o rato e quem será o gato. O gato corre atrás do rato até conseguir pegá-lo.

46 – Bexiga / Balão 

As crianças adoram essa brincadeira. A dinâmica é simples: jogue o balão para cima e os participantes não podem deixá-lo tocar no chão. Para a atividade ficar ainda mais divertida, você pode fazer com mais de um balão ou pedir para que a criança coloque uma mão para trás e toque no balão somente com a outra mão.

47 – Pular Elástico

Uma brincadeira clássica nas ruas e nas escolas. Você curtia? Pular elástico vai ficando mais difícil conforme sobe a altura dele, que começa nos calcanhares e vai até o pescoço. O ideal é que duas crianças fiquem aproximadamente 2 metros afastadas uma da outra, enquanto a outra se posiciona no centro do elástico para fazer todos os movimentos da cantiga. Pode pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro. Se errar, o participante troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico.

48 – Mestre Mandou / Seu Mestre Mandou

O grupo define quem será o mestre, que vai comandar a brincadeira. Ele diz: “Seu mestre mandou!” Todos perguntam: “Fazer o quê?” Aí ele inventa tarefas para o grupo: pular numa perna só, buscar um lápis vermelho, colocar a mão na cabeça, achar uma flor etc.

49 – Cama de Gato / Brincadeira com barbante 

Sucesso garantido até hoje! A cama de gato, ou também chamada de brincadeira com barbante, consiste em trançar um cordão entre os dedos das duas mãos formando desenhos e, à medida que é passada de uma criança para outra, não pode deixar que desmonte a cama de gato.

50 – Come Come de papel / Abre e Fecha

O Come Come ou Abre e Fecha era febre na escola para ajudar a desvendar o futuro! Cada dobradura aberta era uma revelação bombástica. As perguntas mais clássicas eram: se vai casar ou não, com quem, com quantos anos vai casar, se terá filhos, com que idade e quantos, se será bonito ou feio, profissão, se será rico ou pobre, qual carro terá e tudo mais que a imaginação permitia. Uma brincadeira simples, feita apenas com um pedaço de papel, mas que deixou uma grande saudade!

51 – Aviãozinho / Gaivota de Papel

O avião de papel é um brinquedo feito, em geral, de uma única folha de papel, normalmente sem cortes e sem o uso de colas ou adesivos, utilizando-se apenas a técnica de dobraduras. Por isso, a prática de construção de aviões de papel é muitas vezes referida como origami. O desafio é fazer um que voe mais alto e rápido.

52 – Barquinho de Papel

Acho que é difícil encontrar uma criança que nunca fez e brincou com um barquinho de papel.

53 – Chapéu de Soldado de papel ou jornal 

O mesmo para a produção de chapéu de soldado com jornal ou papel. Você também fazia?

54 – Forca

Um jogo adorado até hoje! A criança escolhe uma palavra e a representa no papel apenas com risquinhos correspondentes a cada letra. A outra pessoa tenta adivinhar a palavra ‘chutando’ uma letra de cada vez. A cada erro, um pedaço de um boneco aparece na forca até ser totalmente completo / enforcado ou a palavra ser descoberta.

55 – Caderno Perguntas & Respostas / Caderno de Perguntas / Caderninho de Perguntas

Antes mesmo das Redes sociais, as pessoas, principalmente adolescentes, já davam seu jeitinho para saber mais sobre a vida alheia. Um dos mais conhecidos instrumentos desenvolvidos para essa função, e muito popular em escolas, foi o preenchimento do “Caderninho de Perguntas”. A dinâmica consistia em oferecer o caderno, cheio de questões, para que as pessoas mais variadas respondessem. As perguntas iam desde questionamentos sobre o nome e idade até coisas mais picantes como o famoso “Você é Virgem?”, com o tempo, e tantas respostas, o caderninho se tornava uma ferramenta importante para sondar a paquera ou para conhecer melhor gostos, pensamentos e curiosidades sobre os colegas de sala.

56 – Jogo dos Pontinhos / Feche / Ligue os pontinhos 

Um jogo simples e muito divertido! Para começar, desenha-se um tabuleiro com pontos (7×7, 10×10, etc.) Cada jogador, alternadamente, deve unir dois pontos adjacentes com uma linha (horizontal ou vertical). O objetivo é formar quadrados, cada quadrado vale um ponto para o jogador que o completa. Ao completar um quadrado, o jogador deve colocar uma letra que o identifique. Ao fim, o jogador que tiver conquistado mais quadrados vence a partida.

57 – Batalha Naval

No jogo, cada jogador recebe um mapa dividido em quadrados com suas representações nos eixos x e y (vertical e horizontal, letras e números). Em geral, os mapas possuem uma proporção de 10×10. Na horizontal, números de 1 a 10 e na vertical, letras de A a J. Recebe também embarcações de tamanhos distintos que devem ser distribuídas no mapa, sem que o adversário saiba sua localização. Em geral, as embarcações são: porta-aviões (5 quadrados), navios-tanque (4 quadrados), cruzador (3 quadrados) e submarino (2 quadrados). Em turnos alternados, os jogadores bombardeiam o mapa adversário (três tiros por turno), a partir de coordenadas com o objetivo de afundar as embarcações adversárias. Bombas que erram o alvo recebem a informação “água” e bombas exitosas, “fogo”. Vence quem afundar toda a frota do adversário.

58 – Corrida de Caneta

A criança ou adulto precisa segurar a caneta na vertical com a ponta do dedo, e com a outra mão dar um toque no meio da caneta para impulsionar e iniciar a corrida. Pode usar a criatividade e colocar regras que dificultem a corrida, faça pistas com mais curvas, coloque obstáculos. Para identificar melhor os corredores, use canetas com cores diferentes.

59 – Jogo do Futuro

Esse jogo foi uma febre na minha escola. Quando sonhávamos em casar aos 24 anos, ser médica, milionária, ter uma BMW, ter 4 filhos, morar em uma mansão e casar com o Crush.

60 – Cirandas (brincadeiras de roda)

Músicas da infância que guardamos até hoje na memória e no coração. Quem também ainda sabe cantar?

“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia, vamos dar. O anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas, era pouco e se acabou. Por isso Dona Chica entre dentro dessa roda, diga um verso bem bonito: Batatinha quando nasce esparrama pelo chão. Menininha quando dorme põe a mão no coração. Diga adeus e vá-se embora.

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia, vamos dar. O anel que tu me deste era vidro e se quebrou. O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. Por isso Dona Chica entre dentro desta roda, diga um verso bem bonito: A-do-le-ta, Le petit petit to la, le café com chocolá A-do-le-ta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu. Puxa o rabo da pantera, quem saiu foi ela. Tapa o furo do pneu, quem saiu fui eu. Diga adeus e vá-se embora.

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia, vamos dar. O anel que tu me deste era vidro e se quebrou. O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.  Por isso Dona Chica entre dentro desta roda, diga um verso bem bonito: A galinha do vizinho bota ovo amarelinho. Bota um, bota dois, bota três, bota quatro, bota mil. Diga adeus e vá-se embora”.

61 – Caça ao Tesouro

Um adulto esconde um “tesouro” (que pode ser qualquer coisa, desde um brinquedinho de uma das crianças o até um saco de frutas ou doces) e elabora pistas que levarão os pequenos a encontrá-lo. As pistas devem ter a ver com o caminho que deverá ser feito até chegar a ele. Juntas, as crianças seguem as pistas e trocam ideias caso haja dúvidas. No final, encontram o tesouro e brincam ou lancham todas juntas.

62 – Mímica

Uma criança sozinha ou em grupo decide por um objeto, animal, filme ou qualquer outra coisa que será encenada e anotará em um papel. O outro grupo de crianças tem que adivinhar a palavra escolhida.

63 – Pular Carniça / Pula Carniça

As crianças se posicionam em fileiras, agachadas apoiando as mãos no joelho. Uma a uma, as crianças vão pulando pelas costas dos amigos e voltando à posição inicial logo à frente.

64 – Vivo ou Morto / Morto Vivo

Nesta brincadeira, um participante é escolhido como líder e deverá ficar de frente para os demais. Quando o líder disser “Morto!”, todos deverão agachar e, quando ele disser “Vivo!”, todos deverão dar um pulo e ficar em pé. Quem não seguir exatamente o comando do líder é eliminado da brincadeira. Ganha quem ficar por último na brincadeira.

65 – Careca e Cabeludo

No estilo de Morto e Vivo, Careca: mãos coladas na cabeça e Cabeludo: mãos longe da cabeça.

66 – Estátua

Estátua é uma brincadeira infantil em que seus participantes devem permanecer imóveis (como estátuas) por um tempo determinado. Os participantes podem ser avaliados por sua criatividade e por sua capacidade de concentração durante a tarefa.

67 – Corrida carrinho-de-mão

Ai minha coluna, mas era muito divertido!  Um dos participantes deve apoiar as mãos no chão, enquanto o outro o segura pelas pernas. Quando a corrida é autorizada, as duplas correm – um com os pés e o outro com as mãos, simulando um carrinho-de-mão. Ganha quem chegar primeiro à linha de chegada!

68 – Corrida de saco / Corrida do Saco / Corrida nos Sacos 

Outro sucesso era a corrida de saco!  Para essa brincadeira, é preciso ter sacos grandes e resistentes, em que as crianças possam entrar e ficar de pé. Dois times se posicionam lado a lado, em filas indianas, atrás de uma linha de partida. Quando é dado um sinal, a primeira criança da fila entra no saco e faz um percurso pulando. O trajeto termina de volta à linha de partida, onde ela entrega o saco à segunda criança da fila, que deve completar o mesmo percurso e passar o saco à terceira, e assim por diante. Vence o time que terminar primeiro.

69 – Adoleta

“Adoleta, lê pêti, pêti pô lá. Lê café com chocolá, adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu. Puxa o rabo da pantera quem saiu foi ela…” Há inúmeras brincadeiras feitas com as mãos, cada uma com músicas e movimentos específicos, como adoleta e babalu, mas no geral todas são bem parecidas. Primeiro, começa-se batendo as palmas e fazendo os gestos devagar. Com cuidado, todos vão aumentando a velocidade para não errar.

“Ba-ba-lu. Babalu é califórnia. Califórnia é babalu. Estados Unidos. Balança o seu vestido. Pra frente. Pra trás. 1, 2, 3. Ba-ba-lu. Babalu foi à escola. Aprender o beabá. A danada professora. Me ensinou a namorar. Sete e sete são 14. Com mais sete, 21. Tenho sete namorados. Só posso casar com 1”

70 – Jogos de Sombras

Com as luzes principais apagadas, acende-se uma luz indireta – como um abajur, uma vela ou uma lanterna – e começa a brincadeira. Cada pessoa projetará na parede, com as duas mãos, formatos de animais e objetos, para que os outros adivinhem o que é.

71 – Pedra, Papel ou Tesoura / Joquempô / Jokenpô

É um jogo de sorte ou azar. Os jogadores devem ficar com as mãos escondidas para trás. Todos deverão falar “pedra, papel ou tesoura” e posicionar as mãos na opção escolhida. A mão fechada significa a pedra, mão aberta significa papel, dois dedos (o indicador e médio) significam a tesoura. Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a). Tesoura ganha do papel (cortando-o). Papel ganha da pedra (embrulhando-a).

72 – Fui à feira…

Um jogador diz: “Fui à feira comprar…” e o próximo deve repetir a frase e acrescentar um novo produto.

73 – Cara ou Coroa

Cara ou Coroa é um jogo simples, que consiste em atirar uma moeda ao ar para então verificar qual de seus lados ficou voltado para cima após sua queda. É comumente utilizado para se escolher entre duas alternativas ou para resolver uma disputa entre duas partes.

74 – Bexiga d’água

Jogar bexigas cheias de água uns nos outros. Diversão na certa para a garotada!

75 – Cabo de Guerra

Adorava! Os participantes se dividem em dois grupos iguais. Um grupo segura numa ponta da corda e o outro na outra. Ganha o grupo que puxar mais a corda com mais força.

76 – Uni Duni Tê

Mais do que uma brincadeira, o uni-duni-tê é um método de escolha utilizado em diversas brincadeiras infantis. Nele, é recitada uma parlenda: “Uni, duni, tê. Salame minguê. O sorvete colorê. O escolhido foi você. Lá em cima do piano. Tem um copo de veneno. Quem bebeu, morreu. O azar foi seu. Ma-mãe man-dou. Eu es-co-lher. Es-te da-qui. Mas co-mo eu sou. Mui-to tei-mo-so. Eu vou es-co-lher. Es-te da-qui!”

77 – Dança da Cadeira / Dança das Cadeiras

Era o ponto alto das festinhas e eventos! Os participantes ficam dançando em volta de várias cadeiras durante uma música. Ao parar a música, todos devem se sentar nas cadeiras. Quem não conseguir sentar sai do jogo. Uma cadeira tem que ser retirada sempre que alguém sair do jogo. Pura adrenalina!

78 – Coelhinho sai da toca

Adorava essa brincadeira! Improvise as tocas com bambolês, cordão ou até mesmo uma demarcação com giz. Distribua as tocas pelo chão e cada criança deverá ficar dentro de uma. Sempre que você gritar: “Coelhinho sai da toca”, as crianças devem trocar de bambolê. Quem ficar de fora precisa esperar a próxima rodada. A cada rodada você deve tirar um bambolê.

79 – Barra-manteiga

Faça dois riscos no chão e divida a criançada em dois times. Uma criança deve ir até o time adversário e bater de leve na mão de cada um dos amigos, até que, sem aviso, escolhe um colega, bate mais forte e volta correndo para sua equipe. Se for pego, passa a integrar o time adversário!

80 – Dança da Corda

Coloque duas pessoas segurando as pontas da corda, para que ela fique esticada. Com as costas inclinadas para trás, os participantes devem passar por debaixo da corda. Conforme todos vão passando, a corda vai sendo abaixada para aumentar o nível de dificuldade. Quanto mais baixo, mais difícil. Quem não conseguir passar, está fora da brincadeira até que sobre apenas um.

81 – Jogo do Pisca

Duas pessoas devem ficar paradas uma de frente para a outra, se encarando, sem piscar. Quem piscar primeiro perde a rodada e o jogo se inicia mais uma vez. Para ficar mais engraçado, pode fazer algumas caretas ou tentar chamar a atenção do adversário. Só não vale assoprar no rosto da outra pessoa.

82 – Espelho

O grupo deve formar duplas e se posicionar de frente para o amigo. A ideia é que um imite os movimentos do outro, o mais semelhante possível. Uma terceira pessoa deve ser o responsável por avaliar quem é que está fazendo os movimentos mais parecidos com o do colega.

83 – Carrinho de Rolimã

Pequeno carro de madeira, construído em uma tábua ou caixote sobre quatro rolimãs. A criançada brinca equilibrando-se em cima do carrinho em movimento.

84 – Taco / Bets / Betcha

Dois times, cada um com dois integrantes, um time joga a bola tentando derrubar uma pequena armação, normalmente feita de gravetos ou palitos de sorvete, o outro time rebate, tentando evitar isso. Quando o rebatedor consegue rebater a bola, os dois rebatedores trocam de lado, cruzando os tacos no meio do caminho, e aí o ponto é marcado. Quando aquele que joga a bola consegue derrubar a armação (chamada de casa), então os jogadores trocam função. Quem rebatia, passa a lançar a bola, e vice versa.

84 – Pé de Lata

Amarra-se cordas ou barbantes em latas de alumínio. Depois, o desafio é se equilibrar sobre as latas, segurando as cordas e andar por ai.

85 – Luta de Polegares / Luta do Dedão / Guerra de Polegar

A luta de dedão (ou ainda guerra de polegar) é uma tradicional brincadeira que acabou virando um esporte individual, inclusive com um campeonato mundial.

86 – Peteca

Você sabia que a peteca não é somente um jogo infantil? Ela também é um esporte declarado oficial no Brasil. Peteca é um nome de origem tupi, que significa bater com as mãos. A peteca tradicional é feita artesanalmente com penas de galinha, palha de milho, barbante e areia. Mas, podemos confeccioná-la também em casa com materiais reutilizáveis.

87 – Parlendas

As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro. Relembre as Parlendas mais famosas. Quais você se lembra?

1. “Corre cutia, na casa da tia. Corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita, do meu coração… Um, dois, três!”

2. “Dedo mindinho, Seu vizinho, Pai de todos, Fura bolo, Mata piolho.”

3. “Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão. Menininha quando dorme põe a mão no coração.”

4. “Chuva e sol, casamento de espanhol. Sol e chuva, casamento de viúva.”

5. “Meio dia, Panela no fogo, Barriga vazia. Macaco torrado, Que vem da Bahia, Fazendo careta, Pra dona Sofia.”

6. “Uni, duni, tê, Salamê, mingüê,Um sorvete colorê, O escolhido foi você!”

7. “Quem cochicha, O rabo espicha, Come pão Com lagartixa”

88 – Salada Mista

Se você foi criança antes da era da tecnologia, com certeza já brincou de salada mista com amigos da escola ou do bairro. Salada Mista = um aperto de mão, um abraço e um beijo. Algumas crianças também utilizam outras frutas nesta brincadeira para aumentar as possibilidades como o pêssego que significa um selinho, abacaxi que significa uma mordida e a banana que significa um beijo no canto da boca.

89 – Verdade ou Consequência / Verdade ou Desafio

Com todos os amigos sentados em uma roda, uma pessoa gira uma garrafa ou caneta. Quando a ponta dela para na direção de um dos participantes, este faz a pergunta “Verdade ou Consequência” para a pessoa que está na direção do fundo da garrafa / caneta. Se a pessoa escolher responder uma “verdade”, quem está na direção da ponta da garrafa / caneta vai ter que responder sem mentir. Caso escolha “consequência/ desafio”, uma tarefa deve ser proposta.

90 – Chicotinho queimado

Chicotinho queimado é uma brincadeira de rua antiga. Trabalha a agilidade e a percepção, desafiando aos participantes a não desistirem até que encontrem o que buscam. Todas as crianças se sentam em uma roda. Escolhe-se uma delas para ficar do lado de fora. Todas as demais cantam a canção: “Chicotinho queimado… Vale dois cruzados… Quem olhar para trás…Toma chicotada”.

91 – Jogar Bola

Uma simples bola já é a garantia de uma infinidade de brincadeiras. Você gostava de jogar bola? Qual era o seu jogo favorito?

92 – Trava-línguas

Os trava-línguas são um conjunto de palavras que se apresentam como um grande desafio para a pronúncia. Isso acontece por causa de seus sons parecidos, que precisam ser muito bem articulados e que, quando pronunciados numa sequência, se tornam muito difíceis. Por esse motivo, os trava-línguas costumam ser motivo de disputa e muita brincadeira entre amigos.

Relembre alguns trava-línguas que fazem sucesso até hoje: 

  • O tempo perguntou pro tempo: quanto tempo o tempo tem? O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem!
  • O rato roeu a roupa do rei de Roma.
  • O doce perguntou pro doce: qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce? O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce, é o doce de doce de batata-doce.
  • Num ninho de mafagafos tem cinco mafagafinhos, quem os desmafagamizar, bom desmafagafizador será!
  • Um prato de trigo para três tigres tristes.
  • Casa suja, chão sujo.
  • Meio dia macaca Sofia, panela no fogo, barriga vazia.
  • Bagre branco, branco bagre.
  • A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.

93 – Bambolê

Aquele círculo colorido de plástico tem o poder de divertir por um bom tempo crianças de todas as idades, até mesmo as menores que não conseguem girar bem o aro. Na cintura, com movimentos do quadril, nos pulsos ou pescoço, o bambolê é diversão garantida!

94 – Pião

O pião é um brinquedo confeccionado em madeira e que vem com um barbante. É só enrolar o fio no pião e depois puxar bem rápido para que ele saia rodopiando. Para deixar a brincadeira mais interessante, pode ser criada uma disputa para ver qual pião fica rodando por mais tempo.

95 – Dominó

Um dos jogos mais clássicos do mundo e que vem acompanhando gerações e mais gerações. Você sabia que o jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C?

96 – Pega Varetas / Pega Vareta 

Faz sucesso até hoje! Para jogar, você tem que retirar todas as varetas, uma por uma, sem mexer nas outras. Cada cor equivale a uma pontuação. Ganha quem fizer mais pontos.

97 – Resta 1

Resta um é um quebra-cabeça no qual o objetivo é, por meio de movimentos válidos, deixar apenas uma peça no tabuleiro. No início do jogo, há 32 peças no tabuleiro, deixando vazia a posição central. Um movimento consiste em pegar uma peça e fazê-la “saltar” sobre outra peça, sempre na horizontal ou na vertical, terminando em um espaço vazio. A peça que foi “saltada” é retirada do tabuleiro. O jogo termina quando não é mais possível fazer nenhum outro movimento. Nesta ocasião, o jogador ganha se restar apenas uma peça no tabuleiro.

98 – Baralho

Quem não curte uma boa jogatina de cartas, né? Entre os jogos de baralho mais famosos estão: Buraco, Paciência, Canastra, Poker, Truco, Rouba Monte / Rouba Montinho, Burro deitado e Burro em pé, Tapão, Pife, Mau Mau, Tranca, Sueca, Escopa, UNO, Fedor, Tapa, Blackjack, Bridge, Copas, Mexe-Mexe, Mico. Qual era o seu jogo favorito?

99 – Mico Preto 

O jogo Mico Preto sempre rende boas risadas! Você jogava?

100 – Futebol de Botão / Futebol de Botões 

Você sabia que o futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, que, primeiro jogava com botões de madeira, passando posteriormente a usar os botões de plástico? Você curtia?!

101 – Totó / Pebolim / Pacal / Futebol de Mesa

Até hoje me lembro da emoção de ganhar de aniversário uma mesa de Totó do meu pai. Meus irmãos e eu passávamos horas e horas jogando com primos e amigos. Era muito legal!

102 – Io-Io / Ioio / Yoyo / Yo-Yo

O Io-Io já era popular no Brasil e ficou ainda mais conhecido quando a Coca-Cola lançou a promoção em duas épocas diferentes. A primeira em 1982 e a segunda em 1995. Esta última me lembro que foi a maior febre entre crianças e adolescentes. Até quem não tinha habilidade com o brinquedo se arriscava em algumas manobras. Entre os modelos tinha o “Coca-Cola Galaxy”, o mais raro e cobiçado. Qual você tinha?

103 – Estilingue / Atiradeira

Longe de ser politicamente incorreto, o estilingue – ou atiradeira – era usado sim pra matar passarinhos naquele tempo. Mas, também tinha outras brincadeiras menos condenáveis, como um campeonato de derrubar latas com estilingue.

104 – Aro

Simples, mas muito divertido! A ideia é rolar um pequeno aro, controlando por um arame, sem que deixe o aro cair.

Aproveite para conferir 50 brinquedos populares que sobreviveram à tecnologia: 

50 brinquedos populares que sobreviveram à tecnologia

Compartilhe!

3 thoughts on “100 brincadeiras mais legais da infância nos anos 80 e 90

  1. Regina Paulina Costa dos Santos

    Sensacional, muito bom trazer de volta brincadeiras extremamente saudáveis e desenvolvendo tantas habilidades.
    Mostrando as crianças que existe um grande universo a ser explorado, além da “tecnologia”.

    Reply

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.