Sonhos de consumo de muitas crianças e adolescentes dos anos 80 e 90, selecionamos os 25 brinquedos tecnológicos que mais fizeram sucesso nos anos 80 e 90. Você tinha algum da lista? Qual era o seu favorito?
1 – Genius
Certamente um dos maiores clássicos dos anos 80! Produzido pela Estrela, o Genius era a versão brasileira do Simon, criado anos antes pela americana Hasbro. Você tinha que ir apertando os botões na mesma sequência em que acendiam para continuar no jogo. Foi o primeiro brinquedo eletrônico comercializado no Brasil.
2 – Meu Primeiro Gradiente:
Objeto de desejo das crianças nas décadas de 1980 e 1990, a primeira versão do brinquedo vinha com entrada para fita cassete, botões de controle pausa, avançar, parar e retroceder e um microfone. Era o máximo!
3 – Tamagotchi:
Lançado em 1996, logo se tornou uma febre no mundo todo! Não era raro ver crianças dando carinho, comida ou remédios para seus bichinhos virtuais. O original foi lançado pela Bandai, mas diversas versões de outros fabricantes logo se amontoaram pelas lojas.
4 – Pense Bem:
Toda criança na década de 90 queria ter um Pense Bem! O mini-computador vinha com disquetes e livros de perguntas sobre temas diversos, como matemática, geografia e história. Mas, alguns eram de personagens como Turma da Mônica, Sonic e Senninha. Foi criado pela Vtech, de Hong Kong, e distribuído no Brasil pela Tec Toy.
5 – Game Boy:
O Game Boy era outro sonho de consumo e foi uma revolução! A criação da Nintendo vendeu quase 120 milhões de unidades pelo mundo. Adorava jogar Tetris e Super Mario Bros. E você?
6 – Mini Games
Um grande clássico que podia ser encontrado em qualquer loja e até no camelô. Os mini games foram uma febre nos anos 90. Tinha versões de corrida, futebol, tênis, baseball e até dinossauros, embora nenhum deles fosse muito complexo. Não era difícil ver crianças com um desses nas mãos ou com o Brick Game com o jogo Tetris.
7 – Estrela Mágica Tectoy:
Logo após o sucesso do filme Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica, em 1988, a Tec Toy colocou no mercado a mesma estrela que aparecia nas telonas. Ela acendia, fazia dois tipos de sons diferentes e foi um sucesso absoluto!
8 – Dancin’ Flor:
Em 1989 surgiu uma flor que fez muito sucesso no mercado de brinquedos. A Estrela trouxe para o Brasil a Dancin’ Flor. Com seus óculos escuro, uma guitarra e plantada em um vaso, ela tinha um dispositivo sensível a barulhos. Bastava ter um som ambiente e a flor começava a dançar de uma forma interessante. Era o máximo!
9 – Caneta Questron:
Quem se lembra da caneta inteligente Questron da Tectoy?
Ela vinha com livros e você tinha que “tocar” a resposta correta com ela. Se piscasse a luz verde, você escolheu a opção certa. Adorava!
10 – Robôs Artur, Percival O Genial, Ding-Bô, Trony e Bam-bô:
Os robôs de brinquedo fizeram sucesso nos anos 80 e 90. Os principais eram o Artur, Percival O Genial, Ding-Bô, Trony e Bam-bô. Você teve algum? Lembro que o Artur fez muito sucesso lá em casa!
11 – Merlin:
Com um formato que se assemelhava a um telefone celular, o Merlin continha 6 jogos com 9 níveis cada um. Dentre eles se destacavam o Jogo da Velha e o Código Secreto. Lançado no exterior pela Parker Brothers, foi licenciado no Brasil pela Estrela.
12 – Armatron:
Criado pela TOMY e licenciado no Brasil pela Tec Toy, foi o sonho de muitas crianças no final dos anos 80, embora não tivesse um preço exatamente acessível. O Armatron era um braço robótico e com ele era possível mover objetos graças à sua garra.
13 – Furby:
Lançado no final da década de 1980, o Furby foi sucesso de vendas! O brinquedo eletrônico é um “robô fofo” que interage com as crianças.
14 – Teddy Ruxpin:
Ele era tão genial que até ganhou um desenho próprio. O brinquedo do Teddy Ruxpin era um urso de pelúcia que continha um tocador de fita cassete. As fitas vinham junto com livrinhos de histórias. Você colocava a fitinha e o Teddy lia a história para você. Enquanto isso, o boneco mexia a boca e os olhos. Era mágico, mas o preço não era nada mágico…
15 – Calculadora Professor Corujinha:
Lançada na década de 80 pela Texas Instruments, a calculadora do Professor Corujinha vinha acompanhada de um livro de atividades. Sempre que a criança acertava a resposta, era parabenizada pelo Professor Corujinha. Um jeito diferente e divertido de aprender, né?!
16 – Van-robo:
Outro clássico dos anos 80 e 90, a Van de controle remoto podia mover-se para frente e para trás, além de se tornar um robô.
17 – Zillion:
Após a exibição do anime japonês Zillion no Brasil no final dos anos 80, a pistola utilizada pelos personagens foi lançada pela Tec Toy. Ela vinha com um alvo que era acionado pelo infra-vermelho da pistola e acendia caso o tiro fosse certeiro.
Videogames:
18 – Atari
19 – Apple Vision:
20 – Odyssey:
21 – Master System:
22 – Nintendo:
23 – Super Nintendo:
24 – Mega Drive
25 – Supergame
26 – Playstation: