40 Programas de TV que bombaram nos anos 80 e 90

      2 comentários em 40 Programas de TV que bombaram nos anos 80 e 90

Além de brincar de pique-esconde, pega-pega, adedanha, telefone sem fio, ralar os joelhos e aprender a andar de bicicleta, é inegável a presença da televisão no dia a dia das crianças que cresceram nos anos 80 e 90. Essas décadas também foram marcadas pelos melhores programas de TV, muitos deles lembrados até hoje com muito carinho e saudosismo.

Confira a lista que preparamos com mais de 40 programas de TV infantojuvenis mais famosos dos anos 80 e 90. Quais eram os seus favoritos? Os meus eram Xou da Xuxa, TV Colosso, Ra-Tim-Bum, Mundo da Lua, O Mundo de Beakman e Passa ou Repassa.

1 – Xou da Xuxa (1988)

O Xou da Xuxa marcou toda uma geração dos anos 1980 e 1992. O programa foi uma das atrações infantis de maior sucesso da TV, apresentado por Xuxa Meneghel. Em uma mistura de brincadeiras, atrações musicais, exibição de desenhos animados e quadros especiais, o programa entrou para a eternidade e para a memória de todos os baixinhos e baixinhas que curtiram esse momento. Para comandar a atração, Xuxa contava com o auxílio de personagens que logo se tornariam marcas de seus programas, como as auxiliares Andréa Veiga e Andréa Faria, a “Sorvetão”, que evoluíram para o nome de Paquitas, Dengue (Roberto Berttin) e Praga (Armando Moraes). Eles ajudavam a apresentadora na organização e na animação do auditório. O uniforme das Paquitas era composto por roupas inspiradas em soldadinhos de chumbo, usando botas brancas, enquanto o personagem Dengue, um enorme mosquito cheio de braços, vestia-se de amarelo e vermelho dos pés à cabeça, e o baixinho Praga, usava uma fantasia de tartaruga.

2 – Xuxa Park (1994)

O Xuxa Park foi um programa infantil exibido pela Rede Globo entre 4 de junho 1994 e 6 de janeiro de 2001 nas manhãs de sábado. O programa reunia brincadeiras, atrações musicais e quadros variados. Sua última exibição foi no dia 6 de janeiro de 2001. Sua produção foi cancelada após um incêndio interromper a gravação do especial de carnaval. Xuxa Park era dividido em oito blocos, tinha quatro horas de durção e misturava brincadeiras, números musicais e desenhos animados. Entre alguns dos desenhos de maior sucesso estavam Duck Tales, A Pequena Sereia e As Aventuras dos Ursinhos Gummi. O segundo bloco do programa privilegiava as brincadeiras, normalmente competições entre meninos e meninas. No final dos jogos, os ganhadores mandavam beijos para os seus pais e para a apresentadora.

3 – Angel MIX (1996)

Em 1996, a Globo contratou Angélica, recém saída do SBT e que fazia sucesso como apresentadora infantil. Idealizado e dirigido por Boninho, o programa estreou em 16 de setembro de 1996. Sendo exibido inicialmente das 11h às 11h30, de segunda a sexta, e gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro. Tratava-se de um programa de auditório que promovia brincadeiras entre as crianças da plateia, que eram divididas em equipes, além de exibir quadros diversos e atrações musicais. Contava também com a presença das “Angelicats” (que também passaram a se chamar “Angels”) e dos “Angélicos”, assistentes de palco da apresentadora. Em sua primeira fase, a atração tinha quadros diversos como “Internautas”, “Pé na Estrada”, “Game Mix”, “Pense Nisso”, “Conta Aí”, “Plantão Mix”, “Clube Mix”, entre outros. Após o programa, às 11h30, ia ao ar a novelinha infantil Caça Talentos, que estreou junto com o programa e era protagonizado por Angélica e que ficou no ar até 1998, tendo quatro temporadas.

4 – Show Maravilha (1987)

O Show Maravilha foi um famoso programa infantil vespertino do SBT. Apresentado por Mara Maravilha, foi ao ar entre 6 de abril de 1987 e 16 de fevereiro de 1994. Exibido nas tardes de segunda a sábado, era um programa de auditório que mesclava apresentações musicais, brincadeiras entre as crianças e exibição de desenhos animados. Gravado em um cenário colorido onde o maior destaque era um enorme sol com olhos e boca sorridente que abriam e se mexiam. Mara Maravilha chegava na abertura em um trenzinho, e ela contava com a ajuda de seus assistentes de palco, as “Maravilhas” e os “Marotos”, que auxiliavam a apresentadora nas apresentações musicais, coreografias e brincadeiras.

5 – Mara Maravilha Show (1996)

Mara Maravilha Show foi um programa infantil apresentado por Mara Maravilha na TV Record de 27 abril de 1996 a 28 de fevereiro de 1997. Com três meses no ar, devido a audiência de 4 pontos na Grande São Paulo, considerada excepcional para os padrões da TV Record na época, passou a ser exibido de segunda a sexta-feira, das 15h15 às 16h15, substituindo o programa Tarde Criança com Mariane. O programa marcou o retorno da apresentadora do Show Maravilha à televisão brasileira, afastada desde sua saída do SBT em março de 1994. No programa exibido aos sábados, Mara comandava brincadeiras com o auditório, recebia convidados e atrações musicais e ainda interpretava vários papéis cômicos como uma indiazinha chamada Mara Iara, a robozinha, uma roqueira e outras.

6 – Mundo Maravilha (1996)

Mara estreou na TV Record em 1996 com o Mara Maravilha Show, mas no ano seguinte já estava comandando o seu segundo programa na emissora o programa matinal Mundo Maravilha que era apresentado de segunda à sexta às 10 horas. Com direção de Vildomar Batista, o programa além de educativo conseguia divertir as crianças com a fórmula já conhecida de brincadeiras, desenhos, musicais e esquetes. Mundo Maravilha contava com quadros criativos como: “Passo a Passo” onde a criançada aprendia a confeccionar seus próprios brinquedos com matériais reciclados, enquanto no quadro “Alô Mara”, a apresentadora sorteava uma carta por dia para depois ligar para o telespectador que escreveu, esse quadro logo se popularizou e a produção do Mundo Maravilha recebia mais de 500 cartas por semana. Dois palhaços engraçados participavam do programa, trata-se do KetChup e Mostarda que junto com a Mara apresentavam o “Jornal Maravilha” com notícias de interesse da criançada e o quadro “A Hora da Alegria“, que pelo nome você já deve imaginar que se trata de muita palhaçada.

7 – TV Colosso (1993)

Exibido entre 1993 a 1997, este programa da TV Globo era uma alternativa bem-humorada, criativa e cheia de carisma aos programas infantis de auditório que dominavam a TV até então e já começavam a dar sinais de esgotamento. Criado e dirigido por Luiz Ferré, Beto Dorneles e Boninho, o programa se utilizava de bonecos caracterizados como cães, simulando todas as instâncias de uma emissora de TV; do presidente ao office-boy. O programa foi responsável por apresentou ao mundo um ícone inesquecível da TV, a Sheepdog Priscila, que protagonizava a atração. Como o programa era exibido de manhã e terminava por volta de meio-dia, na hora do almoço, um desses bonecos, vestido como chef, berrava com sotaque francês: ¨Atention, tá na horrra de matarr a fomê, tá na mêss pessoaaaaal¨ e era atropelado pelos outros, em louca disparada, que gritavam em dissonância “Até amanhã! Até amanhã!” terminando o programa.

8 – Balão Mágico (1986)

Balão Mágico foi um programa infantil produzido pela TV Globo e exibido de 7 de março de 1983 até 28 de junho de 1986. Foi apresentado originalmente por Fofão e Simony, com adesão de Mike, Tob e Jairzinho logo depois, que formavam com a apresentadora o grupo musical Turma do Balão Mágico. Entre março e junho de 1986, com a saída do grupo, Ticiane Pinheiro assumiu o programa, que foi posteriormente substituído pelo Xou da Xuxa.

9 – Bozo (1980)

Bozo foi um tradicional programa infantil do SBT, apresentado pelo Palhaço Bozo. Versão brasileira do personagem americano de mesmo nome criado por Alan Livingston em 1946. Exibido entre 1980 e 1991, vários atores interpretaram o personagem no Brasil. O programa do palhaço estreou em 15 de setembro de 1980, inicialmente sendo exibido nas TVs Rio e Record. No Brasil, o personagem ganhou o nome completo de “Bozo Bozoca Nariz de Pipoca”. A atração era exibida diariamente em duas edições ao vivo, de manhã (a partir das 8h) e à tarde (por volta das 16h30), e mesclava números circenses, brincadeiras com crianças da plateia e por telefone (236-0873), encenações entre os personagens e exibição de desenhos animados. Gravado no antigo Teatro Silvio Santos, inicialmente o cenário remetia a um circo e tinha a “roda da fortuna” como uma das atrações. No programa, Bozo contava com a companhia de outros personagens: Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas), Salci Fufu (Pedro de Lara), o gorila King Bozo, entre outros que surgiram posteriormente. Além dos fantoches Maroca (Leda Figueiró), Candinha (Zaira Zordan), Zico (Fábio Vilalonga), Zecão (Lúcio Esper), entre outros.

10 – Sítio do Picapau Amarelo (1952)

Um dos mais conceituados programas da televisão brasileira, Sítio do Picapau Amarelo é uma série adaptada da obra homônima de Monteiro Lobato. No sítio, moram a esperta e sábia Dona Benta; sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho, e a cozinheira Tia Nastácia, uma quituteira de mão-cheia. Faceira e cheia de sonhos, Narizinho tem como parceira fiel na hora da diversão a boneca de pano Emília, feita por Tia Nastácia. Tia Nastácia é o braço direito de Dona Benta. Conhecida por suas irresistíveis guloseimas, adora contar um causo e falar sobre suas experiências pessoais. A doce Narizinho cria um mundo de fantasias onde brinca, aprende e se diverte. Além deles, outros personagens que habitam o sítio e os acompanham em suas peripécias são o irreverente Saci Pererê, a malvada Cuca e o atrapalhado Visconde de Sabugosa, este último feito por Tia Nastácia, que usou uma espiga de milho velha para criar um amigo para Pedrinho.

11 – Os Trapalhões (1974)

Em março de 1977, Renato Aragão (Didi Mocó), Dedé Santana, Mussum e Zacarias foram contratados pela TV Globo para levar para a emissora ‘Os Trapalhões’, programa de grande sucesso da TV Tupi. Nos 18 anos seguintes, o grupo se afirmaria como um ponto de referência no humor nacional e conquistaria lugar de honra no panteão da televisão brasileira. O programa estreou no ano de 1974, aos sábados, na Rede Tupi. Em 13 de março de 1977, estrearam na TV Globo, antes do Fantástico. Exibido aos domingos, o programa apresentava uma sucessão de esquetes entremeados sem aparente conexão, exceto a presença dos próprios. Um dos maiores fenômenos de popularidade e audiência no Brasil em toda a história, o programa entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o programa humorístico de maior duração da televisão, com trinta anos de exibição.

12 – GLUB GLUB (1991)

O programa infantil Glub Glub estreou no dia 9 de setembro de 1991, indo ao ar de segunda a sexta-feira com meia hora de duração, na TV Cultura. Com direção de Arcângelo Mello Junior e roteiro de Lilian Iaki, Glub Glub era apresentado por dois divertidos peixinhos chamados “Glub” e “Glub”, que tinham como amiga a caranguejo Carol. Eles viviam grandes aventuras, aprontando mil e umas no fundo do mar, contando um pouco da vida marítima para as crianças. Além disso os bichinhos do fundo do mar apresentavam e comentavam divertidos desenhos, sempre de uma forma gostosa e bem-humorada. Entre as séries infantis apresentadas no programa estavam: Socorró Vovô, Bertha e a Fábrica, Johnson e Seus Amigos, Pare com Isso, Pumuckel, Nicolau e a Turma do Quintal, Salsicha & Salcichão, Turma do Bom Clima, Pingu Bully, Bojan, Plastinots, Morph, Zig & Zag, Ernest O Vampiro, Ric, O Pato Dínamo e Rua dos Pombos.

13 – Mundo da Lua (1991)

Mundo da Lua foi um seriado brasileiro da TV Cultura, criado por Flávio de Souza e protagonizado por Luciano Amaral, exibido entre 1991 e 1992, totalizando 52 episódios. Este seriado é outro clássico da TV Cultura. Exibido entre 6 de outubro de 1991 e 27 de setembro de 1992, o programa narrava as aventuras de Lucas Silva e Silva, um garoto de 10 anos que ganha um gravador de seu avô paterno Orlando em seu aniversário. Em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem. Ninguém que viu o seriado consegue esquecer até hoje a famosa frase que introduzia as cenas que reproduziam a imaginação de Lucas: “Alô? Alô? Planeta Terra, Planeta Terra, Planeta Terra chamando. Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva & Silva falando diretamente do mundo da lua, onde tudo pode acontecer”.

14 – O Mundo de Beakman (1997)

Um cientista maluco, sua assistente e um rato gigante de laboratório eram a melhor companhia possível para uma criança dos anos 90 no início da noite. O programa educativo norte-americano era exibido no Brasil pela TV Cultura e foi responsável por fazer muita gente se interessar por ciência. Nos episódios, o Professor Beakman se propunha a realizar e ensinar experimentos científicos básicos, contando com a imprescindível companhia de uma assistente e de um rato gigante de laboratório chamado Lester. Um dos principais segmentos do programa era marcado pela interrupção: “Parem! Parem tudo! Estão ouvindo esse som?”. Estava no hora do “Desafio de Beakman” (“Beakman Challenge” no original). O quadro consistia em um desafio que o Beakman fazia para o Lester, onde o rato sempre achava que havia algum truque oculto para resolver o desafio. Porém, para frustração do Lester, a solução sempre era realizada por meio de conceitos científicos básicos.

15 – Rá-Tim-Bum (1990)

Rá-Tim-Bum foi um programa infantil produzido em 192 episódios pela TV Cultura, estreando na emissora em 5 de fevereiro de 1990 e sendo exibido até 1994. Criado por Flávio de Souza, os atores veteranos Marcelo Tas e Carlos Moreno faziam parte do elenco. Rá-Tim-Bum trazia diversos quadros que mesclavam conteúdo educacional com entretenimento infantil, sendo voltado especialmente às crianças em fase de pré-alfabetização de 3 a 7 anos. Cada quadro trazia um elenco diferente com intuito de ensinar de forma lúdica noções de história mundial, ecologia, cidadania, português, matemática e filosofia, além de higiene pessoal e consciência coletiva. O programa era sempre iniciado e finalizado com uma família comum que se reunia na frente da televisão para assistir o Rá-Tim-Bum, mostrando entre os quadros as lições e brincadeiras que eles haviam aprendido. Quem se lembra dos quadros: “Senta que lá vem a história”, com fábulas contadas através de escovas, meias e copos?! E do “Detetive Máscara”? Do professor Tibúrcio? Lembram também do Jornal da Criança e da família Teodoro com seus malabarismos?! Era muito legal e deixou saudades!

16 – Castelo Rá-Tim-Bum

A nossa infância não teria sido a mesma sem o Castelo Rá-Tim-Bum! A série criada por Cao Hamburger e Flávio de Souza é até hoje considerado um dos melhores produtos do audiovisual brasileiro, tendo inclusive ganhado vários prêmios da crítica, como a medalha de prata na categoria Melhor Programa Infantil no Festival de Televisão de Nova York. A história de Nino, Pedro, Biba, Zequinha e companhia bela é conhecida por quase todos nós.

17 – Topo Gigio (1983)

Criado em 1958 por Maria Perego, Topo Gigio estreou na televisão um ano depois, na Itália. O fantoche de ratinho fez bastante sucesso no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro programa em que ele apareceu foi o “Mister Show”, em 1969. O humorista Agildo Ribeiro (1932-2018) apresentava o programa de auditório, que tinha como grande destaque o boneco de pano, um ratinho falante. Na TV brasileira, Topo Gigio voltou na TV Bandeirantes, em 1983, no programa “Boa Noite, Amiguinhos”. Reestreou em 1987, na mesma emissora, contracenando com o ator Ricardo Petraglia.

18 – Show do Mallandro (1991)

Show do Mallandro foi um programa infantil da Globo, apresentado por Sérgio Mallandro. Exibido entre 1991 e 1993. Um tradicional programa de auditório infantil que mesclava exibição de desenhos animados e brincadeiras no palco. Contava com seis assistentes de palco, dentre as Mallandrinhas e os Paquitos (do Xou da Xuxa). Dentre as brincadeiras, havia o “Pincel Mágico” (que utilizava efeitos especiais em chroma key), “A Salada Mais Bonita” e “Caça ao Tesouro”. Em 1991, a Globo contratou Sérgio Mallandro, que na época fazia sucesso no SBT apresentando o Oradukapeta. Enquanto esteve contratado, Mallandro também apresentou eventualmente o Xou da Xuxa, durante as férias de Xuxa Meneghel, em alguns momentos.O programa estreou em 6 de julho de 1991, sendo exibido inicialmente nas tardes de sábado. Foi exibido pela última vez em 17 de abril de 1993, sendo substituído pela TV Colosso.

19 – Cata-Vento (1985)

O Programa infantil Catavento, destinado a crianças em fase pré-escolar, estreou em outubro de 1985. Com 15 minutos de duração, era realizado com apoio de pedagogos e psicólogos e tinha o objetivo de desenvolver conceitos, habilidades e aptidões necessárias para que a criança pudesse superar as falhas no seu desenvolvimento intelectual e psicomotor, preparando-se para iniciar o processo de alfabetização.As brincadeiras, dramatizações, canções, bonecos e animações ajudavam na coordenação motora, pronúncia correta das palavras, conhecimento do corpo, linguagem gestual, raciocínio lógico, percepção táctil, auditiva e visual. O programa tinha três personagens fixas. Verônica Julian era a moça, Roberto Domingues, o rapaz, e Luis Mello era Gororoba, personagem que misturava em sua figura humor, alegria, curiosidade e fantasia.

20 – Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony (1988)

Foi um programa infantil matinal apresentado inicialmente por Simony no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) de 15 de agosto de 1988 a maio 1989. Na época, Simony já era conhecida no universo infantil por ter participado do Balão Mágico de 1983 a 1986 na Rede Globo e por ter apresentado o Nave da Fantasia na Rede Manchete. Agora, no comando do Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, seguia os padrões dos programas infantis da época, com brincadeiras, músicas e desenhos, além de ser um programa educativo. Seu foco principal era a natureza e os bichos e os direitos da criança, ensinando que deveriam ser respeitados.

21 – Show da Simony (1989)

Show da Simony foi um programa infantil apresentado pela cantora e ex-apresentadora Simony de 3 de abril de 1989 a 21 de abril de 1990 no SBT. Foi o último programa infantil comandado por Simony. Depois de comandar no SBT o programa Do Ré Mi Fa Sol Lá Simony, a apresentadora e cantora Simony ganhou mais um programa na casa, o Show da Simony. No ar entre 15 de maio de 1989 a 21 de abril de 1990, a atração trazia um cenário lúdico, com uma floresta encantada feita em luz neon e crianças fantasiadas de duendes e gnomos. Entre os personagens da atração, estavam o Mago Merlin, o Cavo Caverno, Super Feliz e Fada Luciana.

22 – Bom Dia & Cia (1993)

Bom Dia & Companhia foi um programa de televisão infantil brasileiro exibido pelo SBT entre 2 de agosto de 1993 a 1 de abril de 2022. Foi o programa infantil há mais tempo em transmissão na TV brasileira, estando sob o comando de diversos apresentadores (entre eles Eliana e Jackeline Petkovic) e tendo passado por inúmeros formatos. Diversos desenhos de sucesso já foram ao ar no programa, como os clássicos Thundercats, Tom e Jerry, Scooby-Doo, Os Flintstones, Pica-Pau, Popeye, Winx Club; animes como Dragon Ball, Naruto e One Piece, além de desenhos recentes como X-Men Evolution, As Meninas Superpoderosas, Liga da Justiça, Ben 10 e Kung Fu Panda.

23 – Eliana & Alegria (1998)

Eliana & Alegria foi um programa infantil da TV Record, sendo o primeiro de Eliana no canal. Estreou em 12 de outubro de 1998 na faixa das 9h da manhã. Era exibido de segunda à sexta-feira, inicialmente durante as manhãs e posteriormente, durante as tardes, faixa no qual foi reformulado no ano de 2002, penúltimo ano do programa.

24 – Porta dos Desesperados com Sergio Mallandro (1980)

Porta dos Desesperados foi uma versão brasileira para o Problema de Monty Hall. Neste quadro, os participantes escolhiam entre três portas, sendo que atrás de uma delas havia prêmios como brinquedos, bicicletas, etc. Também em outras portas haviam ‘monstros’ fantasiados. É considerado um ícone da cultura trash no Brasil.

25 – Clube da Criança – TV Manchete (1991)

Clube da Criança foi um programa de televisão infantil brasileiro da Rede Manchete, entre 1983 e 1998. Marcou a estreia da então modelo Xuxa na televisão brasileira. Clube da Criança foi o primeiro programa infantil de auditório, com crianças e para crianças, do país. Foi também o celeiro de estrelas como Xuxa e Angélica, e porta de entrada para heróis japoneses como Jaspion e Os Cavaleiros do Zodíaco, sendo imediatamente copiada pelas outras emissoras. A Manchete também foi uma das maiores importadoras dos desenhos da Hannah Barbera.

26 – TV Fofão (1986)

Criado e interpretado por Orival Pessini, Fofão fez sua primeira aparição na TV em 1983, no programa matutino infantil Balão Mágico, da Rede Globo. Inicialmente, ele não falava e apenas emitia sons que eram interpretados por Simony. Com o sucesso da personagem, que ganhava cada vez mais espaço no programa, Orival Pessini criou o boneco Fofinho, réplica em miniatura de Fofão. Fofão fez tanto sucesso que, com o fim do programa global, em 1986, ganhou seu próprio programa diário, a TV Fofão, na Rede Bandeirantes, onde apresentava quadros humorísticos, músicas, sorteios e desenhos animados. Seu programa na Band ficou no ar por quase quatro anos, de 1986 a 1989. Em sua programação havia desenhos animados da Hanna-Barbera, musicais e quadros cômicos. A personagem foi ainda protagonista de um filme, o longa-metragem Fofão e a Nave sem Rumo, de 1989, com direção de Adriano Stuart.

27 – Teletubbies (1999)

Teletubbies é um programa de TV britânico produzido pela BBC, Ragdoll Productions e Discovery Kids. Narrado por Guilherme Briggs no Brasil, o programa rapidamente se tornou um sucesso comercial e de crítica na Grã-Bretanha e no exterior. No Brasil, a série estreou pela Rede Globo no dia 11 de janeiro de 1999, dentro do programa Angel Mix, que era exibido às 8h30 com Angélica. Depois de ter a exibição concluída, foi exibida pela TV Cultura em São Paulo e pelo canal por assinatura Discovery Kids.

28 – Cocoricó (1996)

Cocoricó é um programa de televisão brasileiro produzido e exibido pela TV Cultura, cuja estreia ocorreu no dia 1 de abril de 1996. Os primeiros episódios do programa foram feitos com um formato similar ao programa Glub Glub, com histórias simples que eram divididas entre desenhos animados europeus, como Pingu, Philbert Frog e Sam, o Bombeiro. No entanto, alguns anos depois, o programa passou a ter histórias únicas com os personagens. Originalmente, o programa tinha algumas diferenças com o atual como as galinhas, que tinham nomes diferentes e a presença do papagaio Kiko. O fim das gravações de “Cocoricó” aconteceram no momento em que a emissora começou a produzir a série “Ilha Rá-Tim-Bum”, em 2001.

29 – X-TUDO (1992)

Como o próprio nome já diz, o programa produzido e exibido pela TV Cultura no início dos anos 90 era um suculento X-TUDO de ideias. De maneira clara, divertida e eficiente, se propunha a educar as crianças sobre os mais variados assuntos, desde ciência a ecologia, além de propôr um ótimo entretenimento através de brincadeiras, dicas de filmes para o universo infanto-juvenil, apresentações de mágica, quadro de contação de histórias, como o conduzido pela personagem Sherazade, à cargo da atriz Raquel Barcha, entre muitos outros. Um programa que, sem dúvida, faz muita falta à TV brasileira de hoje.

30 – Sessão Desenho (1990)

Sessão Desenho foi um programa brasileiro de televisão infantil de desenhos animados, produzido e exibido pelo SBT, entre 1981 e 2007.

31 – Contos de Fada (1988)

Contos de Fada foi um programa exibido na TV Cultura em 1988. A série era exibida todos os dias na emissora e fazia o maior sucesso com a garotada! Além de educativo exibia histórias típicas como: João e Maria, Branca de Neve e os Sete Anões, O Rouxinol e por ai vai, contando ao total seria mais de 26 fábulas.

32 – Bobeou, Dançou (1980)

Bobeou Dançou foi um programa da Globo, apresentado por Xuxa aos domingos entre 9 de julho e 31 de dezembro de 1989. Ocorria uma disputa e gincanas entre colégios, Paquitas e Paquitos ajudavam nas provas.

33 – Pirlimpimpim (1982)

Pirlimpimpim foi um especial exibido pela Globo em 1982 para comemorar os 100 anos de Monteiro Lobato e promover o LP “Pirlimpimpim”, lançado pela Som Livre com os temas dos personagens da série Sítio do Pica-Pau Amarelo. Dirigido por Paulo Netto e Augusto Cesar Vanucci. Com a apresentação de Aretha, o infantil foi todo pensado a partir do imaginário sugerido pela palavra Pirlimpimpim, o incrível pó que leva as crianças a inesquecíveis aventuras. Nomes como Jorge Ben Jor, Moraes Moreira, Baby Consuelo, Lucinha Lins, Zé Ramalho, Dona Ivone Lara, Fábio Jr., Ângela Rô Rô, Bebel Gilberto, Ricardo Graça Mello e Jane Duboc deram vida a diversas criações do escritor.

34 – Milk Shake (1989)

Milk Shake foi um programa de auditório musical, apresentado por Angélica, nas tardes de sábado, entre 1988 e 1992. Além das atrações de sucesso do mundo da música contemporânea, a atração tinha jogos e números musicais protagonizados pela apresentadora. O programa surgiu diante do bom desempenho de Angélica à frente do Clube da Criança, mas também pela oportunidade que a Manchete viu de preencher o espaço deixado pela morte repentina de Chacrinha, que comandava um programa na Globo, no mesmo horário. A aposta em Angélica foi acertada, e o programa logo se tornou um sucesso maior que o Clube.

35 – Casa da Angélica (1993)

Casa da Angélica foi um programa infantil exibido no SBT entre 1993 à 1996. Apresentado por Angélica. Em 1993, Silvio Santos decide contratar Angélica, estrela da Manchete. Em 9 de agosto daquele ano, estreou o programa, que ia ao ar nas tardes de segunda à sexta. Mesclava jogos, desenhos, performances musicais e paródias de programas da época como os da MTV Brasil e novelas mexicanas no quadro Tempestade de Lágrimas. Também tinha reportagens do universo infanto-juvenil, feitas por Otaviano Costa. Angélica contava com assistentes de palco, conhecidas como Angelicats. Dentre as Angelicats saíram três atrizes notáveis da geração, Giovana Antonelli, Juliana Silveira e Geovanna Tominaga.

36 – TV Animal (1988)

TV Animal foi um programa de auditório do SBT, exibido entre 1988 e 1992, e entre 1995 e 1996. Apresentado por Gugu Liberato, Angélica e Eliana. Explorava o mundo animal, com foco na preservação da fauna. Apresentava reportagens, curiosidades, competição de bichos e brincadeiras com famosos. Uma das gincanas mais célebres foi o “Mão no Bicho”, onde famosos tentavam adivinhar o animal que tocavam, sem vê-los, ao enfiarem a mão em um buraco.

37 – Passa ou Repassa (1987)

O Passa ou Repassa estreou no SBT em 1987 com a apresentação de Silvio Santos. Em seus primeiros episódios, era intitulado Passe ou Repasse, e era exibido dentro do Programa Silvio Santos. Consistia em duas escolas que eram representadas por duplas de seus alunos. Eles participavam da gincana respondendo perguntas e passando por provas físicas variadas. A equipe vencedora ganhava prêmios como rádios, jogos, bicicletas, e até mesmo panelas de pressão. Em 1988 passou a ser comandado por Gugu Liberato, e em 1991 virou febre entre os jovens com suas tradicionais provas, e quizes, no qual os perdedores tomavam tortas na cara. Essa fase ficou no até 1994, e ainda trouxe disputas entre famílias, artistas e jogadores de futebol. Em 1995 passou a ser um programa independente, indo ao ar de segunda à sexta, sob a apresentação de Angélica. Nesta fase trazia estudantes universitários e do ensino médio disputando a competição. Em 1996, Celso Portiolli passou a apresentar.

38 – Ponto a Ponto (1996)

Ponto a Ponto foi um programa de televisão brasileiro do gênero game show, produzido pela TV Globo e exibido de 31 de março a 4 de agosto de 1996. Foi uma versão do programa italiano Il Grande gioco dell’oca, e era exibido nas tardes de domingo. O programa era presentado por Ana Furtado, Danielle Winits e Márcio Garcia. Participavam quatro casais de estudantes representando diferentes escolas, acompanhados de suas respectivas torcidas, com o objetivo de acumular o maior número de pontos. As brincadeiras consistiam em passar por compartimentos contendo cobras, rãs e ratos, praticar tiro ao alvo, subir em pau-de-sebo, escalar paredes e driblar jatos d’água e bolas de fogo. Aqueles que realizassem primeiro as cinco tarefas, divididas pelos respectivos blocos do programa, levavam o prêmio: o equivalente em dinheiro à pontuação alcançada. A dupla vencedora voltava no domingo seguinte. Atingindo 30 mil pontos, cada participante da dupla ganhava um carro zero quilômetro.

39 – Lupu Limpim Clapa Topo (1986)

Lupu Limpim Clapa Topo foi um programa infantil exibido na emissora Rede Manchete entre 1986 e 1987. Era um teleteatro musical apresentado por Lucinha Lins e Claudio Tovar.

40 – Disney CRUJ (1997)

Disney CRUJ foi um programa de televisão infanto-juvenil produzido pela Disney em parceria com o SBT apresentada de 2001 até 2003. É uma continuação do Disney Club que estreou em 1997 e continuou até mudar seu formato e nome para Disney Cruj em 2001, com versões em vários países, inclusive no Brasil.

41 – Gente Inocente (2000)

Gente Inocente foi um programa de auditório infantil produzido pela TV Globo e exibido de 2 de janeiro de 2000 até 28 de julho de 2002 sob apresentação de Márcio Garcia, aos domingos 12h30. O programa apresentava diversos quadros voltados ao público infantil. Em “Cantando no Chuveiro” cantores mirins cantavam, enquanto suas mães ficavam embaixo de um chuveiro desligado e a plateia julgava, sendo que caso a avaliação fosse negativa as mães levavam um banho gelado. No “Eles são Show” as crianças cantavam artistas julgavam qual passava para a próxima etapa. Em “Arquivo Secreto” fotos de artistas eram mostradas quando crianças e a plateia tinha que adivinhar quem era, valendo dinheiro. O “Fala Galerinha” pedia para crianças nas ruas explicarem com suas próprias palavras alguns assuntos. Já no “Neném Sabe Tudo”, era Márcio que entrevistava três crianças convidadas a cada semana. O principal quadro era o “Tá no Papo”, no qual uma bancada fixa de crianças entrevistava artistas semanalmente.

42 – Tarde Criança (1995)

Mariane, saindo do programa “Tudo Por Brinquedo” na TV Gazeta, foi para a Record apresentar o “Tarde Criança”, um programa que seguia o modelo da época: brincadeiras, músicas e desenhos. Ia ao ar de segunda a sexta-feira. Duas escolas competiam numa gincana semanal. Entre os vários desafios havia uma novidade, os jogos por computadores. O programa exibia live-actions japoneses como “Power Rangers”. Entre as atrações musicais o destaque eram os hits da apresentadora. Ficou no ar de 25 de agosto de 1995 até março de 1996. Foi o último trabalho de Mariane com o público infantil.

43 – Tudo por brinquedo (1933)

Tudo por Brinquedo foi um programa infantil da CNT, exibido entre 1993 e 1995. Apresentado por Sérgio Mallandro e Mariane Dombrova. O programa estreou originalmente em 20 de dezembro de 1993, como um especial de fim de ano apresentado por Sérgio Mallandro, recém-contratado do canal. Cujo formato se assemelhava a uma espécie de versão infantil do Topa Tudo por Dinheiro do SBT. Além das Bambinas, assistentes de palco de Mariane, o programa contava com a presença de personagens, tais como: o robô Albert, o Gazinho, Nhoque, Chucky, Senninha, o fusquinha Penélope Charmosa, e o cofre em formato de fusca Fuscofrinho. Dentre os desenhos exibidos: Superamigos, Gasparzinho O Fantasma Espacial, a Turma do Tom e Jerry e Droopy, Don Dracula, Danger Mouse, Guerra das Galáxias, Pirata do Espaço, Bicudo, o Lobisomem, Goober e os caçadores de fantasmas, Thundarr O Bárbaro e Riquinho.

Aproveite para conferir as 80 melhores séries dos anos 80 e 90: 

80 melhores séries anos 80 e 90

Compartilhe!

2 thoughts on “40 Programas de TV que bombaram nos anos 80 e 90

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.