Os anos 80 e 90 foram cercados de bizarrices na TV, propagandas, música, cultura, moda… As décadas em que tudo era permitido, né?! Prova disso, é essa lista exclusiva que preparamos com as 6 maiores bizarrices dos anos 80 e 90. Descubra a campeã no final do post. Conta ai o que você achou mais surreal.
6 – Staroup Jeans
Vamos começar com uma propaganda da marca brasileira Staroup Jeans que jamais seria aprovada hoje em dia. Nos anos 80, a empresa fez uma campanha publicitária com duas crianças seminuas montadas em uma moto para promover o novo jeans da marca. Bizarro, né?
5 – Disco Gilberto Barros: “Me faz um carinho!”
Sem comentários para a capa do disco do Gilberto Barros, lançado em 1988. A pose do menininho (com a mão por dentro da roupa do Gilberto) somado ao título do álbum “Me faz um carinho” tornaram o conjunto da obra beeem bizarro.
4 – PUC marca Roupa Infantil
Em 1991, a marca de roupa infantil PUC também fez uma propaganda para lá de polêmica. Duas crianças abraçadas, quase se beijando. E o texto piora a situação: “No dia 12 de junho, o programa dos baixinhos vai mudar. Namorar também é um direito da criança”. De deixar o cabelo em pé, né?
3 – Disco Carnaval dos Baixinhos Xuxa
E, mais uma vez, lá vem a Xuxa, Rainha dos Baixinhos e das Polêmicas. Lançado em dezembro de 1988 a capa do álbum Carnaval dos Baixinhos chocou com crianças semi nuas e com fio dental. Foi o primeiro álbum Non-Stop (músicas unidas, sem intervalos) lançado sob o selo Xuxa Discos. O álbum tinha as músicas compostas por músicas de Xuxa, Atchim & Espirro, Os Abelhudos e Chiclete com Banana. O disco vendeu em uma semana mais de 260.000 cópias, 1 mês depois já havia atingido mais 300.000 cópias recebendo disco de platina. Só precisavam rever os conceitos da capa, né?
2 – Canetinha Sylvapen
Cigarro e crianças… aquela dupla que não combina de jeito nenhum, mas os publicitários de antigamente ignoravam este fato e usavam e abusavam do ¨politicamente incorreto¨. Prova disso é a campanha das canetinhas Sylvapen 100mm. Seu formato e tamanho lembravam muito um cigarro e na propaganda uma criança fingia estar “fumando” a caneta. Por conta disso, a canetinha de cor laranja era muito requisitada, pois sua tampa dessa cor lembrava o filtro do cigarro. Lamentável, né?
1 – Cigarrinhos de chocolate Pan
E o Top 1 da bizarrice dos anos 80 e 90. O famoso cigarro de chocolate da marca Pan. Esse produto marcou gerações. Naquele período, as coisas estavam começando a mudar em relação ao uso do cigarro. No entanto, ainda assim, fumar era considerado elegante e não era visto como um vício, mas sim um hábito.
A marca de doces Chocolates Pan, na tentativa de dar às crianças a sensação de imitar os adultos fumando cigarro, criou os clássicos cigarrinhos de chocolate. O doce tinha o formato de cigarro e a embalagem era semelhante a uma carteira ou maço. Ainda bem que o PROCON interviu e notificou a empresa pedindo a alteração do rótulo do produto.
Falando em polêmicas, aproveite para conferir este post com as 10 maiores polêmicas dos anos 80 e 90 no Brasil:
What a brilliant post, Your insights were not only thoughtful but also highly actionable.
The thoroughness and precision of your analysis make it a standout piece.
Keep up the outstanding work!
we have some great resources and articles that align well with your interests.
Get back on the road quickly with our reliable and efficient trailer repair service in Arlington.
trailer repair