20 livros clássicos dos anos 80 e 90 vendidos até hoje

      1 comentário em 20 livros clássicos dos anos 80 e 90 vendidos até hoje

Muitos livros marcaram a nossa infância e adolescência e algumas histórias são lembradas até hoje. Melhor ainda é saber que alguns desses clássicos continuam no mercado para encantar as novas gerações também. Confira a seleção que fizemos com os 20 livros infanto juvenis clássicos dos anos 80 e 90 vendidos até hoje. Qual era o seu favorito?

O Bichinho da Maçã (Ziraldo) 

O traço inconfundível e o texto que sempre valoriza a inteligência dos pequenos leitores são características que transformaram Ziraldo – um mineiro de Caratinga – em um dos escritores mais queridos das crianças brasileiras! Debaixo da macieira, os animais se reuniam para ouvir as mais incríveis histórias contadas com muita graça pelo bichinho que morava dentro da maçã. Infelizmente, o perigo um dia apareceu. O Bichinho da Maçã nos conta como conseguiu se safar, graças à sua inteligência. Parece história inventada, mas quem decide é o leitor.

O Menino Maluquinho (Ziraldo)

Com o olho maior que a barriga, fogo no rabo, vento nos pés e macaquinhos no sótão, o Menino Maluquinho é muito especial. No fundo, é um pouquinho como todos os meninos e meninas do mundo! Este livro criativo, cheio de referências e ilustrações divertidas, marcou época. Uma obra que apresenta um jeito tão sensível de retratar as travessuras e a ingenuidade da infância.

Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado)

Este livro doce e muito delicado se tornou uma das principais obras para refletir sobre a diversidade racial, a autoestima e o orgulho das crianças por serem negras. O livro apresenta uma linda garotinha negra que é alvo da admiração de um coelho bem branquinho. O coelho quer saber o que é preciso para ser pretinho como ela. Em sua descoberta, os personagens e os leitores entendem a importância de valorizar a sua ancestralidade.

Lúcia já vou indo (Maria Heloísa Penteado)

Lúcia é uma lesma supersimpática, mas tem um probleminha: faz tudo devagar, especialmente se deslocar de um lugar para o outro. Quando recebe o convite para uma festa dançante da libélula Chispa-Foguinho, se esforça para se arrumar e chegar antes da hora. Mas quem disse que consegue? Até que uma grande ideia aparece! Os pequenos vão adorar acompanhar as aventuras de Lúcia Já-Vou-Indo e torcer para que ela, enfim, possa se divertir com os outros insetos!

O Joelho Juvenal (Ziraldo) 

Juvenal era o joelho de um menino que pulava, corria, nadava, tropeçava, caía… Juvenal vivia todo machucado, é verdade, mas tinha muitos momentos alegres e felizes.

O Menino Marrom (Ziraldo) 

Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. “Quem inventou que o contrário de preto é branco?”.“Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?”. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas.

A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga)

O que fazer com um desejo que é difícil de entender? Raquel tem três desses desejos: a vontade de crescer, de ser garoto e de ser uma escritora. Como não sabe lidar com tudo isso, entra em conflito consigo e com a sua família, escondendo sua fantasia numa bolsa amarela. Enquanto tenta entender seus anseios e lida com desafios do mundo real, ela se descobre como pessoa.

Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado)

Um livro de extraordinária beleza, contando a história de uma menina que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, aprende a conviver consigo mesma. Três tempos e três vivências que se cruzam e se completam numa só pessoa, a menina Isabel. O diálogo de Isabel – ou melhor, de Bel – com sua avó – Bisa Bia – e, depois, com sua futura bisneta é uma mistura encantadora do real e do imaginário, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade. Esse diálogo fica ainda mais divertido quando surge uma terceira “voz”: a Neta Beta, uma menina do futuro, que fala de muitas mudanças que ainda estão por vir. Este livro, um clássico da literatura para crianças, está agora numa edição atualizada, mais moderna, mas preservando todas as características da edição original. Com vocês, essas três personagens que são uma só: Bisa Bia, Bel e Neta Beta, vivendo três gerações e um único sonho: a liberdade.

A Curiosidade Premiada (Fernanda Lopes de Almeida)

O encantamento diante do mundo e o desejo por descobrir como tudo funciona são traços característicos da infância, mas Glorinha é um caso à parte! A garota enche todos à sua volta com perguntas, deixando seus pais, familiares, vizinhos e até a professora loucos. Mas será que curiosidade demais faz mal? Com delicadeza e sensibilidade, as páginas deste livro nos mostram que é fazendo perguntas que reciclamos a admiração pelo mundo e pela vida.

A Droga da Obediência (Pedro Bandeira)

Best-seller entre os livros de mistério para jovens no Brasil, esta obra tem como protagonista o grupo “Os Karas”. São cinco jovens que investigam e ajudam a desvendar crimes, e no meio-tempo lidam com seus conflitos da adolescência. Nesta primeira aventura do grupo, eles se veem diante do desaparecimento de alunos de vários colégios de São Paulo. Os personagens ainda aparecem nos livros Pântano de sangue, Anjo da morte, A droga do amor e A droga de americana. Seu autor, Pedro Bandeira, vendeu mais de 20 milhões de exemplares de seus livros, que com sutileza discutem problemas sociais e questões como o consumo de drogas na juventude.

O gênio do crime (João Carlos Marinho Silva)

Que criança resiste a uma boa história de mistério e aventura? A prova é este sucesso editorial que tem 40 anos e se tornou uma das referências da literatura nacional. O livro apresenta a primeira aventura da “turma do gordo”: uma investigação de um grupo de crianças, depois que uma fábrica clandestina começa a produzir figurinhas raras, desfalcando o negócio do bondoso Seu Tomé.

Maneco Caneco Chapeu de Funil (Luís Camargo)

Quando uma série de objetos e utensílios domésticos se cansam de ficar sem fazer nada, eles se unem e pouco a pouco criam o boneco Maneco Caneco. Tem escumadeira, concha, vassoura, pá e uma série de itens inusitados, daqueles que divertem os pequenos. Além disso, a história é contada de forma cumulativa, com repetições e em versos. O resultado? Uma leitura divertida que ainda exercita a memória e a musicalidade da criança. Depois desta primeira aventura, Maneco aparece nos livros Panela de arroz, Bule de café e Folia de feijão, também do autor Luís Camargo.

Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias (Ruth Rocha)

Marcelo é um dos personagens mais conhecidos e divertidos da escritora Ruth Rocha. Ele decide reinventar o nome das coisas, e assim: “cadeira” vira “sentador”, “leite” vira “suco de vaca” e um simples “bom dia” se torna “bom solário”. Além dessa história que ficou no coração de uma geração de leitores, o livro traz “Teresinha e Gabriela”, sobre duas amigas bem diferentes, e “O dono da bola”, que fala de um menino mimado que passa a se transformar pouco a pouco.

Fogo no Céu (Mary França e Eliardo França) 

Um fogo estranho ilumina o céu e cai na mata, colocando em perigo todos os bichos que nela vivem.

Tuca, Vovó e Guto (Mary França e Eliardo França) 

Vovó sai de casa e na rua vê várias lojas, entre elas a loja de brinquedos. Ela entra na loja e decide levar dois brinquedos. Quando chega à casa dos netos, eles descobrem quais são os presentes que a vovó trouxe.

O Menino do Dedo Verde (Maurice Druon)

Era uma vez Tistu…Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. O menino do dedo verde encanta gerações de leitores no Brasil e no mundo, há pelo menos cinco décadas, com a mensagem de esperança do menino que transforma tudo o que toca. A mágica história de Tistu, garoto com raro poder de semear o bem por onde passa, é uma aventura fantástica com final singelo e extraordinário.

A Margarida Friorenta (Fernanda Lopes de Almeida) 

A margarida está morrendo de frio. Mas não é falta de casaco. É um frio no coração…

Onde está o Wally? (Martin Handford) 

Wally é um rosto perdido na multidão, e a tarefa do leitor é encontrá-lo em todos os lugares que ele visita. O simpático e desajeitado Wally vai perdendo suas coisas pelo caminho: óculos, mochila, xícara, bengala… Procure Wally na praia, na estação, no camping, no estádio. Em algum lugar, no meio da confusão, ele estará sempre seguindo em frente, em busca de novas aventuras.

Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque)

Chapeuzinho Amarelo conta a história de uma garotinha amarela de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior receio era encontrar o Lobo, que era capaz de comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”. Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança, Chapeuzinho nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo. Já em sua 40º edição, este clássico de nossa literatura infantil vem encantando gerações e gerações de leitores. O livro de Chico Buarque recebeu, em 1979, o selo de “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e, em 1998, Ziraldo conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração.

O Menino no Espelho (Fernando Sabino) 

Um mundo mágico de surpresa e deslumbramento, desvendado por Fernando Sabino com maestria. O meninino no espelho é o primeiro romance infantojuvenil do aclamado autor, que foi adaptado para o cinema em 2013 com direção de Guilherme Fiuza Zenha. Um verdadeiro clássico para ser lido, com igual encantamento, por meninos e adultos.

Confira os 100 melhores livros infanto juvenis dos anos 80 e 90: 

100 melhores livros infanto juvenis anos 80 e 90

Compartilhe!

1 thought on “20 livros clássicos dos anos 80 e 90 vendidos até hoje

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.