Obrigada, Ziraldo!

      1 comentário em Obrigada, Ziraldo!

Criador de personagens que fizeram história na literatura infantil brasileira, o desenhista e escritor Ziraldo (1932 – 2024) marcou a infância de muitos de nós. Deixamos aqui a nossa homenagem ao ¨Pai¨ do Menino Maluquinho (1980), autor dos clássicos Flicts (1969), O Bichinho da Maçã (1982), O Joelho Juvenal (1989), O Menino Marrom (1986), A Turma do Pererê (1959) e de centenas de outras histórias e personagens que povoam o imaginário infantil há gerações.

Ziraldo também foi artista gráfico, humorista, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito e foi um dos fundadores, nos anos 1960, do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.

Em homenagem, selecionamos 10 obras clássicas do grande mestre Ziraldo. Qual é a sua favorita?

O Menino Maluquinho

Lançado em 1980, O Menino Maluquinho faz aniversário no mesmo dia do autor. As histórias em quadrinhos contam a história de um menino alegre, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Uma de suas manias é usar um panelão na cabeça, o que o tornou único.

Flicts

Lançado em 1969, este foi o primeiro livro infantil de Ziraldo. Conta a história de uma nova cor, uma cor diferente que não se encaixa no arco-íris, chamada de Flicts. Escrita durante a Ditadura Militar (1964-1985), o enredo da história traz ensinamentos sobre igualdade, aceitar as diferenças e a trajetória para encontrar seu lugar no mundo.

O Bichinho da Maçã

Esta obra rendeu a Ziraldo o prêmio Jabuti, em 1982, na categoria melhor livro de arte. O bichinho que vive dentro da maçã é um tremendo contador de histórias. Ele reunia seus amigos bichos para ouvir suas anedotas, até que um dia um homem arranca a maçã da árvore.

Uma Professora Muito Maluquinha

O livro conta a história de uma professora que tinha métodos e uma didática muito diferente do normal. Ela era livre e autêntica, e conquista seus alunos com seu modo de ser e com suas atividades cativantes.

O Joelho Juvenal

Juvenal era o joelho de um menino que adorava pular, correr, nadar e muitas vezes tropeçava, caía… Ele vivia todo machucado, mas vivia muitos momentos felizes!

O Menino Marrom

Esta é a história de três meninos. Em primeiro lugar, é a história de um menino marrom. E é também a história do seu amigo, o menino cor-de-rosa. Mas, principalmente, é uma história do menino que mora no coração do Ziraldo, e que é um menino poeta, contador de caso, inventador de moda, sempre sonhando, imaginando, juntando amigos e, com eles, fazendo outras histórias e, com as histórias, outros amigos e, com os outros amigos, novas histórias.

O Planeta Lilás

Um bichinho astuto constrói uma nave espacial para zarpar de seu planeta! A história mostra as consequências de explorar terras distantes, sem olhar e se orgulhar das suas próprias raízes.

Meninas

Aqui, Ziraldo se concentra em explicar quem é a menina, esse ser encantado que dura apenas dos 7 aos 11 anos. São as meninas que inventam amigos imaginários, que transformam suas lágrimas em rios de esperança, que perseguem coelhos brancos, que enfrentam rainhas loucas e que se apaixonam por gatos luminosos.

A Turma do Pererê

Foi uma série de histórias em quadrinhos publicada, primeiramente, em cartuns, em 1959, nas páginas da revista O Cruzeiro. Foi a primeira revista brasileira em quadrinhos que era totalmente colorida.

O Pequeno Planeta Perdido

Um homem foi enviado ao espaço em direção a um pequeno planeta tão distante que o combustível acabou assim que o foguete chegou ao seu destino. O homem, completamente só, gritou por socorro e, por incrível que possa parecer, a Terra toda ouviu o seu pedido.

A Fábula das três cores

Este livro faz com que o leitor descubra a sua terra e a sua maneira de amá-la. Do azul do céu e das águas, do amarelo do Sol e da alegria de um povo resulta o verde da esperança, da terra cultivada. Da união desses três símbolos, inventou-se o Brasil.

Aproveite para conferir 20 livros clássicos dos anos 80 e 90 vendidos até hoje:

20 livros clássicos dos anos 80 e 90 vendidos até hoje

Compartilhe!

1 thought on “Obrigada, Ziraldo!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.